O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431 |
Resumo: | A dissertação tem por objetivo investigar o potencial do blog corporativo como interface no desenvolvimento do Gerenciamento da Impressão (Goffman, 2007 [1959]; Mohamed, Gardner e Paolillo, 1999). Aqui entendido como uma forma de interação e comunicação social, o Gerenciamento da Impressão abrange o conjunto de atividades que uma organização espetacular (Wood Junior, 2001) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros a veem, ou seja, a impressão ou imagem que os públicos de interesse possuem a seu respeito. Com a inclusão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e Web 2.0 (Lévy, 1999; Lemos, 2008; Safko e Brake, 2009), desenha-se um cenário corporativo contemporâneo, que demanda a atualização/adaptação de tradicionais práticas e suscita o questionamento: como o blog corporativo pode contribuir para o Gerenciamento da Impressão? A pesquisadora adota, como procedimento metodológico, a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2002) que, reforçada pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2009 [1977]), possibilita a exploração do blog da companhia Tecnisa, sob uma ampla perspectiva. Observou-se que o Gerenciamento da Impressão, desenvolvido pelo firewall da comunicação, se concretiza através da apropriação das ferramentas da Web 2.0 e contempla o desenvolvimento de estratégias de envolvimento de forma organizada e administrável. Entretanto, no ciberespaço, as relações não ocorrem da mesma maneira e a seleção planejada de táticas que possam ser adequadas para esse contexto torna-se essencial, já que evita uma desnecessária superexposição. |
id |
P_RS_77130ab1b95ffb62ce20484828349b67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4431 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Cláudia Peixoto deCPF:37402706087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9CPF:96720999087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256413H0Sandini, Silvana Maria2015-04-14T14:41:16Z2010-12-212010-06-12SANDINI, Silvana Maria. O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão. 2010. 506 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 427590.pdf: 4174861 bytes, checksum: 04930a2e72811ad90922e0b851f3c2d8 (MD5) Previous issue date: 2010-06-12A dissertação tem por objetivo investigar o potencial do blog corporativo como interface no desenvolvimento do Gerenciamento da Impressão (Goffman, 2007 [1959]; Mohamed, Gardner e Paolillo, 1999). Aqui entendido como uma forma de interação e comunicação social, o Gerenciamento da Impressão abrange o conjunto de atividades que uma organização espetacular (Wood Junior, 2001) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros a veem, ou seja, a impressão ou imagem que os públicos de interesse possuem a seu respeito. Com a inclusão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e Web 2.0 (Lévy, 1999; Lemos, 2008; Safko e Brake, 2009), desenha-se um cenário corporativo contemporâneo, que demanda a atualização/adaptação de tradicionais práticas e suscita o questionamento: como o blog corporativo pode contribuir para o Gerenciamento da Impressão? A pesquisadora adota, como procedimento metodológico, a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2002) que, reforçada pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2009 [1977]), possibilita a exploração do blog da companhia Tecnisa, sob uma ampla perspectiva. Observou-se que o Gerenciamento da Impressão, desenvolvido pelo firewall da comunicação, se concretiza através da apropriação das ferramentas da Web 2.0 e contempla o desenvolvimento de estratégias de envolvimento de forma organizada e administrável. Entretanto, no ciberespaço, as relações não ocorrem da mesma maneira e a seleção planejada de táticas que possam ser adequadas para esse contexto torna-se essencial, já que evita uma desnecessária superexposição.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13890/427590.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃO DIGITALCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALCIBERESPAÇOBLOGSCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO blog corporativo como interface no gerenciamento da impressãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL427590.pdf.jpg427590.pdf.jpgimage/jpeg2887http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/3/427590.pdf.jpg7665361847b0aa132a78220d9f0bf3f1MD53TEXT427590.pdf.txt427590.pdf.txttext/plain1082311http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/2/427590.pdf.txt7c7e95ff8b6475ace659dd845948e9c4MD52ORIGINAL427590.pdfapplication/pdf4174861http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/1/427590.pdf04930a2e72811ad90922e0b851f3c2d8MD51tede/44312015-04-20 12:32:34.709oai:tede2.pucrs.br:tede/4431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão |
title |
O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão |
spellingShingle |
O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão Sandini, Silvana Maria COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO DIGITAL COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL CIBERESPAÇO BLOGS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão |
title_full |
O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão |
title_fullStr |
O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão |
title_full_unstemmed |
O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão |
title_sort |
O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão |
author |
Sandini, Silvana Maria |
author_facet |
Sandini, Silvana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Cláudia Peixoto de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:37402706087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:96720999087 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256413H0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sandini, Silvana Maria |
contributor_str_mv |
Moura, Cláudia Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO DIGITAL COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL CIBERESPAÇO BLOGS |
topic |
COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO DIGITAL COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL CIBERESPAÇO BLOGS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
A dissertação tem por objetivo investigar o potencial do blog corporativo como interface no desenvolvimento do Gerenciamento da Impressão (Goffman, 2007 [1959]; Mohamed, Gardner e Paolillo, 1999). Aqui entendido como uma forma de interação e comunicação social, o Gerenciamento da Impressão abrange o conjunto de atividades que uma organização espetacular (Wood Junior, 2001) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros a veem, ou seja, a impressão ou imagem que os públicos de interesse possuem a seu respeito. Com a inclusão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e Web 2.0 (Lévy, 1999; Lemos, 2008; Safko e Brake, 2009), desenha-se um cenário corporativo contemporâneo, que demanda a atualização/adaptação de tradicionais práticas e suscita o questionamento: como o blog corporativo pode contribuir para o Gerenciamento da Impressão? A pesquisadora adota, como procedimento metodológico, a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2002) que, reforçada pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2009 [1977]), possibilita a exploração do blog da companhia Tecnisa, sob uma ampla perspectiva. Observou-se que o Gerenciamento da Impressão, desenvolvido pelo firewall da comunicação, se concretiza através da apropriação das ferramentas da Web 2.0 e contempla o desenvolvimento de estratégias de envolvimento de forma organizada e administrável. Entretanto, no ciberespaço, as relações não ocorrem da mesma maneira e a seleção planejada de táticas que possam ser adequadas para esse contexto torna-se essencial, já que evita uma desnecessária superexposição. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-12-21 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:41:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANDINI, Silvana Maria. O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão. 2010. 506 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431 |
identifier_str_mv |
SANDINI, Silvana Maria. O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão. 2010. 506 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/3/427590.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/2/427590.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/1/427590.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7665361847b0aa132a78220d9f0bf3f1 7c7e95ff8b6475ace659dd845948e9c4 04930a2e72811ad90922e0b851f3c2d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765300149747712 |