Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5577 |
Resumo: | Entender como os consumidores se relacionam com os produtos e serviços tecnológicos é de grande interesse na área do marketing. Isto porque, este entendimento permite que estratégias para promover estes produtos e serviços sejam montadas. No âmbito acadêmico, diversos estudos relacionados à prontidão dos consumidores para usar os produtos e serviços baseados em tecnologia podem ser encontrados. Além disso, alguns estudos que relacionam os valores pessoais dos consumidores com o uso da tecnologia também estão disponíveis. Visto que, as pessoas agem de acordo com seus valores pessoais, possivelmente, estas pessoas irão buscar usar produtos e serviços que sejam condizentes com seus princípios de vida. E é nesse contexto que entender seus valores pessoais torna-se relevante à compreensão de diversos fatores tais como seus hábitos de consumo relacionados aos produtos e serviços tecnológicos. Este trabalho teve como objetivo analisar as correlações existentes entre os valores pessoais dos consumidores e a prontidão para o uso de tecnologia. Para a investigação, foi utilizada a escala SVS (Schwartz Value Survey) para identificação dos valores pessoais e o modelo do TRI (Technology Readiness Index) como instrumento de medida para prontidão para uso da tecnologia. O trabalho teve como foco os estudantes de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstram que muitos consumidores apresentam valores pessoais diferentes e que de acordo com estes valores tais consumidores se relacionam diferentemente com os produtos e serviços tecnológicos. |
id |
P_RS_8208f5d2f2339c790b492a35963d50da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5577 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brasil, Vinícus SittoniCPF:47425970015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0CPF:88135322968http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4429706P8Pereira, Márcia Cristina2015-04-14T14:52:05Z2009-12-082009-08-31PEREIRA, Márcia Cristina. Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5577Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418906.pdf: 843727 bytes, checksum: e6be08f525d5fa480ac5add6539934d7 (MD5) Previous issue date: 2009-08-31Entender como os consumidores se relacionam com os produtos e serviços tecnológicos é de grande interesse na área do marketing. Isto porque, este entendimento permite que estratégias para promover estes produtos e serviços sejam montadas. No âmbito acadêmico, diversos estudos relacionados à prontidão dos consumidores para usar os produtos e serviços baseados em tecnologia podem ser encontrados. Além disso, alguns estudos que relacionam os valores pessoais dos consumidores com o uso da tecnologia também estão disponíveis. Visto que, as pessoas agem de acordo com seus valores pessoais, possivelmente, estas pessoas irão buscar usar produtos e serviços que sejam condizentes com seus princípios de vida. E é nesse contexto que entender seus valores pessoais torna-se relevante à compreensão de diversos fatores tais como seus hábitos de consumo relacionados aos produtos e serviços tecnológicos. Este trabalho teve como objetivo analisar as correlações existentes entre os valores pessoais dos consumidores e a prontidão para o uso de tecnologia. Para a investigação, foi utilizada a escala SVS (Schwartz Value Survey) para identificação dos valores pessoais e o modelo do TRI (Technology Readiness Index) como instrumento de medida para prontidão para uso da tecnologia. O trabalho teve como foco os estudantes de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstram que muitos consumidores apresentam valores pessoais diferentes e que de acordo com estes valores tais consumidores se relacionam diferentemente com os produtos e serviços tecnológicos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16708/418906.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃOMARKETINGCONSUMIDORES - SATISFAÇÃOINOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAnálise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL418906.pdf.jpg418906.pdf.jpgimage/jpeg3855http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/3/418906.pdf.jpg5a9635b0793bcd1b00a847b1b4eef52cMD53TEXT418906.pdf.txt418906.pdf.txttext/plain223423http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/2/418906.pdf.txt11dc5c9f670e35ccf2b8fed034a81c61MD52ORIGINAL418906.pdfapplication/pdf843727http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/1/418906.pdfe6be08f525d5fa480ac5add6539934d7MD51tede/55772015-05-14 10:11:25.981oai:tede2.pucrs.br:tede/5577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia |
title |
Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia |
spellingShingle |
Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia Pereira, Márcia Cristina ADMINISTRAÇÃO MARKETING CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia |
title_full |
Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia |
title_fullStr |
Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia |
title_full_unstemmed |
Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia |
title_sort |
Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia |
author |
Pereira, Márcia Cristina |
author_facet |
Pereira, Márcia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brasil, Vinícus Sittoni |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:47425970015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:88135322968 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4429706P8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Márcia Cristina |
contributor_str_mv |
Brasil, Vinícus Sittoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO MARKETING CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
ADMINISTRAÇÃO MARKETING CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Entender como os consumidores se relacionam com os produtos e serviços tecnológicos é de grande interesse na área do marketing. Isto porque, este entendimento permite que estratégias para promover estes produtos e serviços sejam montadas. No âmbito acadêmico, diversos estudos relacionados à prontidão dos consumidores para usar os produtos e serviços baseados em tecnologia podem ser encontrados. Além disso, alguns estudos que relacionam os valores pessoais dos consumidores com o uso da tecnologia também estão disponíveis. Visto que, as pessoas agem de acordo com seus valores pessoais, possivelmente, estas pessoas irão buscar usar produtos e serviços que sejam condizentes com seus princípios de vida. E é nesse contexto que entender seus valores pessoais torna-se relevante à compreensão de diversos fatores tais como seus hábitos de consumo relacionados aos produtos e serviços tecnológicos. Este trabalho teve como objetivo analisar as correlações existentes entre os valores pessoais dos consumidores e a prontidão para o uso de tecnologia. Para a investigação, foi utilizada a escala SVS (Schwartz Value Survey) para identificação dos valores pessoais e o modelo do TRI (Technology Readiness Index) como instrumento de medida para prontidão para uso da tecnologia. O trabalho teve como foco os estudantes de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos demonstram que muitos consumidores apresentam valores pessoais diferentes e que de acordo com estes valores tais consumidores se relacionam diferentemente com os produtos e serviços tecnológicos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-12-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Márcia Cristina. Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5577 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Márcia Cristina. Análise das correlações entre os valores pessoais e os níveis de prontidão para o uso de tecnologia. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/3/418906.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/2/418906.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5577/1/418906.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a9635b0793bcd1b00a847b1b4eef52c 11dc5c9f670e35ccf2b8fed034a81c61 e6be08f525d5fa480ac5add6539934d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765309174841344 |