Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reino, Luciana da Silva Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016
Resumo: This research aimed to investigate new ways of both think and reconfigure the slogan in contemporary times. Based on the premise that today's slogans present new textual configurations, we chose Grounded Theory (GT) as the methodology that guided the construction of an empirical corpus and data codification. The corpus is composed of 1250 slogans taken from advertisements published in Veja magazine between 2001 and 2015, in addition to the construction and consequent analysis of categories that demonstrated the existence of regular textual structures, frequently used words and most common patterns in the composition of the slogans. To carry out the analysis and for the subsequent literature comparison proposed by the GT, we selected the studies in textual and stylistic syntax (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), language and discourse (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).
id P_RS_577db128a15430acb3b01b5c2d994ea0
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/9016
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Tonin, Julianahttp://lattes.cnpq.br/3602258418079948http://lattes.cnpq.br/5168453378623810Reino, Luciana da Silva Souza2019-11-11T14:36:05Z2019-07-31http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016This research aimed to investigate new ways of both think and reconfigure the slogan in contemporary times. Based on the premise that today's slogans present new textual configurations, we chose Grounded Theory (GT) as the methodology that guided the construction of an empirical corpus and data codification. The corpus is composed of 1250 slogans taken from advertisements published in Veja magazine between 2001 and 2015, in addition to the construction and consequent analysis of categories that demonstrated the existence of regular textual structures, frequently used words and most common patterns in the composition of the slogans. To carry out the analysis and for the subsequent literature comparison proposed by the GT, we selected the studies in textual and stylistic syntax (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), language and discourse (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).O objetivo desta pesquisa foi investigar novas formas de pensar e reconfigurar o slogan na contemporaneidade. A partir da premissa de que os slogans da atualidade apresentam novas configurações textuais, elegemos a Grounded Theory (GT) como metodologia que orientou a construção de um corpus empírico e a codificação de dados. O corpus foi composto por 1250 slogans, retirados de anúncios veiculados na Revista Veja entre os anos 2001 e 2015. Além da construção e consequente análise de categorias que demonstraram a existência de estruturas textuais regulares, palavras de uso frequente e padrões mais comuns na composição dos slogans. Para proceder as análises e para a posterior comparação de literatura proposta pela GT, elegemos os estudos em sintaxe textual e estilística (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), linguagem e discurso (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).Submitted by PPG Comunicação Social (famecos-pg@pucrs.br) on 2019-11-08T16:46:47Z No. of bitstreams: 1 LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf: 1987957 bytes, checksum: 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2019-11-11T14:31:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf: 1987957 bytes, checksum: 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-11T14:36:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf: 1987957 bytes, checksum: 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 (MD5) Previous issue date: 2019-07-31Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177185/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBrasilEscola de Comunicação, Arte e DesignComunicaçãoSloganPropagandaLinguagemCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAONovas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação-8181374082451029683500500600-40560210555028745733590462550136975366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpgLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpgimage/jpeg5547http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/4/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpg48ac2de9e21aab85dc53da76078e3671MD54TEXTLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.txtLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.txttext/plain213421http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/3/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.txtd94c292ad483be51646ca1cd38f6f896MD53ORIGINALLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdfLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdfapplication/pdf1987957http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/2/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/90162019-11-11 20:00:48.62oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2019-11-11T22:00:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
title Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
spellingShingle Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
Reino, Luciana da Silva Souza
Comunicação
Slogan
Propaganda
Linguagem
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
title_full Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
title_fullStr Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
title_full_unstemmed Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
title_sort Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
author Reino, Luciana da Silva Souza
author_facet Reino, Luciana da Silva Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonin, Juliana
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3602258418079948
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5168453378623810
dc.contributor.author.fl_str_mv Reino, Luciana da Silva Souza
contributor_str_mv Tonin, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Slogan
Propaganda
Linguagem
topic Comunicação
Slogan
Propaganda
Linguagem
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research aimed to investigate new ways of both think and reconfigure the slogan in contemporary times. Based on the premise that today's slogans present new textual configurations, we chose Grounded Theory (GT) as the methodology that guided the construction of an empirical corpus and data codification. The corpus is composed of 1250 slogans taken from advertisements published in Veja magazine between 2001 and 2015, in addition to the construction and consequent analysis of categories that demonstrated the existence of regular textual structures, frequently used words and most common patterns in the composition of the slogans. To carry out the analysis and for the subsequent literature comparison proposed by the GT, we selected the studies in textual and stylistic syntax (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), language and discourse (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-11T14:36:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8181374082451029683
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 3590462550136975366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação, Arte e Design
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/4/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/3/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/2/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ac2de9e21aab85dc53da76078e3671
d94c292ad483be51646ca1cd38f6f896
6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641
220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765343441256448