A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3298 |
Resumo: | Este trabalho trata da importância dos laboratórios de Ciências para alunos das séries iniciais. Foram acompanhadas todas as aulas das turmas de terceira série do Ensino Fundamental ocorridas nos laboratórios de Física, de Química e de Biologia de uma escola privada. Após, foram realizados questionários e entrevistas com professores e alunos dessa série para detectar aspectos positivos e negativos dessas atividades e suas repercussões. Foi possível verificar que as aulas ocorridas nos laboratórios de Ciências são de grande importância na vida escolar dos estudantes e que elas devem ser proporcionadas aos alunos desde as séries iniciais, nas quais os conceitos de Ciências começam a ser apresentados e construídos pelos alunos |
id |
P_RS_81b347d46c98fb944276f844d275d7db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3298 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hillebrand, VicenteCPF:06543260963http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3CPF:96240652091Zimmermann, Licia2015-04-14T14:12:17Z2008-03-042005-03-30ZIMMERMANN, Licia. A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3298Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 330257.pdf: 910919 bytes, checksum: 7332e90853f969e714cf93b7ce78e481 (MD5) Previous issue date: 2005-03-30Este trabalho trata da importância dos laboratórios de Ciências para alunos das séries iniciais. Foram acompanhadas todas as aulas das turmas de terceira série do Ensino Fundamental ocorridas nos laboratórios de Física, de Química e de Biologia de uma escola privada. Após, foram realizados questionários e entrevistas com professores e alunos dessa série para detectar aspectos positivos e negativos dessas atividades e suas repercussões. Foi possível verificar que as aulas ocorridas nos laboratórios de Ciências são de grande importância na vida escolar dos estudantes e que elas devem ser proporcionadas aos alunos desde as séries iniciais, nas quais os conceitos de Ciências começam a ser apresentados e construídos pelos alunosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12603/330257.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOENSINO FUNDAMENTALEXPERIMENTAÇÃOCIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTALCIÊNCIA - LABORATÓRIOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL330257.pdf.jpg330257.pdf.jpgimage/jpeg3281http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/3/330257.pdf.jpgaa11091a47d39d88581538d298ef6554MD53TEXT330257.pdf.txt330257.pdf.txttext/plain181025http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/2/330257.pdf.txt329ef5155f7b4000f79d3b374bbefcb3MD52ORIGINAL330257.pdfapplication/pdf910919http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/1/330257.pdf7332e90853f969e714cf93b7ce78e481MD51tede/32982015-04-17 15:59:58.274oai:tede2.pucrs.br:tede/3298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental |
title |
A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental |
spellingShingle |
A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental Zimmermann, Licia EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL EXPERIMENTAÇÃO CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIA - LABORATÓRIOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental |
title_full |
A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental |
title_sort |
A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental |
author |
Zimmermann, Licia |
author_facet |
Zimmermann, Licia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hillebrand, Vicente |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:06543260963 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:96240652091 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zimmermann, Licia |
contributor_str_mv |
Hillebrand, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL EXPERIMENTAÇÃO CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIA - LABORATÓRIOS |
topic |
EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL EXPERIMENTAÇÃO CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIA - LABORATÓRIOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho trata da importância dos laboratórios de Ciências para alunos das séries iniciais. Foram acompanhadas todas as aulas das turmas de terceira série do Ensino Fundamental ocorridas nos laboratórios de Física, de Química e de Biologia de uma escola privada. Após, foram realizados questionários e entrevistas com professores e alunos dessa série para detectar aspectos positivos e negativos dessas atividades e suas repercussões. Foi possível verificar que as aulas ocorridas nos laboratórios de Ciências são de grande importância na vida escolar dos estudantes e que elas devem ser proporcionadas aos alunos desde as séries iniciais, nas quais os conceitos de Ciências começam a ser apresentados e construídos pelos alunos |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-03-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-03-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZIMMERMANN, Licia. A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3298 |
identifier_str_mv |
ZIMMERMANN, Licia. A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/3/330257.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/2/330257.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3298/1/330257.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa11091a47d39d88581538d298ef6554 329ef5155f7b4000f79d3b374bbefcb3 7332e90853f969e714cf93b7ce78e481 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765292445859840 |