Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Márcia Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5577
Resumo: Entender como os consumidores se relacionam com os produtos e serviços tecnológicos é de grande interesse na área do marketing. Isto porque, este entendimento permite que estratégias para promover estes produtos e serviços sejam montadas. No âmbito acadêmico, diversos estudos relacionados à prontidão dos consumidores para usar os produtos e serviços baseados em tecnologia podem ser encontrados. Além disso, alguns estudos que relacionam os valores pessoais dos consumidores com o uso da tecnologia também estão disponíveis. Visto que, as pessoas agem de acordo com seus valores pessoais, possivelmente, estas pessoas irão buscar usar produtos e serviços que sejam condizentes com seus princípios de vida. E é nesse contexto que entender seus valores pessoais torna-se relevante à compreensão de diversos fatores tais como seus hábitos de consumo relacionados aos produtos e serviços tecnológicos. Este trabalho teve como objetivo analisar as correlações existentes entre os valores pessoais dos consumidores e a prontidão para o uso de tecnologia. Para a investigação, foi utilizada a escala SVS (Schwartz Value Survey) para identificação dos valores pessoais e o modelo do TRI (Technology Readiness Index) como instrumento de medida para prontidão para uso da tecnologia. O trabalho teve como foco os estudantes de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstram que muitos consumidores apresentam valores pessoais diferentes e que de acordo com estes valores tais consumidores se relacionam diferentemente com os produtos e serviços tecnológicos.
id P_RS_8208f5d2f2339c790b492a35963d50da
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5577
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Brasil, Vinícus SittoniCPF:47425970015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0CPF:88135322968http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4429706P8Pereira, Márcia Cristina2015-04-14T14:52:05Z2009-12-082009-08-31PEREIRA, Márcia Cristina. Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5577Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418906.pdf: 843727 bytes, checksum: e6be08f525d5fa480ac5add6539934d7 (MD5) Previous issue date: 2009-08-31Entender como os consumidores se relacionam com os produtos e serviços tecnológicos é de grande interesse na área do marketing. Isto porque, este entendimento permite que estratégias para promover estes produtos e serviços sejam montadas. No âmbito acadêmico, diversos estudos relacionados à prontidão dos consumidores para usar os produtos e serviços baseados em tecnologia podem ser encontrados. Além disso, alguns estudos que relacionam os valores pessoais dos consumidores com o uso da tecnologia também estão disponíveis. Visto que, as pessoas agem de acordo com seus valores pessoais, possivelmente, estas pessoas irão buscar usar produtos e serviços que sejam condizentes com seus princípios de vida. E é nesse contexto que entender seus valores pessoais torna-se relevante à compreensão de diversos fatores tais como seus hábitos de consumo relacionados aos produtos e serviços tecnológicos. Este trabalho teve como objetivo analisar as correlações existentes entre os valores pessoais dos consumidores e a prontidão para o uso de tecnologia. Para a investigação, foi utilizada a escala SVS (Schwartz Value Survey) para identificação dos valores pessoais e o modelo do TRI (Technology Readiness Index) como instrumento de medida para prontidão para uso da tecnologia. O trabalho teve como foco os estudantes de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstram que muitos consumidores apresentam valores pessoais diferentes e que de acordo com estes valores tais consumidores se relacionam diferentemente com os produtos e serviços tecnológicos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16708/418906.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃOMARKETINGCONSUMIDORES - SATISFAÇÃOINOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAnálise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL418906.pdf.jpg418906.pdf.jpgimage/jpeg3855http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/3/418906.pdf.jpg5a9635b0793bcd1b00a847b1b4eef52cMD53TEXT418906.pdf.txt418906.pdf.txttext/plain223423http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/2/418906.pdf.txt11dc5c9f670e35ccf2b8fed034a81c61MD52ORIGINAL418906.pdfapplication/pdf843727http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/1/418906.pdfe6be08f525d5fa480ac5add6539934d7MD51tede/55772015-05-14 10:11:25.981oai:tede2.pucrs.br:tede/5577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia
title Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia
spellingShingle Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia
Pereira, Márcia Cristina
ADMINISTRAÇÃO
MARKETING
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia
title_full Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia
title_fullStr Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia
title_full_unstemmed Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia
title_sort Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia
author Pereira, Márcia Cristina
author_facet Pereira, Márcia Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brasil, Vinícus Sittoni
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:47425970015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:88135322968
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4429706P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Márcia Cristina
contributor_str_mv Brasil, Vinícus Sittoni
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO
MARKETING
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic ADMINISTRAÇÃO
MARKETING
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Entender como os consumidores se relacionam com os produtos e serviços tecnológicos é de grande interesse na área do marketing. Isto porque, este entendimento permite que estratégias para promover estes produtos e serviços sejam montadas. No âmbito acadêmico, diversos estudos relacionados à prontidão dos consumidores para usar os produtos e serviços baseados em tecnologia podem ser encontrados. Além disso, alguns estudos que relacionam os valores pessoais dos consumidores com o uso da tecnologia também estão disponíveis. Visto que, as pessoas agem de acordo com seus valores pessoais, possivelmente, estas pessoas irão buscar usar produtos e serviços que sejam condizentes com seus princípios de vida. E é nesse contexto que entender seus valores pessoais torna-se relevante à compreensão de diversos fatores tais como seus hábitos de consumo relacionados aos produtos e serviços tecnológicos. Este trabalho teve como objetivo analisar as correlações existentes entre os valores pessoais dos consumidores e a prontidão para o uso de tecnologia. Para a investigação, foi utilizada a escala SVS (Schwartz Value Survey) para identificação dos valores pessoais e o modelo do TRI (Technology Readiness Index) como instrumento de medida para prontidão para uso da tecnologia. O trabalho teve como foco os estudantes de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstram que muitos consumidores apresentam valores pessoais diferentes e que de acordo com estes valores tais consumidores se relacionam diferentemente com os produtos e serviços tecnológicos.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Márcia Cristina. Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5577
identifier_str_mv PEREIRA, Márcia Cristina. Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/3/418906.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/2/418906.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/1/418906.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a9635b0793bcd1b00a847b1b4eef52c
11dc5c9f670e35ccf2b8fed034a81c61
e6be08f525d5fa480ac5add6539934d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765309174841344