A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo examinar teórica e metodologicamente a relação existente entre a definição, como texto/discurso, e o processo de formação de conceitos científicos, mais especificamente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das quatro séries finais do Ensino Fundamental. Vislumbro a possibilidade de que a definição constitua-se, por um lado, eficaz instrumento de avaliação dos conceitos científicos formados ao longo dessas séries e, por outro, elemento didática e cognitivamente mediador na formação de novos conceitos científicos em todas as disciplinas que compõem o currículo do referido nível de ensino |
id |
P_RS_d0b7f353c8ec592ef4e5f575192a822e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2124 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Poersch, José MarcelinoCPF:08412723015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9CPF:29954331883http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750088E9Rowell, Vania Morales2015-04-14T13:39:00Z2007-04-102007-01-22ROWELL, Vania Morales. A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124Made available in DSpace on 2015-04-14T13:39:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388587.pdf: 395735 bytes, checksum: 12fde300b79081efae104af6db0c9571 (MD5) Previous issue date: 2007-01-22O presente trabalho tem por objetivo examinar teórica e metodologicamente a relação existente entre a definição, como texto/discurso, e o processo de formação de conceitos científicos, mais especificamente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das quatro séries finais do Ensino Fundamental. Vislumbro a possibilidade de que a definição constitua-se, por um lado, eficaz instrumento de avaliação dos conceitos científicos formados ao longo dessas séries e, por outro, elemento didática e cognitivamente mediador na formação de novos conceitos científicos em todas as disciplinas que compõem o currículo do referido nível de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9692/388587.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICAENSINO FUNDAMENTALPORTUGUÊS - ENSINOAPRENDIZAGEMCONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃOCONCEITOS (LINGÜÍSTICA)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388587.pdf.jpg388587.pdf.jpgimage/jpeg3015http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/3/388587.pdf.jpgedf1efa62c719b6a81a67e82c7f74ad6MD53TEXT388587.pdf.txt388587.pdf.txttext/plain163069http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/2/388587.pdf.txtabbea296c921bbe614c11bd48fcfa17fMD52ORIGINAL388587.pdfapplication/pdf395735http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/1/388587.pdf12fde300b79081efae104af6db0c9571MD51tede/21242015-04-17 16:57:01.804oai:tede2.pucrs.br:tede/2124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental |
title |
A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental |
spellingShingle |
A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental Rowell, Vania Morales LINGÜÍSTICA ENSINO FUNDAMENTAL PORTUGUÊS - ENSINO APRENDIZAGEM CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃO CONCEITOS (LINGÜÍSTICA) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental |
title_full |
A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental |
title_fullStr |
A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental |
title_sort |
A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental |
author |
Rowell, Vania Morales |
author_facet |
Rowell, Vania Morales |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Poersch, José Marcelino |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:08412723015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783165E9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:29954331883 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750088E9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rowell, Vania Morales |
contributor_str_mv |
Poersch, José Marcelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGÜÍSTICA ENSINO FUNDAMENTAL PORTUGUÊS - ENSINO APRENDIZAGEM CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃO CONCEITOS (LINGÜÍSTICA) |
topic |
LINGÜÍSTICA ENSINO FUNDAMENTAL PORTUGUÊS - ENSINO APRENDIZAGEM CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)COGNIÇÃO CONCEITOS (LINGÜÍSTICA) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
O presente trabalho tem por objetivo examinar teórica e metodologicamente a relação existente entre a definição, como texto/discurso, e o processo de formação de conceitos científicos, mais especificamente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das quatro séries finais do Ensino Fundamental. Vislumbro a possibilidade de que a definição constitua-se, por um lado, eficaz instrumento de avaliação dos conceitos científicos formados ao longo dessas séries e, por outro, elemento didática e cognitivamente mediador na formação de novos conceitos científicos em todas as disciplinas que compõem o currículo do referido nível de ensino |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-04-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:39:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROWELL, Vania Morales. A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124 |
identifier_str_mv |
ROWELL, Vania Morales. A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/3/388587.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/2/388587.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2124/1/388587.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edf1efa62c719b6a81a67e82c7f74ad6 abbea296c921bbe614c11bd48fcfa17f 12fde300b79081efae104af6db0c9571 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765284121214976 |