Unidade de aprendizagem sobre insetos : avaliando uma proposta metodol?gica para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demolier, Miriani Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3335
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo a (re)constru??o de conceitos e conhecimentos sobre insetos atrav?s da constru??o e desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem, procurando envolver os alunos e despertando-lhes o interesse pelo assunto. Para esta pesquisa, obteve-se depoimentos dos alunos de 6a s?rie, de uma Escola Municipal de Gua?ba, atrav?s de dois question?rios. O primeiro instrumento trouxe as informa??es para que se pudesse construir a Unidade de Aprendizagem de acordo com as pr?-concep??es dos alunos. J? o segundo, aplicado apenas aos alunos l?deres dos grupos, mostrou aspectos referentes ? avalia??o das atividades desenvolvidas durante o processo. A metodologia de an?lise utilizada para examinar os depoimentos foi uma An?lise de Conte?do. Partindo desta an?lise foi poss?vel construir alguns cap?tulos da disserta??o. Foi pertinente, tamb?m, fazer uma abordagem cr?tica da atual din?mica educacional para poder melhor contextualizar esta pesquisa, ressaltando a import?ncia da educa??o continuada para professores e propondo uma proposta metodol?gica diferente da tradicional, valorizando os conhecimentos pr?viosdos alunos e despertando-lhe o interesse para o aprender por prazer. A pesquisa teve repercuss?es n?o apenas entre os alunos sujeitos da pesquisa, mas tamb?m em n?vel de escola e da Secret?ria Municipal de Educa??o.
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