Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jara, Eduardo Janicsek
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15962
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta peculiaridades que devem ser levadas em consideração quando elaboramos uma proposta de ensino e aprendizagem para este grupo específico de estudantes. Neste contexto, este trabalho apresenta uma forma de desenvolvermos conceitos da disciplina de Matemática no nível de Ensino Fundamental para a formação de Jovens e Adultos. As observações foram realizadas em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, com turmas de Jovens e Adultos onde se desenvolveu uma proposta de trabalho que tinha a pesquisa como princípio educativo. Neste trabalho apresentam-se caminhos percorridos durante a construção e aprimoramento de conceitos matemáticos pertinentes à formação dos educandos, conceitos estes inseridos no contexto de cada um dos temas pesquisados. Os estudantes escolheram diferentes problemáticas para investigação e a partir destes temas foram estabelecidas relações com as demais ciências presentes no currículo escolar e, mais especificamente, com a disciplina de Matemática. Este modelo de ensino e aprendizagem tem como referência a proposta pedagógica vigente no Município de Florianópolis e está de acordo com a proposta curricular do Ministério da Educação (MEC) para o ensino de Matemática na EJA. A partir das observações realizadas ficou evidenciado a não linearidade da construção dos saberes matemáticos e verificou-se a possibilidade de elaboração de um currículo em rede onde os conceitos trabalhados na referida disciplina relacionam-se tendo como elo de ligação o tema de pesquisa proposto pelo próprio educando. São apresentadas neste trabalho atividades elaboradas pelo autor e também tarefas realizadas pelos estudantes, podendo ser visualizadas na internet no endereço <http://www2.mat.ufrgs.br/~ppgensimat/matematizando/index.htm>.
id URGS_03b94809f5709865da8c0a0166b6d1f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15962
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Jara, Eduardo JanicsekBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2009-06-02T04:12:47Z2008http://hdl.handle.net/10183/15962000671208A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta peculiaridades que devem ser levadas em consideração quando elaboramos uma proposta de ensino e aprendizagem para este grupo específico de estudantes. Neste contexto, este trabalho apresenta uma forma de desenvolvermos conceitos da disciplina de Matemática no nível de Ensino Fundamental para a formação de Jovens e Adultos. As observações foram realizadas em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, com turmas de Jovens e Adultos onde se desenvolveu uma proposta de trabalho que tinha a pesquisa como princípio educativo. Neste trabalho apresentam-se caminhos percorridos durante a construção e aprimoramento de conceitos matemáticos pertinentes à formação dos educandos, conceitos estes inseridos no contexto de cada um dos temas pesquisados. Os estudantes escolheram diferentes problemáticas para investigação e a partir destes temas foram estabelecidas relações com as demais ciências presentes no currículo escolar e, mais especificamente, com a disciplina de Matemática. Este modelo de ensino e aprendizagem tem como referência a proposta pedagógica vigente no Município de Florianópolis e está de acordo com a proposta curricular do Ministério da Educação (MEC) para o ensino de Matemática na EJA. A partir das observações realizadas ficou evidenciado a não linearidade da construção dos saberes matemáticos e verificou-se a possibilidade de elaboração de um currículo em rede onde os conceitos trabalhados na referida disciplina relacionam-se tendo como elo de ligação o tema de pesquisa proposto pelo próprio educando. São apresentadas neste trabalho atividades elaboradas pelo autor e também tarefas realizadas pelos estudantes, podendo ser visualizadas na internet no endereço <http://www2.mat.ufrgs.br/~ppgensimat/matematizando/index.htm>.The Education of Young and Adults presents peculiarities that should be taken in consideration when we elaborate an educational and learning proposal for this specific group of students. In this context, this work presents a way to develop concepts of Mathematics in the Basic Education level for the formation of pupils. They were carried out in a school that is part of the city Florianopolis public education, where we have developed our work using research as an educational principle. Students have chosen different problems to investigate and from that on we have related with the other sciences that they have in their curriculum, more specifically the discipline of mathematics. This whole context of instruction, learning and the operations involved is based on what is proposed by the City of Florianópolis as an pedagogical pattern to follow and also according to the Eja Mathematics Educational Department. After observing that all the knowledge achieved by the students are non linear it was possible for us to create a summary of contents organized in net where we could relate the different subjects the pupils have developed on their researches. Activities that have been elaboreted by the author and also tasks carried through by the students can be visualized on the following link <http://www2.mat.ufrgs.br/~ppgensimat/matematizando/index.htm>.La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) presenta peculiaridad que deben ser llevadas en consideración cuando elaboramos una propuesta de enseñanza y aprendizaje para este grupo específico de estudiantes. En este contexto, este trabajo presenta una forma de desarrollaremos conceptos de la disciplina de Matemática en el nivel del Enseñanza Fundamental para la formación de Jóvenes y adultos. Las observaciones fueran realizadas en una escuela de la rede municipal de enseñanza de Florianópolis/SC, con turmas de Jóvenes y Adultos donde desarróllese una propuesta de trabajo que tenia la pesquisa como principio educativo. En este trabajo presentase caminos recorridos durante la construcción y mejoramiento de conceptos matemáticos pertinentes a la formación de los educandos, conceptos estos