O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar, Danielle Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Flávio Augusto Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/295
Resumo: Este artigo tem o objetivo compreender o fenômeno do TDAH (Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade) de acordo com a teoria histórico-cultural, levando em consideração os principais dilemas escolares da atualidade. Partindo do pressuposto de que há um grande contingente de alunos que estão sob ação de medicamentos no âmbito escolar, este trabalho discorre sobre a função da atenção no processo de aprendizagem e sobre os mitos em torno da temática, tendo em vista a defesa do homem enquanto ser social em contraposição à biologização e culpabilização do aluno, uma vez que essa perspectiva traz como principal consequência para o ambiente escolar a medicalização dos estudantes considerados “desatentos”. Finalmente, procura compreender as justificativas para a não aprendizagem e os fatores que colaboram para a naturalização do indivíduo, favorecendo o praticismo, a medicalização inconsequente e a desconsideração pelos fatores pedagógicos, políticos e sociais que concorrem para os problemas de comportamento e dificuldades no processo de escolarização.
id UNINGA-1_7c9ea0ce00245561a7225a01e2f47b1b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/295
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURALPsicologia, Hiperatividade, EducaçãoEste artigo tem o objetivo compreender o fenômeno do TDAH (Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade) de acordo com a teoria histórico-cultural, levando em consideração os principais dilemas escolares da atualidade. Partindo do pressuposto de que há um grande contingente de alunos que estão sob ação de medicamentos no âmbito escolar, este trabalho discorre sobre a função da atenção no processo de aprendizagem e sobre os mitos em torno da temática, tendo em vista a defesa do homem enquanto ser social em contraposição à biologização e culpabilização do aluno, uma vez que essa perspectiva traz como principal consequência para o ambiente escolar a medicalização dos estudantes considerados “desatentos”. Finalmente, procura compreender as justificativas para a não aprendizagem e os fatores que colaboram para a naturalização do indivíduo, favorecendo o praticismo, a medicalização inconsequente e a desconsideração pelos fatores pedagógicos, políticos e sociais que concorrem para os problemas de comportamento e dificuldades no processo de escolarização.Editora Uningá2019-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/29510.46311/2318-0579.56.eUJ295Revista Uningá; Vol. 56 No. S1 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Psicologia; 142-151Revista Uningá; v. 56 n. S1 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Psicologia; 142-1512318-057910.46311/ru.v56iS1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/295/186710.46311/ru.v56iS1.295.g1867Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelar, Danielle MartinsOliveira, Flávio Augusto Ferreira de2019-03-02T23:31:36Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/295Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-03-02T23:31:36Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
spellingShingle O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Avelar, Danielle Martins
Psicologia, Hiperatividade, Educação
title_short O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_full O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_fullStr O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_full_unstemmed O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_sort O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
author Avelar, Danielle Martins
author_facet Avelar, Danielle Martins
Oliveira, Flávio Augusto Ferreira de
author_role author
author2 Oliveira, Flávio Augusto Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelar, Danielle Martins
Oliveira, Flávio Augusto Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia, Hiperatividade, Educação
topic Psicologia, Hiperatividade, Educação
description Este artigo tem o objetivo compreender o fenômeno do TDAH (Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade) de acordo com a teoria histórico-cultural, levando em consideração os principais dilemas escolares da atualidade. Partindo do pressuposto de que há um grande contingente de alunos que estão sob ação de medicamentos no âmbito escolar, este trabalho discorre sobre a função da atenção no processo de aprendizagem e sobre os mitos em torno da temática, tendo em vista a defesa do homem enquanto ser social em contraposição à biologização e culpabilização do aluno, uma vez que essa perspectiva traz como principal consequência para o ambiente escolar a medicalização dos estudantes considerados “desatentos”. Finalmente, procura compreender as justificativas para a não aprendizagem e os fatores que colaboram para a naturalização do indivíduo, favorecendo o praticismo, a medicalização inconsequente e a desconsideração pelos fatores pedagógicos, políticos e sociais que concorrem para os problemas de comportamento e dificuldades no processo de escolarização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
TEXTO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/295
10.46311/2318-0579.56.eUJ295
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/295
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.56.eUJ295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/295/1867
10.46311/ru.v56iS1.295.g1867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 56 No. S1 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Psicologia; 142-151
Revista Uningá; v. 56 n. S1 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Psicologia; 142-151
2318-0579
10.46311/ru.v56iS1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042159534211072