Exportação concluída — 

A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Licia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3298
Resumo: Este trabalho trata da importância dos laboratórios de Ciências para alunos das séries iniciais. Foram acompanhadas todas as aulas das turmas de terceira série do Ensino Fundamental ocorridas nos laboratórios de Física, de Química e de Biologia de uma escola privada. Após, foram realizados questionários e entrevistas com professores e alunos dessa série para detectar aspectos positivos e negativos dessas atividades e suas repercussões. Foi possível verificar que as aulas ocorridas nos laboratórios de Ciências são de grande importância na vida escolar dos estudantes e que elas devem ser proporcionadas aos alunos desde as séries iniciais, nas quais os conceitos de Ciências começam a ser apresentados e construídos pelos alunos
id P_RS_81b347d46c98fb944276f844d275d7db
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3298
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Hillebrand, VicenteCPF:06543260963http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3CPF:96240652091Zimmermann, Licia2015-04-14T14:12:17Z2008-03-042005-03-30ZIMMERMANN, Licia. A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3298Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 330257.pdf: 910919 bytes, checksum: 7332e90853f969e714cf93b7ce78e481 (MD5) Previous issue date: 2005-03-30Este trabalho trata da importância dos laboratórios de Ciências para alunos das séries iniciais. Foram acompanhadas todas as aulas das turmas de terceira série do Ensino Fundamental ocorridas nos laboratórios de Física, de Química e de Biologia de uma escola privada. Após, foram realizados questionários e entrevistas com professores e alunos dessa série para detectar aspectos positivos e negativos dessas atividades e suas repercussões. Foi possível verificar que as aulas ocorridas nos laboratórios de Ciências são de grande importância na vida escolar dos estudantes e que elas devem ser proporcionadas aos alunos desde as séries iniciais, nas quais os conceitos de Ciências começam a ser apresentados e construídos pelos alunosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12603/330257.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOENSINO FUNDAMENTALEXPERIMENTAÇÃOCIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTALCIÊNCIA - LABORATÓRIOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL330257.pdf.jpg330257.pdf.jpgimage/jpeg3281http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/3/330257.pdf.jpgaa11091a47d39d88581538d298ef6554MD53TEXT330257.pdf.txt330257.pdf.txttext/plain181025http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/2/330257.pdf.txt329ef5155f7b4000f79d3b374bbefcb3MD52ORIGINAL330257.pdfapplication/pdf910919http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/1/330257.pdf7332e90853f969e714cf93b7ce78e481MD51tede/32982015-04-17 15:59:58.274oai:tede2.pucrs.br:tede/3298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental
title A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental
spellingShingle A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental
Zimmermann, Licia
EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL
EXPERIMENTAÇÃO
CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIA - LABORATÓRIOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental
title_full A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental
title_fullStr A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental
title_full_unstemmed A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental
title_sort A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental
author Zimmermann, Licia
author_facet Zimmermann, Licia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hillebrand, Vicente
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:06543260963
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:96240652091
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmermann, Licia
contributor_str_mv Hillebrand, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL
EXPERIMENTAÇÃO
CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIA - LABORATÓRIOS
topic EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL
EXPERIMENTAÇÃO
CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIA - LABORATÓRIOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho trata da importância dos laboratórios de Ciências para alunos das séries iniciais. Foram acompanhadas todas as aulas das turmas de terceira série do Ensino Fundamental ocorridas nos laboratórios de Física, de Química e de Biologia de uma escola privada. Após, foram realizados questionários e entrevistas com professores e alunos dessa série para detectar aspectos positivos e negativos dessas atividades e suas repercussões. Foi possível verificar que as aulas ocorridas nos laboratórios de Ciências são de grande importância na vida escolar dos estudantes e que elas devem ser proporcionadas aos alunos desde as séries iniciais, nas quais os conceitos de Ciências começam a ser apresentados e construídos pelos alunos
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-03-30
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZIMMERMANN, Licia. A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3298
identifier_str_mv ZIMMERMANN, Licia. A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/3/330257.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/2/330257.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/1/330257.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa11091a47d39d88581538d298ef6554
329ef5155f7b4000f79d3b374bbefcb3
7332e90853f969e714cf93b7ce78e481
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292445859840