O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandini, Silvana Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431
Resumo: A dissertação tem por objetivo investigar o potencial do blog corporativo como interface no desenvolvimento do Gerenciamento da Impressão (Goffman, 2007 [1959]; Mohamed, Gardner e Paolillo, 1999). Aqui entendido como uma forma de interação e comunicação social, o Gerenciamento da Impressão abrange o conjunto de atividades que uma organização espetacular (Wood Junior, 2001) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros a veem, ou seja, a impressão ou imagem que os públicos de interesse possuem a seu respeito. Com a inclusão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e Web 2.0 (Lévy, 1999; Lemos, 2008; Safko e Brake, 2009), desenha-se um cenário corporativo contemporâneo, que demanda a atualização/adaptação de tradicionais práticas e suscita o questionamento: como o blog corporativo pode contribuir para o Gerenciamento da Impressão? A pesquisadora adota, como procedimento metodológico, a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2002) que, reforçada pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2009 [1977]), possibilita a exploração do blog da companhia Tecnisa, sob uma ampla perspectiva. Observou-se que o Gerenciamento da Impressão, desenvolvido pelo firewall da comunicação, se concretiza através da apropriação das ferramentas da Web 2.0 e contempla o desenvolvimento de estratégias de envolvimento de forma organizada e administrável. Entretanto, no ciberespaço, as relações não ocorrem da mesma maneira e a seleção planejada de táticas que possam ser adequadas para esse contexto torna-se essencial, já que evita uma desnecessária superexposição.
id P_RS_77130ab1b95ffb62ce20484828349b67
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4431
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Moura, Cláudia Peixoto deCPF:37402706087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9CPF:96720999087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256413H0Sandini, Silvana Maria2015-04-14T14:41:16Z2010-12-212010-06-12SANDINI, Silvana Maria. O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão. 2010. 506 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 427590.pdf: 4174861 bytes, checksum: 04930a2e72811ad90922e0b851f3c2d8 (MD5) Previous issue date: 2010-06-12A dissertação tem por objetivo investigar o potencial do blog corporativo como interface no desenvolvimento do Gerenciamento da Impressão (Goffman, 2007 [1959]; Mohamed, Gardner e Paolillo, 1999). Aqui entendido como uma forma de interação e comunicação social, o Gerenciamento da Impressão abrange o conjunto de atividades que uma organização espetacular (Wood Junior, 2001) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros a veem, ou seja, a impressão ou imagem que os públicos de interesse possuem a seu respeito. Com a inclusão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e Web 2.0 (Lévy, 1999; Lemos, 2008; Safko e Brake, 2009), desenha-se um cenário corporativo contemporâneo, que demanda a atualização/adaptação de tradicionais práticas e suscita o questionamento: como o blog corporativo pode contribuir para o Gerenciamento da Impressão? A pesquisadora adota, como procedimento metodológico, a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2002) que, reforçada pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2009 [1977]), possibilita a exploração do blog da companhia Tecnisa, sob uma ampla perspectiva. Observou-se que o Gerenciamento da Impressão, desenvolvido pelo firewall da comunicação, se concretiza através da apropriação das ferramentas da Web 2.0 e contempla o desenvolvimento de estratégias de envolvimento de forma organizada e administrável. Entretanto, no ciberespaço, as relações não ocorrem da mesma maneira e a seleção planejada de táticas que possam ser adequadas para esse contexto torna-se essencial, já que evita uma desnecessária superexposição.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13890/427590.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃO DIGITALCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALCIBERESPAÇOBLOGSCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO blog corporativo como interface no gerenciamento da impressãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL427590.pdf.jpg427590.pdf.jpgimage/jpeg2887http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/3/427590.pdf.jpg7665361847b0aa132a78220d9f0bf3f1MD53TEXT427590.pdf.txt427590.pdf.txttext/plain1082311http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/2/427590.pdf.txt7c7e95ff8b6475ace659dd845948e9c4MD52ORIGINAL427590.pdfapplication/pdf4174861http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/1/427590.pdf04930a2e72811ad90922e0b851f3c2d8MD51tede/44312015-04-20 12:32:34.709oai:tede2.pucrs.br:tede/4431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão
title O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão
spellingShingle O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão
Sandini, Silvana Maria
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
CIBERESPAÇO
BLOGS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão
title_full O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão
title_fullStr O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão
title_full_unstemmed O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão
title_sort O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão
author Sandini, Silvana Maria
author_facet Sandini, Silvana Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Cláudia Peixoto de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37402706087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:96720999087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256413H0
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandini, Silvana Maria
contributor_str_mv Moura, Cláudia Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
CIBERESPAÇO
BLOGS
topic COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
CIBERESPAÇO
BLOGS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A dissertação tem por objetivo investigar o potencial do blog corporativo como interface no desenvolvimento do Gerenciamento da Impressão (Goffman, 2007 [1959]; Mohamed, Gardner e Paolillo, 1999). Aqui entendido como uma forma de interação e comunicação social, o Gerenciamento da Impressão abrange o conjunto de atividades que uma organização espetacular (Wood Junior, 2001) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros a veem, ou seja, a impressão ou imagem que os públicos de interesse possuem a seu respeito. Com a inclusão de conceitos como ciberespaço, cibercultura e Web 2.0 (Lévy, 1999; Lemos, 2008; Safko e Brake, 2009), desenha-se um cenário corporativo contemporâneo, que demanda a atualização/adaptação de tradicionais práticas e suscita o questionamento: como o blog corporativo pode contribuir para o Gerenciamento da Impressão? A pesquisadora adota, como procedimento metodológico, a Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2002) que, reforçada pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2009 [1977]), possibilita a exploração do blog da companhia Tecnisa, sob uma ampla perspectiva. Observou-se que o Gerenciamento da Impressão, desenvolvido pelo firewall da comunicação, se concretiza através da apropriação das ferramentas da Web 2.0 e contempla o desenvolvimento de estratégias de envolvimento de forma organizada e administrável. Entretanto, no ciberespaço, as relações não ocorrem da mesma maneira e a seleção planejada de táticas que possam ser adequadas para esse contexto torna-se essencial, já que evita uma desnecessária superexposição.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-21
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:41:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANDINI, Silvana Maria. O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão. 2010. 506 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431
identifier_str_mv SANDINI, Silvana Maria. O blog corporativo como interface no gerenciamento da impressão. 2010. 506 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/3/427590.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/2/427590.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4431/1/427590.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7665361847b0aa132a78220d9f0bf3f1
7c7e95ff8b6475ace659dd845948e9c4
04930a2e72811ad90922e0b851f3c2d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765300149747712