As várias vozes do slogan “Funciona para você”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160 |
Resumo: | Através da análise do slogan de um alimento funcional, este estudo busca compreender as estratégias discursivas que a indústria alimentícia vem utilizando para criar efeitos de sentido. Vê-se, num primeiro olhar, que o discurso sobre esses produtos está atrelado à questão da mudança de hábitos alimentares, em junção com a aliança formada entre saúde e nutrição. Percebe-se também que este discurso geralmente promete ajustar o organismo humano de forma saudável e prática – como é o caso do slogan do Activia da Danone “funciona para você”, em que fica subentendido que, se alguém consome este produto, vai ter seu organismo funcionando corretamente. Para se estudar o corpus pretendido, procurou-se aporte teórico na Análise de Discurso, principalmente sobre slogans, que geralmente são enunciações curtas destinadas à repetição. |
id |
UTFPR-11_ec42005ced8aa5e2a8524c1696ae49ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2160 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
As várias vozes do slogan “Funciona para você”ComunicaçãoPublicidade e propaganda; slogan; alimentos funcionais; efeitos de sentidoAtravés da análise do slogan de um alimento funcional, este estudo busca compreender as estratégias discursivas que a indústria alimentícia vem utilizando para criar efeitos de sentido. Vê-se, num primeiro olhar, que o discurso sobre esses produtos está atrelado à questão da mudança de hábitos alimentares, em junção com a aliança formada entre saúde e nutrição. Percebe-se também que este discurso geralmente promete ajustar o organismo humano de forma saudável e prática – como é o caso do slogan do Activia da Danone “funciona para você”, em que fica subentendido que, se alguém consome este produto, vai ter seu organismo funcionando corretamente. Para se estudar o corpus pretendido, procurou-se aporte teórico na Análise de Discurso, principalmente sobre slogans, que geralmente são enunciações curtas destinadas à repetição.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2014-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/216010.3895/rde.v0n1.2160Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; n. 1 (2009)1984-237610.3895/rde.v0n1reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160/2036http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Alex Sandro2015-05-19T19:00:46Zoai:periodicos.utfpr:article/2160Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2015-05-19T19:00:46Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As várias vozes do slogan “Funciona para você” |
title |
As várias vozes do slogan “Funciona para você” |
spellingShingle |
As várias vozes do slogan “Funciona para você” de Araújo, Alex Sandro Comunicação Publicidade e propaganda; slogan; alimentos funcionais; efeitos de sentido |
title_short |
As várias vozes do slogan “Funciona para você” |
title_full |
As várias vozes do slogan “Funciona para você” |
title_fullStr |
As várias vozes do slogan “Funciona para você” |
title_full_unstemmed |
As várias vozes do slogan “Funciona para você” |
title_sort |
As várias vozes do slogan “Funciona para você” |
author |
de Araújo, Alex Sandro |
author_facet |
de Araújo, Alex Sandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo, Alex Sandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Publicidade e propaganda; slogan; alimentos funcionais; efeitos de sentido |
topic |
Comunicação Publicidade e propaganda; slogan; alimentos funcionais; efeitos de sentido |
description |
Através da análise do slogan de um alimento funcional, este estudo busca compreender as estratégias discursivas que a indústria alimentícia vem utilizando para criar efeitos de sentido. Vê-se, num primeiro olhar, que o discurso sobre esses produtos está atrelado à questão da mudança de hábitos alimentares, em junção com a aliança formada entre saúde e nutrição. Percebe-se também que este discurso geralmente promete ajustar o organismo humano de forma saudável e prática – como é o caso do slogan do Activia da Danone “funciona para você”, em que fica subentendido que, se alguém consome este produto, vai ter seu organismo funcionando corretamente. Para se estudar o corpus pretendido, procurou-se aporte teórico na Análise de Discurso, principalmente sobre slogans, que geralmente são enunciações curtas destinadas à repetição. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160 10.3895/rde.v0n1.2160 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v0n1.2160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160/2036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; n. 1 (2009) 1984-2376 10.3895/rde.v0n1 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858895514337280 |