Leitores e leituras de Harry Potter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Beatriz Masson
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19112019-171247/
Resumo: Harry Potter, a série escrita pela britânica J.K. Rowling, é mundialmente famosa por ter quebrado vários recordes de venda: até o ano de 2017, os sete livros já haviam vendido mais de meio bilhão de exemplares mundo afora, criando uma extensa rede de leitores apaixonados pelas aventuras de Harry, Rony e Hermione. Em um primeiro momento, este trabalho tenta entender quais elementos da narrativa de Harry Potter contribuiriam para a geração de tamanha comoção. Ao dividir a obra em três blocos narrativos, analiso como foram construídos o espaço da narrativa (Hogwarts), a relação de amizade entre o trio principal de personagens, bem como o crescimento e amadurecimento do próprio Harry, tendo em vista os paradigmas da novela romanesca estudados por Frye e do romance de formação, segundo os estudos de Bakhtin, Lukács e Moretti. Realizo, ainda, uma pesquisa de campo com leitores empíricos da série com o objetivo de constatar se a minha leitura analítica justificaria o fato de Harry Potter ser uma obra literária de extrema relevância na vida de tantos leitores. Os resultados coletados mostram a reflexão que estes leitores fazem sobre o espaço da narrativa, sobre o trio de personagens principais e sobre a importância que a série teve em suas formações pessoais e em suas formações enquanto leitores. Por fim, debato a respeito dos elementos que fariam Harry Potter se perpetuar no tempo, além de apontar como a experiência e a memória afetiva que os leitores da série criam com ela são bastante relevantes para a construção do olhar crítico sobre o texto de Harry Potter.
id USP_53aa62a766115d9ac7a63431e58c228c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19112019-171247
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Leitores e leituras de Harry PotterHarry Potter\'s readers and readingsBildungsromanHarry PotterHarry PotterLeitorReadersRomance de formaçãoHarry Potter, a série escrita pela britânica J.K. Rowling, é mundialmente famosa por ter quebrado vários recordes de venda: até o ano de 2017, os sete livros já haviam vendido mais de meio bilhão de exemplares mundo afora, criando uma extensa rede de leitores apaixonados pelas aventuras de Harry, Rony e Hermione. Em um primeiro momento, este trabalho tenta entender quais elementos da narrativa de Harry Potter contribuiriam para a geração de tamanha comoção. Ao dividir a obra em três blocos narrativos, analiso como foram construídos o espaço da narrativa (Hogwarts), a relação de amizade entre o trio principal de personagens, bem como o crescimento e amadurecimento do próprio Harry, tendo em vista os paradigmas da novela romanesca estudados por Frye e do romance de formação, segundo os estudos de Bakhtin, Lukács e Moretti. Realizo, ainda, uma pesquisa de campo com leitores empíricos da série com o objetivo de constatar se a minha leitura analítica justificaria o fato de Harry Potter ser uma obra literária de extrema relevância na vida de tantos leitores. Os resultados coletados mostram a reflexão que estes leitores fazem sobre o espaço da narrativa, sobre o trio de personagens principais e sobre a importância que a série teve em suas formações pessoais e em suas formações enquanto leitores. Por fim, debato a respeito dos elementos que fariam Harry Potter se perpetuar no tempo, além de apontar como a experiência e a memória afetiva que os leitores da série criam com ela são bastante relevantes para a construção do olhar crítico sobre o texto de Harry Potter.Harry Potter, the series of books written by J.K. Rowling, is worldwide famous for breaking several sales records: until 2017, the seven books have already sold five hundred million copies in the entire planet, creating a network of readers that love the adventures of Harry, Rony and Hermione. Firstly, this dissertation intends to understand which Harry Potter\'s narrative elements contributed to generate all this commotion. By splitting Rowling\'s work in three different narrative blocks, I analyze how the space of narrative (Hogwarts) was constructed, the friendship between the three main characters and Harry\'s growing and evolution, according to the romance paradigms studied by Frye and Bildungsroman, according to Bakhtin, Lukács and Moretti\'s studies. In addition, we did a field research with Harry Potter\'s empirical readers, aiming to note if my analytical reading would justify the fact that Harry Potter is an extremely important book in the lives of so many readers. The results that were collected show the observations that these readers do about the space of narrative, the three main characters and the importance that the series had on their personal formation and on their formation as readers. Finally, I debate about the elements that make Harry Potter endure on time, as well as to indicate how experience and affective memory are very important to build a critical approach on Harry Potter\'s text.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHossne, Andrea SaadFrancisco, Beatriz Masson2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19112019-171247/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T23:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-19112019-171247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T23:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitores e leituras de Harry Potter
Harry Potter\'s readers and readings
title Leitores e leituras de Harry Potter
spellingShingle Leitores e leituras de Harry Potter
Francisco, Beatriz Masson
Bildungsroman
Harry Potter
Harry Potter
Leitor
Readers
Romance de formação
title_short Leitores e leituras de Harry Potter
title_full Leitores e leituras de Harry Potter
title_fullStr Leitores e leituras de Harry Potter
title_full_unstemmed Leitores e leituras de Harry Potter
title_sort Leitores e leituras de Harry Potter
author Francisco, Beatriz Masson
author_facet Francisco, Beatriz Masson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hossne, Andrea Saad
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Beatriz Masson
dc.subject.por.fl_str_mv Bildungsroman
Harry Potter
Harry Potter
Leitor
Readers
Romance de formação
topic Bildungsroman
Harry Potter
Harry Potter
Leitor
Readers
Romance de formação
description Harry Potter, a série escrita pela britânica J.K. Rowling, é mundialmente famosa por ter quebrado vários recordes de venda: até o ano de 2017, os sete livros já haviam vendido mais de meio bilhão de exemplares mundo afora, criando uma extensa rede de leitores apaixonados pelas aventuras de Harry, Rony e Hermione. Em um primeiro momento, este trabalho tenta entender quais elementos da narrativa de Harry Potter contribuiriam para a geração de tamanha comoção. Ao dividir a obra em três blocos narrativos, analiso como foram construídos o espaço da narrativa (Hogwarts), a relação de amizade entre o trio principal de personagens, bem como o crescimento e amadurecimento do próprio Harry, tendo em vista os paradigmas da novela romanesca estudados por Frye e do romance de formação, segundo os estudos de Bakhtin, Lukács e Moretti. Realizo, ainda, uma pesquisa de campo com leitores empíricos da série com o objetivo de constatar se a minha leitura analítica justificaria o fato de Harry Potter ser uma obra literária de extrema relevância na vida de tantos leitores. Os resultados coletados mostram a reflexão que estes leitores fazem sobre o espaço da narrativa, sobre o trio de personagens principais e sobre a importância que a série teve em suas formações pessoais e em suas formações enquanto leitores. Por fim, debato a respeito dos elementos que fariam Harry Potter se perpetuar no tempo, além de apontar como a experiência e a memória afetiva que os leitores da série criam com ela são bastante relevantes para a construção do olhar crítico sobre o texto de Harry Potter.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19112019-171247/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19112019-171247/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090875471429632