Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3323 |
Resumo: | O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica. |
id |
P_RS_d6f6cc15de84401048d912dff9245ed1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3323 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:99693950097http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762810Z3Nörnberg, Igor Ferreira2015-04-14T14:12:24Z2008-06-132008-03-26NÖRNBERG, Igor Ferreira. Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3323Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401955.pdf: 1832763 bytes, checksum: e5aefe2b7b6d88960f5f3a2fd7b7cb80 (MD5) Previous issue date: 2008-03-26O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12591/401955.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaCIÊNCIAS - ENSINOMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOHISTÓRIA EM QUADRINHOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCiência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401955.pdf.jpg401955.pdf.jpgimage/jpeg2520http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/3/401955.pdf.jpga1ac78765b6dd48dcd54bb7a33a19813MD53TEXT401955.pdf.txt401955.pdf.txttext/plain175486http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/2/401955.pdf.txt29c05d5f683c1f8891f2b4f41607bdd0MD52ORIGINAL401955.pdfapplication/pdf1832763http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/1/401955.pdfe5aefe2b7b6d88960f5f3a2fd7b7cb80MD51tede/33232015-04-17 15:59:58.154oai:tede2.pucrs.br:tede/3323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos |
title |
Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos |
spellingShingle |
Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos Nörnberg, Igor Ferreira CIÊNCIAS - ENSINO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO HISTÓRIA EM QUADRINHOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos |
title_full |
Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos |
title_fullStr |
Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos |
title_sort |
Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos |
author |
Nörnberg, Igor Ferreira |
author_facet |
Nörnberg, Igor Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00705080030 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:99693950097 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762810Z3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nörnberg, Igor Ferreira |
contributor_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIÊNCIAS - ENSINO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO HISTÓRIA EM QUADRINHOS |
topic |
CIÊNCIAS - ENSINO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO HISTÓRIA EM QUADRINHOS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NÖRNBERG, Igor Ferreira. Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3323 |
identifier_str_mv |
NÖRNBERG, Igor Ferreira. Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/3/401955.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/2/401955.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/1/401955.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1ac78765b6dd48dcd54bb7a33a19813 29c05d5f683c1f8891f2b4f41607bdd0 e5aefe2b7b6d88960f5f3a2fd7b7cb80 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765292509822976 |