Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500 |
Resumo: | Compreender o processo da prática de cidadania em sala de aula de Matemática por meio de uma metodologia que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, é o objetivo desta investigação. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga do município de Colinas RS. Para tanto, a aula foi organizada de forma que cada aluno elaborasse o seu projeto de aprendizagem partindo de um tema de seu interesse iniciando-se dessa forma um processo de pesquisa. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de análise textual qualitativa das reflexões escritas pelos alunos durante o processo, das observações diárias, dos registros orais e das produções escritas. Discutem-se as compreensões atingidas referentes à prática de cidadania pela participação, pela argumentação e pela construção do conhecimento. Os resultados encontrados mostram que a cidadania pode ser praticada em sala de aula por meio de um trabalho que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, para formar cidadãos autônomos críticos e criativos capazes de aprender ao longo de suas vidas. Esta combinação metodológica proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem, enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem reconstruindo dessa forma a sua realidade. |
id |
P_RS_2ddb8c9f8c17dca915fd24757da950b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3500 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:75956080078http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744956P6Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild2015-04-14T14:13:11Z2007-05-222006-01-13NICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild. Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341110.pdf: 663603 bytes, checksum: 8b54825033ccf43cf9c45a7d43433ede (MD5) Previous issue date: 2006-01-13Compreender o processo da prática de cidadania em sala de aula de Matemática por meio de uma metodologia que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, é o objetivo desta investigação. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga do município de Colinas RS. Para tanto, a aula foi organizada de forma que cada aluno elaborasse o seu projeto de aprendizagem partindo de um tema de seu interesse iniciando-se dessa forma um processo de pesquisa. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de análise textual qualitativa das reflexões escritas pelos alunos durante o processo, das observações diárias, dos registros orais e das produções escritas. Discutem-se as compreensões atingidas referentes à prática de cidadania pela participação, pela argumentação e pela construção do conhecimento. Os resultados encontrados mostram que a cidadania pode ser praticada em sala de aula por meio de um trabalho que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, para formar cidadãos autônomos críticos e criativos capazes de aprender ao longo de suas vidas. Esta combinação metodológica proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem, enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem reconstruindo dessa forma a sua realidade.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12745/341110.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - ENSINOFUNDAMENTALAPRENDIZAGEMPESQUISA EDUCACIONALCIDADANIAPROJETOS EDUCACIONAISMATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProjetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL341110.pdf.jpg341110.pdf.jpgimage/jpeg3244http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/3/341110.pdf.jpga07819355f4417ee37abc695887f19a8MD53TEXT341110.pdf.txt341110.pdf.txttext/plain235239http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/2/341110.pdf.txt3d93684836230ffd99340a059512eed6MD52ORIGINAL341110.pdfapplication/pdf663603http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/1/341110.pdf8b54825033ccf43cf9c45a7d43433edeMD51tede/35002015-04-30 08:15:38.51oai:tede2.pucrs.br:tede/3500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania |
title |
Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania |
spellingShingle |
Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL APRENDIZAGEM PESQUISA EDUCACIONAL CIDADANIA PROJETOS EDUCACIONAIS MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania |
title_full |
Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania |
title_fullStr |
Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania |
title_full_unstemmed |
Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania |
title_sort |
Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania |
author |
Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild |
author_facet |
Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00705080030 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:75956080078 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744956P6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild |
contributor_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL APRENDIZAGEM PESQUISA EDUCACIONAL CIDADANIA PROJETOS EDUCACIONAIS MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO |
topic |
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL APRENDIZAGEM PESQUISA EDUCACIONAL CIDADANIA PROJETOS EDUCACIONAIS MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Compreender o processo da prática de cidadania em sala de aula de Matemática por meio de uma metodologia que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, é o objetivo desta investigação. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga do município de Colinas RS. Para tanto, a aula foi organizada de forma que cada aluno elaborasse o seu projeto de aprendizagem partindo de um tema de seu interesse iniciando-se dessa forma um processo de pesquisa. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de análise textual qualitativa das reflexões escritas pelos alunos durante o processo, das observações diárias, dos registros orais e das produções escritas. Discutem-se as compreensões atingidas referentes à prática de cidadania pela participação, pela argumentação e pela construção do conhecimento. Os resultados encontrados mostram que a cidadania pode ser praticada em sala de aula por meio de um trabalho que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, para formar cidadãos autônomos críticos e criativos capazes de aprender ao longo de suas vidas. Esta combinação metodológica proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem, enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem reconstruindo dessa forma a sua realidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-01-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild. Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500 |
identifier_str_mv |
NICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild. Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/3/341110.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/2/341110.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/1/341110.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a07819355f4417ee37abc695887f19a8 3d93684836230ffd99340a059512eed6 8b54825033ccf43cf9c45a7d43433ede |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293745045504 |