Produção e consumo de vídeos on-line : análise de práticas e técnicas para o desenvolvimento de influenciadores digitais profissionais a partir do YouTube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8635 |
Resumo: | After the creation of YouTube, any person can publish videos on the Internet without the validation from a broadcast network and achieve the status of social media influencer. The objective of this study is to investigate professional youtubers in the current online video consuming context. After a historical rescue of the online entertainment platform, the behavior and the interest of the people who watch the videos, the study analyzed the motivation of the content creators on YouTube and the observations of hypermodernity and hyper-consumerism concepts from Lipovetsky. Through a multiple case study, four channels with more than a million subscribers were observed, defined by symbolic and consumerism markets in the contemporary society context and widely approached on YouTube: Me Poupe! (Nathalia Arcuri), personal finance; Boca Rosa (Bianca Andrade), makeup and beauty; Flavia Calina, childhood education and maternity; and Danielle Noce, gastronomy. The main conclusions drawn from the analyses reveal that the content creators observe style and grace in their regular and constant productions. Therefore, in the long run, they achieve public recognition, audience, subscribers, involvement, influence and, eventually, they become professionals in this platform. |
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Pase, André Fagundeshttp://lattes.cnpq.br/9459123297426461http://lattes.cnpq.br/5686131922131493Backes, Suelen2019-06-04T13:18:32Z2019-03-18http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8635After the creation of YouTube, any person can publish videos on the Internet without the validation from a broadcast network and achieve the status of social media influencer. The objective of this study is to investigate professional youtubers in the current online video consuming context. After a historical rescue of the online entertainment platform, the behavior and the interest of the people who watch the videos, the study analyzed the motivation of the content creators on YouTube and the observations of hypermodernity and hyper-consumerism concepts from Lipovetsky. Through a multiple case study, four channels with more than a million subscribers were observed, defined by symbolic and consumerism markets in the contemporary society context and widely approached on YouTube: Me Poupe! (Nathalia Arcuri), personal finance; Boca Rosa (Bianca Andrade), makeup and beauty; Flavia Calina, childhood education and maternity; and Danielle Noce, gastronomy. The main conclusions drawn from the analyses reveal that the content creators observe style and grace in their regular and constant productions. Therefore, in the long run, they achieve public recognition, audience, subscribers, involvement, influence and, eventually, they become professionals in this platform.A partir do YouTube, qualquer pessoa pode publicar vídeos na Internet sem a necessidade da validação por parte de um veículo de comunicação de massa, podendo alcançar o status de influenciador digital. O presente estudo tem por objetivo investigar os youtubers profissionais, diante do contexto atual de consumo e vídeos on-line. Após um resgate histórico da plataforma de entretenimento on-line, do comportamento e do interesse de quem consome os vídeos, foi analisada a motivação dos criadores de conteúdo no YouTube e as reflexões a partir dos conceitos da hipermodernidade e do hiperconsumo, de Lipovetsky. Através de um estudo de casos múltiplos, quatro canais com mais de um milhão de inscritos foram observados, definidos a partir de mercados simbólicos e de consumo no contexto da sociedade contemporânea e amplamente abordados no YouTube: Me Poupe! (Nathalia Arcuri), finanças pessoais; Boca Rosa (Bianca Andrade), maquiagem e beleza; Flavia Calina, educação infantil e maternidade; e Danielle Noce, gastronomia. Como principais conclusões, as análises revelam que os criadores de conteúdo observam questões de estilo e encantamento na sua produção regular e constante. Assim, ao longo do tempo, conseguem a identificação do público, a audiência, os inscritos, o engajamento, a influência e, portanto, tornam-se profissionais nesta plataforma.Submitted by PPG Comunicação Social (famecos-pg@pucrs.br) on 2019-05-07T12:24:04Z No. of bitstreams: 1 SUELEN_BACKES_DIS.pdf: 5624470 bytes, checksum: 4b3842e5603eb558a4dfc8554aba99d5 (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2019-06-04T13:05:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SUELEN_BACKES_DIS.pdf: 5624470 bytes, checksum: 4b3842e5603eb558a4dfc8554aba99d5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-04T13:18:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SUELEN_BACKES_DIS.pdf: 5624470 bytes, checksum: 4b3842e5603eb558a4dfc8554aba99d5 (MD5) Previous issue date: 2019-03-18Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175299/SUELEN_BACKES_DIS.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBrasilEscola de Comunicação, Arte e DesignComunicaçãoYouTubeInfluenciadores DigitaisYoutubersHipermodernidadeCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOProdução e consumo de vídeos on-line : análise de práticas e técnicas para o desenvolvimento de influenciadores digitais profissionais a partir do YouTubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação-8181374082451029683500500600-40560210555028745731802873727776104890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILSUELEN_BACKES_DIS.pdf.jpgSUELEN_BACKES_DIS.pdf.jpgimage/jpeg5937http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8635/4/SUELEN_BACKES_DIS.pdf.jpg93efb53d35d479a0f2af91a2a2bdb932MD54TEXTSUELEN_BACKES_DIS.pdf.txtSUELEN_BACKES_DIS.pdf.txttext/plain528623http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8635/3/SUELEN_BACKES_DIS.pdf.txt61142b834fe8495e2f082dd94d20f237MD53ORIGINALSUELEN_BACKES_DIS.pdfSUELEN_BACKES_DIS.pdfapplication/pdf5624470http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8635/2/SUELEN_BACKES_DIS.pdf4b3842e5603eb558a4dfc8554aba99d5MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8635/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/86352019-06-04 12:00:43.936oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2019-06-04T15:00:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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