Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agne, Luciano Sant ana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3445
Resumo: This study has analysed the connections between the conceptions about the nature of mathematical knowledge, teaching plans and the conceptions about teaching found in Masters in Mathematical Education researches. Studies which featured classroom research based on the theory of Education Through Research were selected. Thirteen Master s dissertations from the PUCRS Master Degree Program in Science and Mathematics Education have been analyzed through a qualitative and interpretive approach. The Discoursive Textual Analysis was used to data analysis. Three aspects were considered: teaching plans used in classroom activities, conceptions of the nature of mathematical knowledge, and the underlying conceptions of teaching. As a theoretical framework, conceptions about the nature of mathematical knowledge were analyzed according to the categories philosophical realism and antirealism as Hacking (1983), Manno (1973) and Del Vecchio Jr. (2010). The conceptions of teaching were analyzed according to the assumptions of Teach For Search. The results show that the teaching of Math based on Education Through Research helped the learning of mathematical concepts, allowing for the construction of that knowledge. It was also noticed that, despite the use of teaching plans based on research in the classroom, the studies analyzed show an absolutistic conception of mathematical knowledge.
id P_RS_57dcfd92e29e652cb7fd347dee1384c7
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3445
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Harres, João Batista SiqueiraCPF:29439833068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0CPF:51677440082Agne, Luciano Sant ana2015-04-14T14:12:55Z2013-04-172013-01-24AGNE, Luciano Sant ana. Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3445This study has analysed the connections between the conceptions about the nature of mathematical knowledge, teaching plans and the conceptions about teaching found in Masters in Mathematical Education researches. Studies which featured classroom research based on the theory of Education Through Research were selected. Thirteen Master s dissertations from the PUCRS Master Degree Program in Science and Mathematics Education have been analyzed through a qualitative and interpretive approach. The Discoursive Textual Analysis was used to data analysis. Three aspects were considered: teaching plans used in classroom activities, conceptions of the nature of mathematical knowledge, and the underlying conceptions of teaching. As a theoretical framework, conceptions about the nature of mathematical knowledge were analyzed according to the categories philosophical realism and antirealism as Hacking (1983), Manno (1973) and Del Vecchio Jr. (2010). The conceptions of teaching were analyzed according to the assumptions of Teach For Search. The results show that the teaching of Math based on Education Through Research helped the learning of mathematical concepts, allowing for the construction of that knowledge. It was also noticed that, despite the use of teaching plans based on research in the classroom, the studies analyzed show an absolutistic conception of mathematical knowledge.O presente trabalho investigou as relações entre as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, as propostas didáticas e as concepções de ensino em pesquisas de mestrado em Educação Matemática. Foram escolhidas dissertações nas quais os alunos realizaram pesquisa em sala de aula apoiadas no princípio teórico Educar Pela Pesquisa. Treze dissertações de mestrado do programa de Pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS foram analisadas. A investigação teve abordagem qualitativa interpretativa. Para análise das informações foi utilizado o método da Análise Textual Discursiva. Três dimensões foram consideradas nesta análise: as propostas didáticas empregadas nas atividades em sala de aula, as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático e as concepções sobre ensino implícitas. Como referencial teórico, as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático foram analisadas segundo as categorias filosóficas realismo e antirrealismo, conforme Hacking (1983), Manno (1973) e Del Vecchio Jr. (2010). As concepções de ensino foram analisadas segundo os pressupostos do Educar Pela Pesquisa. Os resultados revelaram que o ensino de Matemática fundamentado no Educar Pela Pesquisa em sala de aula ajudou a promover a aprendizagem de conceitos matemáticos, permitindo a construção destes conhecimentos. Também foi constatado que, mesmo defendendo propostas pedagógicas fundamentadas em pesquisa em sala de aula, as pesquisas investigadas apresentam uma concepção absolutista acerca da natureza do conhecimento matemático.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 447215.pdf: 574834 bytes, checksum: bc4606f332fe4382a0127e7e5fbca869 (MD5) Previous issue date: 2013-01-24application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12516/447215.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOENSINO - PESQUISASPEDAGOGIAMATEMÁTICA - ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORelações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL447215.pdf.jpg447215.pdf.jpgimage/jpeg3387http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3445/3/447215.pdf.jpg563fe577d0e77d3b0c01c30b9d2c09f2MD53TEXT447215.pdf.txt447215.pdf.txttext/plain126895http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3445/2/447215.pdf.txt880267a9c145b2f190156e9118d7f582MD52ORIGINAL447215.pdfapplication/pdf574834http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3445/1/447215.pdfbc4606f332fe4382a0127e7e5fbca869MD51tede/34452015-04-30 08:15:38.338oai:tede2.pucrs.br:tede/3445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS
title Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS
spellingShingle Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS
Agne, Luciano Sant ana
EDUCAÇÃO
ENSINO - PESQUISAS
PEDAGOGIA
MATEMÁTICA - ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS
title_full Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS
title_fullStr Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS
title_full_unstemmed Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS
title_sort Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS
author Agne, Luciano Sant ana
author_facet Agne, Luciano Sant ana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Harres, João Batista Siqueira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29439833068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:51677440082
dc.contributor.author.fl_str_mv Agne, Luciano Sant ana
contributor_str_mv Harres, João Batista Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO - PESQUISAS
PEDAGOGIA
MATEMÁTICA - ENSINO
topic EDUCAÇÃO
ENSINO - PESQUISAS
PEDAGOGIA
MATEMÁTICA - ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study has analysed the connections between the conceptions about the nature of mathematical knowledge, teaching plans and the conceptions about teaching found in Masters in Mathematical Education researches. Studies which featured classroom research based on the theory of Education Through Research were selected. Thirteen Master s dissertations from the PUCRS Master Degree Program in Science and Mathematics Education have been analyzed through a qualitative and interpretive approach. The Discoursive Textual Analysis was used to data analysis. Three aspects were considered: teaching plans used in classroom activities, conceptions of the nature of mathematical knowledge, and the underlying conceptions of teaching. As a theoretical framework, conceptions about the nature of mathematical knowledge were analyzed according to the categories philosophical realism and antirealism as Hacking (1983), Manno (1973) and Del Vecchio Jr. (2010). The conceptions of teaching were analyzed according to the assumptions of Teach For Search. The results show that the teaching of Math based on Education Through Research helped the learning of mathematical concepts, allowing for the construction of that knowledge. It was also noticed that, despite the use of teaching plans based on research in the classroom, the studies analyzed show an absolutistic conception of mathematical knowledge.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGNE, Luciano Sant ana. Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3445
identifier_str_mv AGNE, Luciano Sant ana. Relações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRS. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3445/3/447215.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3445/2/447215.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3445/1/447215.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 563fe577d0e77d3b0c01c30b9d2c09f2
880267a9c145b2f190156e9118d7f582
bc4606f332fe4382a0127e7e5fbca869
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293565739008