inseridos en el contexto de cada un de los temas pesquisados. Los estudiantes elegirán diferentes problemáticas para investigación y a partir de estos temas fueran establecidas relaciones con las demás ciencias presentes en el currículo escolar, más específicamente, con la disciplina de la Matemática. Este modelo de enseñanza y aprendizaje tiene como referencia la propuesta curricular del Ministerio de la Educación (MEC) para la enseñanza de la Matemática en la EJA. A partir de las observaciones realizadas quedo evidenciado a no linealidad de la construcción del saber matemáticos y verificase la posibilidad de elaboración de un currículo en rede donde los conceptos trabajados en la referida disciplina relacionase tiendo como eslabón de ligación el tema de pesquisa propuesta pelo propio educando. Son apresentadas en este trabajo actividades hechas por el autor y tambien tareas realizadas por los estudiantes, podendo ser visualizadas en la Internet en el sitio <http://www2.mat.ufrgs.br/~ppgensimat/matematizando/index.htm>.application/pdfporPesquisa educacionalProposta curricular em redeEducação de jovens e adultosAprendizagem : MatematicaMatemática : Ensino : AprendizagemMatematica : PesquisaYoung and adult educationMathematics educationResearchEducación de jóvenes y adultosEducación matemáticaEnseñanzaMatemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000671208.pdf000671208.pdfTexto completoapplication/pdf1232739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15962/1/000671208.pdfeffa030f3fa985f8cc32c003091cf8f8MD51TEXT000671208.pdf.txt000671208.pdf.txtExtracted Texttext/plain251012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15962/2/000671208.pdf.txt92aeac93ffe34137ae8f984772ad11a4MD52THUMBNAIL000671208.pdf.jpg000671208.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15962/3/000671208.pdf.jpg98d4fd9a204924ddb9b7cb6575cd2a62MD5310183/159622018-10-11 08:40:17.809oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15962Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:40:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultos
title Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultos
spellingShingle Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultos
Jara, Eduardo Janicsek
Pesquisa educacional
Proposta curricular em rede
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem : Matematica
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Matematica : Pesquisa
Young and adult education
Mathematics education
Research
Educación de jóvenes y adultos
Educación matemática
Enseñanza
title_short Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultos
title_full Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultos
title_fullStr Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultos
title_sort Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultos
author Jara, Eduardo Janicsek
author_facet Jara, Eduardo Janicsek
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jara, Eduardo Janicsek
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Proposta curricular em rede
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem : Matematica
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Matematica : Pesquisa
topic Pesquisa educacional
Proposta curricular em rede
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem : Matematica
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Matematica : Pesquisa
Young and adult education
Mathematics education
Research
Educación de jóvenes y adultos
Educación matemática
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Young and adult education
Mathematics education
Research
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación de jóvenes y adultos
Educación matemática
Enseñanza
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta peculiaridades que devem ser levadas em consideração quando elaboramos uma proposta de ensino e aprendizagem para este grupo específico de estudantes. Neste contexto, este trabalho apresenta uma forma de desenvolvermos conceitos da disciplina de Matemática no nível de Ensino Fundamental para a formação de Jovens e Adultos. As observações foram realizadas em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, com turmas de Jovens e Adultos onde se desenvolveu uma proposta de trabalho que tinha a pesquisa como princípio educativo. Neste trabalho apresentam-se caminhos percorridos durante a construção e aprimoramento de conceitos matemáticos pertinentes à formação dos educandos, conceitos estes inseridos no contexto de cada um dos temas pesquisados. Os estudantes escolheram diferentes problemáticas para investigação e a partir destes temas foram estabelecidas relações com as demais ciências presentes no currículo escolar e, mais especificamente, com a disciplina de Matemática. Este modelo de ensino e aprendizagem tem como referência a proposta pedagógica vigente no Município de Florianópolis e está de acordo com a proposta curricular do Ministério da Educação (MEC) para o ensino de Matemática na EJA. A partir das observações realizadas ficou evidenciado a não linearidade da construção dos saberes matemáticos e verificou-se a possibilidade de elaboração de um currículo em rede onde os conceitos trabalhados na referida disciplina relacionam-se tendo como elo de ligação o tema de pesquisa proposto pelo próprio educando. São apresentadas neste trabalho atividades elaboradas pelo autor e também tarefas realizadas pelos estudantes, podendo ser visualizadas na internet no endereço <http://www2.mat.ufrgs.br/~ppgensimat/matematizando/index.htm>.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-02T04:12:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15962
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000671208
url http://hdl.handle.net/10183/15962
identifier_str_mv 000671208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15962/1/000671208.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15962/2/000671208.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15962/3/000671208.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv effa030f3fa985f8cc32c003091cf8f8
92aeac93ffe34137ae8f984772ad11a4
98d4fd9a204924ddb9b7cb6575cd2a62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085146360020992