Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Juliane de Souza Nunes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1990
Resumo: Esse estudo tem por objetivo discutir a relevância da leitura da literatura na formação humana, bem como a importância de se abordar textos literários no ambiente escolar através de um trabalho diferenciado e significativo. Assim, busca uma proposta que, partindo dos interesses de leitura dos alunos, possa levá-los a se desenvolverem intelectualmente e virem a ler textos mais complexos. Nesse sentido, analisa o caso da série Harry Potter, considerando características, aspectos e motivos principais dessa obra, passíveis de provocar identificação do público pré-adolescente e adolescente. Além disso, discute o benefício da leitura de textos canônicos e a possibilidade de utilizar a série como meio de introduzi-los. Na sequência, apresenta uma proposta de trabalho com sugestões de atividades e discussões para cada um dos sete volumes da série que possibilitem aos alunos lidarem com uma variada gama de temas e estratégias comunicativas, culminando com o desenvolvimento detalhado de duas das propostas.
id P_RS_5ebee670d1cd2c38fc1cfa10b96e1d5b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1990
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Rocha, Noelci Fagundes daCPF:13767275015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778592Z0CPF:00352836024http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138087E9Moura, Juliane de Souza Nunes de2015-04-14T13:38:22Z2013-10-072011-01-10MOURA, Juliane de Souza Nunes de. Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1990Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 429729.pdf: 821152 bytes, checksum: c52a3d49f79f31c9eb048fe2b15635c0 (MD5) Previous issue date: 2011-01-10Esse estudo tem por objetivo discutir a relevância da leitura da literatura na formação humana, bem como a importância de se abordar textos literários no ambiente escolar através de um trabalho diferenciado e significativo. Assim, busca uma proposta que, partindo dos interesses de leitura dos alunos, possa levá-los a se desenvolverem intelectualmente e virem a ler textos mais complexos. Nesse sentido, analisa o caso da série Harry Potter, considerando características, aspectos e motivos principais dessa obra, passíveis de provocar identificação do público pré-adolescente e adolescente. Além disso, discute o benefício da leitura de textos canônicos e a possibilidade de utilizar a série como meio de introduzi-los. Na sequência, apresenta uma proposta de trabalho com sugestões de atividades e discussões para cada um dos sete volumes da série que possibilitem aos alunos lidarem com uma variada gama de temas e estratégias comunicativas, culminando com o desenvolvimento detalhado de duas das propostas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10602/429729.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLITERATURA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICAHARRY POTTER - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOLEITURAENSINOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASIndo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL429729.pdf.jpg429729.pdf.jpgimage/jpeg3142http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1990/2/429729.pdf.jpgc4cadd7686b191a7e66deb4ebf5b95cfMD52ORIGINAL429729.pdfapplication/pdf821152http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1990/1/429729.pdfc52a3d49f79f31c9eb048fe2b15635c0MD51tede/19902015-04-17 16:57:04.108oai:tede2.pucrs.br:tede/1990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter
title Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter
spellingShingle Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter
Moura, Juliane de Souza Nunes de
LITERATURA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
HARRY POTTER - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LEITURA
ENSINO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter
title_full Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter
title_fullStr Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter
title_full_unstemmed Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter
title_sort Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter
author Moura, Juliane de Souza Nunes de
author_facet Moura, Juliane de Souza Nunes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Noelci Fagundes da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:13767275015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778592Z0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00352836024
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138087E9
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Juliane de Souza Nunes de
contributor_str_mv Rocha, Noelci Fagundes da
dc.subject.por.fl_str_mv LITERATURA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
HARRY POTTER - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LEITURA
ENSINO
topic LITERATURA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
HARRY POTTER - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LEITURA
ENSINO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Esse estudo tem por objetivo discutir a relevância da leitura da literatura na formação humana, bem como a importância de se abordar textos literários no ambiente escolar através de um trabalho diferenciado e significativo. Assim, busca uma proposta que, partindo dos interesses de leitura dos alunos, possa levá-los a se desenvolverem intelectualmente e virem a ler textos mais complexos. Nesse sentido, analisa o caso da série Harry Potter, considerando características, aspectos e motivos principais dessa obra, passíveis de provocar identificação do público pré-adolescente e adolescente. Além disso, discute o benefício da leitura de textos canônicos e a possibilidade de utilizar a série como meio de introduzi-los. Na sequência, apresenta uma proposta de trabalho com sugestões de atividades e discussões para cada um dos sete volumes da série que possibilitem aos alunos lidarem com uma variada gama de temas e estratégias comunicativas, culminando com o desenvolvimento detalhado de duas das propostas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-10
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Juliane de Souza Nunes de. Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1990
identifier_str_mv MOURA, Juliane de Souza Nunes de. Indo ao encontro da literatura : uma proposta de trabalho com a série Harry Potter. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1990/2/429729.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1990/1/429729.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4cadd7686b191a7e66deb4ebf5b95cf
c52a3d49f79f31c9eb048fe2b15635c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765283362045952