Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016 |
Resumo: | This research aimed to investigate new ways of both think and reconfigure the slogan in contemporary times. Based on the premise that today's slogans present new textual configurations, we chose Grounded Theory (GT) as the methodology that guided the construction of an empirical corpus and data codification. The corpus is composed of 1250 slogans taken from advertisements published in Veja magazine between 2001 and 2015, in addition to the construction and consequent analysis of categories that demonstrated the existence of regular textual structures, frequently used words and most common patterns in the composition of the slogans. To carry out the analysis and for the subsequent literature comparison proposed by the GT, we selected the studies in textual and stylistic syntax (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), language and discourse (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016). |
id |
P_RS_577db128a15430acb3b01b5c2d994ea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/9016 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tonin, Julianahttp://lattes.cnpq.br/3602258418079948http://lattes.cnpq.br/5168453378623810Reino, Luciana da Silva Souza2019-11-11T14:36:05Z2019-07-31http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016This research aimed to investigate new ways of both think and reconfigure the slogan in contemporary times. Based on the premise that today's slogans present new textual configurations, we chose Grounded Theory (GT) as the methodology that guided the construction of an empirical corpus and data codification. The corpus is composed of 1250 slogans taken from advertisements published in Veja magazine between 2001 and 2015, in addition to the construction and consequent analysis of categories that demonstrated the existence of regular textual structures, frequently used words and most common patterns in the composition of the slogans. To carry out the analysis and for the subsequent literature comparison proposed by the GT, we selected the studies in textual and stylistic syntax (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), language and discourse (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).O objetivo desta pesquisa foi investigar novas formas de pensar e reconfigurar o slogan na contemporaneidade. A partir da premissa de que os slogans da atualidade apresentam novas configurações textuais, elegemos a Grounded Theory (GT) como metodologia que orientou a construção de um corpus empírico e a codificação de dados. O corpus foi composto por 1250 slogans, retirados de anúncios veiculados na Revista Veja entre os anos 2001 e 2015. Além da construção e consequente análise de categorias que demonstraram a existência de estruturas textuais regulares, palavras de uso frequente e padrões mais comuns na composição dos slogans. Para proceder as análises e para a posterior comparação de literatura proposta pela GT, elegemos os estudos em sintaxe textual e estilística (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), linguagem e discurso (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).Submitted by PPG Comunicação Social (famecos-pg@pucrs.br) on 2019-11-08T16:46:47Z No. of bitstreams: 1 LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf: 1987957 bytes, checksum: 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2019-11-11T14:31:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf: 1987957 bytes, checksum: 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-11T14:36:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf: 1987957 bytes, checksum: 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 (MD5) Previous issue date: 2019-07-31Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177185/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBrasilEscola de Comunicação, Arte e DesignComunicaçãoSloganPropagandaLinguagemCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAONovas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação-8181374082451029683500500600-40560210555028745733590462550136975366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpgLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpgimage/jpeg5547http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/4/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpg48ac2de9e21aab85dc53da76078e3671MD54TEXTLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.txtLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.txttext/plain213421http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/3/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.txtd94c292ad483be51646ca1cd38f6f896MD53ORIGINALLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdfLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdfapplication/pdf1987957http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/2/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/90162019-11-11 20:00:48.62oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2019-11-11T22:00:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade |
title |
Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade |
spellingShingle |
Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade Reino, Luciana da Silva Souza Comunicação Slogan Propaganda Linguagem CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade |
title_full |
Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade |
title_fullStr |
Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade |
title_sort |
Novas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidade |
author |
Reino, Luciana da Silva Souza |
author_facet |
Reino, Luciana da Silva Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tonin, Juliana |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3602258418079948 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5168453378623810 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reino, Luciana da Silva Souza |
contributor_str_mv |
Tonin, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Slogan Propaganda Linguagem |
topic |
Comunicação Slogan Propaganda Linguagem CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This research aimed to investigate new ways of both think and reconfigure the slogan in contemporary times. Based on the premise that today's slogans present new textual configurations, we chose Grounded Theory (GT) as the methodology that guided the construction of an empirical corpus and data codification. The corpus is composed of 1250 slogans taken from advertisements published in Veja magazine between 2001 and 2015, in addition to the construction and consequent analysis of categories that demonstrated the existence of regular textual structures, frequently used words and most common patterns in the composition of the slogans. To carry out the analysis and for the subsequent literature comparison proposed by the GT, we selected the studies in textual and stylistic syntax (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), language and discourse (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016). |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-11T14:36:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016 |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8181374082451029683 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4056021055502874573 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
3590462550136975366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação, Arte e Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/4/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/3/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/2/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9016/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ac2de9e21aab85dc53da76078e3671 d94c292ad483be51646ca1cd38f6f896 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765343441256448 |