Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giovanny Bezerra da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10856
Resumo: Este trabalho ressalta a importância do ensino da variação linguística aos anos finais do ensino fundamental, destacando sua relevância para uma educação inclusiva e eficaz. Em que a diversidade linguística, muitas vezes é negligenciada, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em uma fase crucial como os anos finais do ensino fundamental, onde os alunos desenvolvem habilidades linguísticas e comunicativas mais complexas. Este trabalho teve como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma cartilha, sob o formato de cartilha educativa, sobre a variação linguística destinada à promoção dos respeitos às variedades estigmatizadas de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, esta pesquisa se baseia nos princípios teóricos da Sociolinguística Variacionista de (Bagno, 1999); (Bortoni, 2009), na qual investigam a relação entre linguagem e sociedade. Reconhecendo a importância de incorporar esses conhecimentos no ensino de línguas. Refere-se a um estudo de metodologia descritiva-exploratória para o desenvolvimento de um material didático, no qual foi elaborado no formato de cartilha educativa para a promoção e respeito às variações linguísticas. O processo de construção da pesquisa compreendeu quatro etapas: a) Pesquisa exploratória; b) Elaboração do texto base utilizado na cartilha educativa; c) Escolha dos tópicos e elementos ultilizados e o ensino sobre os quatros componentes da variação linguística e d) Elaboração do material “Caminhos da palavra: Uma jornada pela variação linguística”. No presente estudo, foi elaborado e descrito o processo de construção da cartilha educativa, para ser introduzido estrategicamente na rotina desse público.
id UFER_887d5c0255e8242a49f776dad6659351
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10856
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino FundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAVariação linguísticaAnos finais do Ensino FundamentalCartilha educativaDiversidade linguísticaEste trabalho ressalta a importância do ensino da variação linguística aos anos finais do ensino fundamental, destacando sua relevância para uma educação inclusiva e eficaz. Em que a diversidade linguística, muitas vezes é negligenciada, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em uma fase crucial como os anos finais do ensino fundamental, onde os alunos desenvolvem habilidades linguísticas e comunicativas mais complexas. Este trabalho teve como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma cartilha, sob o formato de cartilha educativa, sobre a variação linguística destinada à promoção dos respeitos às variedades estigmatizadas de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, esta pesquisa se baseia nos princípios teóricos da Sociolinguística Variacionista de (Bagno, 1999); (Bortoni, 2009), na qual investigam a relação entre linguagem e sociedade. Reconhecendo a importância de incorporar esses conhecimentos no ensino de línguas. Refere-se a um estudo de metodologia descritiva-exploratória para o desenvolvimento de um material didático, no qual foi elaborado no formato de cartilha educativa para a promoção e respeito às variações linguísticas. O processo de construção da pesquisa compreendeu quatro etapas: a) Pesquisa exploratória; b) Elaboração do texto base utilizado na cartilha educativa; c) Escolha dos tópicos e elementos ultilizados e o ensino sobre os quatros componentes da variação linguística e d) Elaboração do material “Caminhos da palavra: Uma jornada pela variação linguística”. No presente estudo, foi elaborado e descrito o processo de construção da cartilha educativa, para ser introduzido estrategicamente na rotina desse público.23 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMartins, Mário Gleisse das ChagasSantos, Gabrielly Thiciane dosMartins, Mário Gleisse das ChagasSantos, Gabrielly Thiciane dosSales, Maria AliceCosta, Glenia Ellen SoaresSilva, Giovanny Bezerra da2024-07-03T14:16:46Z2024-07-03T14:16:46Z2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Giovanny Bezerra da. Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10856CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-03T22:16:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10856Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-03T22:16:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental
title Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental
spellingShingle Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental
Silva, Giovanny Bezerra da
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Variação linguística
Anos finais do Ensino Fundamental
Cartilha educativa
Diversidade linguística
title_short Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental
title_sort Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental
author Silva, Giovanny Bezerra da
author_facet Silva, Giovanny Bezerra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Mário Gleisse das Chagas
Santos, Gabrielly Thiciane dos
Martins, Mário Gleisse das Chagas
Santos, Gabrielly Thiciane dos
Sales, Maria Alice
Costa, Glenia Ellen Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giovanny Bezerra da
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Variação linguística
Anos finais do Ensino Fundamental
Cartilha educativa
Diversidade linguística
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Variação linguística
Anos finais do Ensino Fundamental
Cartilha educativa
Diversidade linguística
description Este trabalho ressalta a importância do ensino da variação linguística aos anos finais do ensino fundamental, destacando sua relevância para uma educação inclusiva e eficaz. Em que a diversidade linguística, muitas vezes é negligenciada, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em uma fase crucial como os anos finais do ensino fundamental, onde os alunos desenvolvem habilidades linguísticas e comunicativas mais complexas. Este trabalho teve como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma cartilha, sob o formato de cartilha educativa, sobre a variação linguística destinada à promoção dos respeitos às variedades estigmatizadas de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, esta pesquisa se baseia nos princípios teóricos da Sociolinguística Variacionista de (Bagno, 1999); (Bortoni, 2009), na qual investigam a relação entre linguagem e sociedade. Reconhecendo a importância de incorporar esses conhecimentos no ensino de línguas. Refere-se a um estudo de metodologia descritiva-exploratória para o desenvolvimento de um material didático, no qual foi elaborado no formato de cartilha educativa para a promoção e respeito às variações linguísticas. O processo de construção da pesquisa compreendeu quatro etapas: a) Pesquisa exploratória; b) Elaboração do texto base utilizado na cartilha educativa; c) Escolha dos tópicos e elementos ultilizados e o ensino sobre os quatros componentes da variação linguística e d) Elaboração do material “Caminhos da palavra: Uma jornada pela variação linguística”. No presente estudo, foi elaborado e descrito o processo de construção da cartilha educativa, para ser introduzido estrategicamente na rotina desse público.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03T14:16:46Z
2024-07-03T14:16:46Z
2024-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Giovanny Bezerra da. Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10856
identifier_str_mv SILVA, Giovanny Bezerra da. Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747474267504640