Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500
Resumo: Compreender o processo da prática de cidadania em sala de aula de Matemática por meio de uma metodologia que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, é o objetivo desta investigação. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga do município de Colinas RS. Para tanto, a aula foi organizada de forma que cada aluno elaborasse o seu projeto de aprendizagem partindo de um tema de seu interesse iniciando-se dessa forma um processo de pesquisa. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de análise textual qualitativa das reflexões escritas pelos alunos durante o processo, das observações diárias, dos registros orais e das produções escritas. Discutem-se as compreensões atingidas referentes à prática de cidadania pela participação, pela argumentação e pela construção do conhecimento. Os resultados encontrados mostram que a cidadania pode ser praticada em sala de aula por meio de um trabalho que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, para formar cidadãos autônomos críticos e criativos capazes de aprender ao longo de suas vidas. Esta combinação metodológica proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem, enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem reconstruindo dessa forma a sua realidade.
id P_RS_2ddb8c9f8c17dca915fd24757da950b1
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3500
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:75956080078http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744956P6Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild2015-04-14T14:13:11Z2007-05-222006-01-13NICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild. Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341110.pdf: 663603 bytes, checksum: 8b54825033ccf43cf9c45a7d43433ede (MD5) Previous issue date: 2006-01-13Compreender o processo da prática de cidadania em sala de aula de Matemática por meio de uma metodologia que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, é o objetivo desta investigação. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga do município de Colinas RS. Para tanto, a aula foi organizada de forma que cada aluno elaborasse o seu projeto de aprendizagem partindo de um tema de seu interesse iniciando-se dessa forma um processo de pesquisa. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de análise textual qualitativa das reflexões escritas pelos alunos durante o processo, das observações diárias, dos registros orais e das produções escritas. Discutem-se as compreensões atingidas referentes à prática de cidadania pela participação, pela argumentação e pela construção do conhecimento. Os resultados encontrados mostram que a cidadania pode ser praticada em sala de aula por meio de um trabalho que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, para formar cidadãos autônomos críticos e criativos capazes de aprender ao longo de suas vidas. Esta combinação metodológica proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem, enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem reconstruindo dessa forma a sua realidade.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12745/341110.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - ENSINOFUNDAMENTALAPRENDIZAGEMPESQUISA EDUCACIONALCIDADANIAPROJETOS EDUCACIONAISMATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProjetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL341110.pdf.jpg341110.pdf.jpgimage/jpeg3244http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/3/341110.pdf.jpga07819355f4417ee37abc695887f19a8MD53TEXT341110.pdf.txt341110.pdf.txttext/plain235239http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/2/341110.pdf.txt3d93684836230ffd99340a059512eed6MD52ORIGINAL341110.pdfapplication/pdf663603http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/1/341110.pdf8b54825033ccf43cf9c45a7d43433edeMD51tede/35002015-04-30 08:15:38.51oai:tede2.pucrs.br:tede/3500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
title Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
spellingShingle Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild
MATEMÁTICA - ENSINO
FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
PESQUISA EDUCACIONAL
CIDADANIA
PROJETOS EDUCACIONAIS
MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
title_full Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
title_fullStr Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
title_full_unstemmed Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
title_sort Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania
author Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild
author_facet Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Roque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00705080030
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:75956080078
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744956P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolini, Cristiane Antonia Hauschild
contributor_str_mv Moraes, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA - ENSINO
FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
PESQUISA EDUCACIONAL
CIDADANIA
PROJETOS EDUCACIONAIS
MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO
topic MATEMÁTICA - ENSINO
FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
PESQUISA EDUCACIONAL
CIDADANIA
PROJETOS EDUCACIONAIS
MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Compreender o processo da prática de cidadania em sala de aula de Matemática por meio de uma metodologia que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, é o objetivo desta investigação. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga do município de Colinas RS. Para tanto, a aula foi organizada de forma que cada aluno elaborasse o seu projeto de aprendizagem partindo de um tema de seu interesse iniciando-se dessa forma um processo de pesquisa. Os resultados apresentados foram obtidos por meio de análise textual qualitativa das reflexões escritas pelos alunos durante o processo, das observações diárias, dos registros orais e das produções escritas. Discutem-se as compreensões atingidas referentes à prática de cidadania pela participação, pela argumentação e pela construção do conhecimento. Os resultados encontrados mostram que a cidadania pode ser praticada em sala de aula por meio de um trabalho que combina projetos de aprendizagem e educação pela pesquisa, para formar cidadãos autônomos críticos e criativos capazes de aprender ao longo de suas vidas. Esta combinação metodológica proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem, enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem reconstruindo dessa forma a sua realidade.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-01-13
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild. Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500
identifier_str_mv NICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild. Projetos de aprendizagem e educar pela pesquisa como prática de cidadania. 2006. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/3/341110.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/2/341110.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3500/1/341110.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a07819355f4417ee37abc695887f19a8
3d93684836230ffd99340a059512eed6
8b54825033ccf43cf9c45a7d43433ede
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293745045504