As várias vozes do slogan “Funciona para você”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Alex Sandro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160
Resumo: Através da análise do slogan de um alimento funcional, este estudo busca compreender as estratégias discursivas que a indústria alimentícia vem utilizando para criar efeitos de sentido. Vê-se, num primeiro olhar, que o discurso sobre esses produtos está atrelado à questão da mudança de hábitos alimentares, em junção com a aliança formada entre saúde e nutrição. Percebe-se também que este discurso geralmente promete ajustar o organismo humano de forma saudável e prática – como é o caso do slogan do Activia da Danone “funciona para você”, em que fica subentendido que, se alguém consome este produto, vai ter seu organismo funcionando corretamente. Para se estudar o corpus pretendido, procurou-se aporte teórico na Análise de Discurso, principalmente sobre slogans, que geralmente são enunciações curtas destinadas à repetição.
id UTFPR-11_ec42005ced8aa5e2a8524c1696ae49ce
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2160
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling As várias vozes do slogan “Funciona para você”ComunicaçãoPublicidade e propaganda; slogan; alimentos funcionais; efeitos de sentidoAtravés da análise do slogan de um alimento funcional, este estudo busca compreender as estratégias discursivas que a indústria alimentícia vem utilizando para criar efeitos de sentido. Vê-se, num primeiro olhar, que o discurso sobre esses produtos está atrelado à questão da mudança de hábitos alimentares, em junção com a aliança formada entre saúde e nutrição. Percebe-se também que este discurso geralmente promete ajustar o organismo humano de forma saudável e prática – como é o caso do slogan do Activia da Danone “funciona para você”, em que fica subentendido que, se alguém consome este produto, vai ter seu organismo funcionando corretamente. Para se estudar o corpus pretendido, procurou-se aporte teórico na Análise de Discurso, principalmente sobre slogans, que geralmente são enunciações curtas destinadas à repetição.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2014-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/216010.3895/rde.v0n1.2160Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; n. 1 (2009)1984-237610.3895/rde.v0n1reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160/2036http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Alex Sandro2015-05-19T19:00:46Zoai:periodicos.utfpr:article/2160Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2015-05-19T19:00:46Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As várias vozes do slogan “Funciona para você”
title As várias vozes do slogan “Funciona para você”
spellingShingle As várias vozes do slogan “Funciona para você”
de Araújo, Alex Sandro
Comunicação
Publicidade e propaganda; slogan; alimentos funcionais; efeitos de sentido
title_short As várias vozes do slogan “Funciona para você”
title_full As várias vozes do slogan “Funciona para você”
title_fullStr As várias vozes do slogan “Funciona para você”
title_full_unstemmed As várias vozes do slogan “Funciona para você”
title_sort As várias vozes do slogan “Funciona para você”
author de Araújo, Alex Sandro
author_facet de Araújo, Alex Sandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Alex Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Publicidade e propaganda; slogan; alimentos funcionais; efeitos de sentido
topic Comunicação
Publicidade e propaganda; slogan; alimentos funcionais; efeitos de sentido
description Através da análise do slogan de um alimento funcional, este estudo busca compreender as estratégias discursivas que a indústria alimentícia vem utilizando para criar efeitos de sentido. Vê-se, num primeiro olhar, que o discurso sobre esses produtos está atrelado à questão da mudança de hábitos alimentares, em junção com a aliança formada entre saúde e nutrição. Percebe-se também que este discurso geralmente promete ajustar o organismo humano de forma saudável e prática – como é o caso do slogan do Activia da Danone “funciona para você”, em que fica subentendido que, se alguém consome este produto, vai ter seu organismo funcionando corretamente. Para se estudar o corpus pretendido, procurou-se aporte teórico na Análise de Discurso, principalmente sobre slogans, que geralmente são enunciações curtas destinadas à repetição.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160
10.3895/rde.v0n1.2160
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160
identifier_str_mv 10.3895/rde.v0n1.2160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2160/2036
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; n. 1 (2009)
1984-2376
10.3895/rde.v0n1
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858895514337280