A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rowell, Vania Morales
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo examinar teórica e metodologicamente a relação existente entre a definição, como texto/discurso, e o processo de formação de conceitos científicos, mais especificamente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das quatro séries finais do Ensino Fundamental. Vislumbro a possibilidade de que a definição constitua-se, por um lado, eficaz instrumento de avaliação dos conceitos científicos formados ao longo dessas séries e, por outro, elemento didática e cognitivamente mediador na formação de novos conceitos científicos em todas as disciplinas que compõem o currículo do referido nível de ensino
id P_RS_d0b7f353c8ec592ef4e5f575192a822e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2124
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Poersch, José MarcelinoCPF:08412723015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9CPF:29954331883http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750088E9Rowell, Vania Morales2015-04-14T13:39:00Z2007-04-102007-01-22ROWELL, Vania Morales. A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388587.pdf: 395735 bytes, checksum: 12fde300b79081efae104af6db0c9571 (MD5) Previous issue date: 2007-01-22O presente trabalho tem por objetivo examinar teórica e metodologicamente a relação existente entre a definição, como texto/discurso, e o processo de formação de conceitos científicos, mais especificamente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das quatro séries finais do Ensino Fundamental. Vislumbro a possibilidade de que a definição constitua-se, por um lado, eficaz instrumento de avaliação dos conceitos científicos formados ao longo dessas séries e, por outro, elemento didática e cognitivamente mediador na formação de novos conceitos científicos em todas as disciplinas que compõem o currículo do referido nível de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9692/388587.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICAENSINO FUNDAMENTALPORTUGUÊS - ENSINOAPRENDIZAGEMCONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃOCONCEITOS (LINGÜÍSTICA)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388587.pdf.jpg388587.pdf.jpgimage/jpeg3015http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/3/388587.pdf.jpgedf1efa62c719b6a81a67e82c7f74ad6MD53TEXT388587.pdf.txt388587.pdf.txttext/plain163069http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/2/388587.pdf.txtabbea296c921bbe614c11bd48fcfa17fMD52ORIGINAL388587.pdfapplication/pdf395735http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/1/388587.pdf12fde300b79081efae104af6db0c9571MD51tede/21242015-04-17 16:57:01.804oai:tede2.pucrs.br:tede/2124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
title A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
spellingShingle A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
Rowell, Vania Morales
LINGÜÍSTICA
ENSINO FUNDAMENTAL
PORTUGUÊS - ENSINO
APRENDIZAGEM
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃO
CONCEITOS (LINGÜÍSTICA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
title_full A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
title_fullStr A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
title_full_unstemmed A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
title_sort A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
author Rowell, Vania Morales
author_facet Rowell, Vania Morales
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Poersch, José Marcelino
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:08412723015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:29954331883
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750088E9
dc.contributor.author.fl_str_mv Rowell, Vania Morales
contributor_str_mv Poersch, José Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv LINGÜÍSTICA
ENSINO FUNDAMENTAL
PORTUGUÊS - ENSINO
APRENDIZAGEM
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃO
CONCEITOS (LINGÜÍSTICA)
topic LINGÜÍSTICA
ENSINO FUNDAMENTAL
PORTUGUÊS - ENSINO
APRENDIZAGEM
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃO
CONCEITOS (LINGÜÍSTICA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente trabalho tem por objetivo examinar teórica e metodologicamente a relação existente entre a definição, como texto/discurso, e o processo de formação de conceitos científicos, mais especificamente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das quatro séries finais do Ensino Fundamental. Vislumbro a possibilidade de que a definição constitua-se, por um lado, eficaz instrumento de avaliação dos conceitos científicos formados ao longo dessas séries e, por outro, elemento didática e cognitivamente mediador na formação de novos conceitos científicos em todas as disciplinas que compõem o currículo do referido nível de ensino
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-04-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:39:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROWELL, Vania Morales. A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124
identifier_str_mv ROWELL, Vania Morales. A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/3/388587.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/2/388587.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/1/388587.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv edf1efa62c719b6a81a67e82c7f74ad6
abbea296c921bbe614c11bd48fcfa17f
12fde300b79081efae104af6db0c9571
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765284121214976