Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Fernanda Medeiros de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3345
Resumo: Este trabalho de pesquisa procura analisar as percepções de alunos, pais e professores sobre uma Unidade de Aprendizagem (UA). Ela foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola particular de Porto Alegre e foi elaborada de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa. No trabalho com a UA foram abordados alguns obstáculos que poderiam ser encontrados, tais como: o posicionamento dos pais, da escola, da autora e dos demais professores e, principalmente, dos alunos. A pesquisa inicia com a trajetória da autora e as influências que ela teve para investigar o assunto, bem como as questões que orientaram o trabalho. Para o desenvolvimento do mesmo foram feitas reflexões sobre o ritmo de vida acelerado e a falta de diálogo que convivemos atualmente. Após, é sugerido o desenvolvimento de uma UA como uma alternativa para professores e alunos tornarem-se parceiros de trabalho. Através do relato da Unidade desenvolvida, os obstáculos são apontados e analisados, assim como as alternativas utilizadas ou sugeridas para que fossem superados. O posicionamento dos alunos, professores, direção e pais é analisado utilizando a metodologia análise de conteúdo. Os resultados da análise mostraram que os alunos consideram as atividades inseridas na UA como agentes motivadores para que novas aprendizagens aconteçam; significativas, quando enfocam o seu cotidiano e de grande importância para o desenvolvimento da sua autonomia. Os professores apresentam resistências quanto ao tempo de elaboração e desenvolvimento da UA. Os pais e a diretora acreditam em um trabalho desenvolvido de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa.
id P_RS_785f50736b6d2f47741b5dedb585ca28
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3345
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:98850385072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764061U1Albuquerque, Fernanda Medeiros de2015-04-14T14:12:29Z2006-12-012006-03-03ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de. Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3345Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 346848.pdf: 8568433 bytes, checksum: f7283738a407658cebe93adc18deee7c (MD5) Previous issue date: 2006-03-03Este trabalho de pesquisa procura analisar as percepções de alunos, pais e professores sobre uma Unidade de Aprendizagem (UA). Ela foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola particular de Porto Alegre e foi elaborada de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa. No trabalho com a UA foram abordados alguns obstáculos que poderiam ser encontrados, tais como: o posicionamento dos pais, da escola, da autora e dos demais professores e, principalmente, dos alunos. A pesquisa inicia com a trajetória da autora e as influências que ela teve para investigar o assunto, bem como as questões que orientaram o trabalho. Para o desenvolvimento do mesmo foram feitas reflexões sobre o ritmo de vida acelerado e a falta de diálogo que convivemos atualmente. Após, é sugerido o desenvolvimento de uma UA como uma alternativa para professores e alunos tornarem-se parceiros de trabalho. Através do relato da Unidade desenvolvida, os obstáculos são apontados e analisados, assim como as alternativas utilizadas ou sugeridas para que fossem superados. O posicionamento dos alunos, professores, direção e pais é analisado utilizando a metodologia análise de conteúdo. Os resultados da análise mostraram que os alunos consideram as atividades inseridas na UA como agentes motivadores para que novas aprendizagens aconteçam; significativas, quando enfocam o seu cotidiano e de grande importância para o desenvolvimento da sua autonomia. Os professores apresentam resistências quanto ao tempo de elaboração e desenvolvimento da UA. Os pais e a diretora acreditam em um trabalho desenvolvido de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12707/346848.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEM - ESTRATÉGIASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUnidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL346848.pdf.jpg346848.pdf.jpgimage/jpeg2646http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3345/3/346848.pdf.jpg9babd5d52ddd7994d38fcf11a775f0f9MD53TEXT346848.pdf.txt346848.pdf.txttext/plain133960http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3345/2/346848.pdf.txt594b5ccbcc51a399ea0e7cc32da5d93eMD52ORIGINAL346848.pdfapplication/pdf8568433http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3345/1/346848.pdff7283738a407658cebe93adc18deee7cMD51tede/33452015-04-17 15:59:58.681oai:tede2.pucrs.br:tede/3345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor
title Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor
spellingShingle Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor
Albuquerque, Fernanda Medeiros de
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor
title_full Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor
title_fullStr Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor
title_full_unstemmed Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor
title_sort Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor
author Albuquerque, Fernanda Medeiros de
author_facet Albuquerque, Fernanda Medeiros de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:43022189087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:98850385072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764061U1
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Fernanda Medeiros de
contributor_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
topic EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho de pesquisa procura analisar as percepções de alunos, pais e professores sobre uma Unidade de Aprendizagem (UA). Ela foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola particular de Porto Alegre e foi elaborada de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa. No trabalho com a UA foram abordados alguns obstáculos que poderiam ser encontrados, tais como: o posicionamento dos pais, da escola, da autora e dos demais professores e, principalmente, dos alunos. A pesquisa inicia com a trajetória da autora e as influências que ela teve para investigar o assunto, bem como as questões que orientaram o trabalho. Para o desenvolvimento do mesmo foram feitas reflexões sobre o ritmo de vida acelerado e a falta de diálogo que convivemos atualmente. Após, é sugerido o desenvolvimento de uma UA como uma alternativa para professores e alunos tornarem-se parceiros de trabalho. Através do relato da Unidade desenvolvida, os obstáculos são apontados e analisados, assim como as alternativas utilizadas ou sugeridas para que fossem superados. O posicionamento dos alunos, professores, direção e pais é analisado utilizando a metodologia análise de conteúdo. Os resultados da análise mostraram que os alunos consideram as atividades inseridas na UA como agentes motivadores para que novas aprendizagens aconteçam; significativas, quando enfocam o seu cotidiano e de grande importância para o desenvolvimento da sua autonomia. Os professores apresentam resistências quanto ao tempo de elaboração e desenvolvimento da UA. Os pais e a diretora acreditam em um trabalho desenvolvido de acordo com os princípios do Educar pela Pesquisa.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de. Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3345
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de. Unidade de aprendizagem : uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor. 2006. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3345/3/346848.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3345/2/346848.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3345/1/346848.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9babd5d52ddd7994d38fcf11a775f0f9
594b5ccbcc51a399ea0e7cc32da5d93e
f7283738a407658cebe93adc18deee7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292926107648