Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nörnberg, Igor Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3323
Resumo: O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica.
id P_RS_d6f6cc15de84401048d912dff9245ed1
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3323
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:99693950097http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762810Z3Nörnberg, Igor Ferreira2015-04-14T14:12:24Z2008-06-132008-03-26NÖRNBERG, Igor Ferreira. Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3323Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401955.pdf: 1832763 bytes, checksum: e5aefe2b7b6d88960f5f3a2fd7b7cb80 (MD5) Previous issue date: 2008-03-26O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12591/401955.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaCIÊNCIAS - ENSINOMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOHISTÓRIA EM QUADRINHOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCiência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401955.pdf.jpg401955.pdf.jpgimage/jpeg2520http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/3/401955.pdf.jpga1ac78765b6dd48dcd54bb7a33a19813MD53TEXT401955.pdf.txt401955.pdf.txttext/plain175486http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/2/401955.pdf.txt29c05d5f683c1f8891f2b4f41607bdd0MD52ORIGINAL401955.pdfapplication/pdf1832763http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/1/401955.pdfe5aefe2b7b6d88960f5f3a2fd7b7cb80MD51tede/33232015-04-17 15:59:58.154oai:tede2.pucrs.br:tede/3323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
title Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
spellingShingle Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
Nörnberg, Igor Ferreira
CIÊNCIAS - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
title_full Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
title_fullStr Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
title_sort Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
author Nörnberg, Igor Ferreira
author_facet Nörnberg, Igor Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Roque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00705080030
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:99693950097
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762810Z3
dc.contributor.author.fl_str_mv Nörnberg, Igor Ferreira
contributor_str_mv Moraes, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
topic CIÊNCIAS - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NÖRNBERG, Igor Ferreira. Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3323
identifier_str_mv NÖRNBERG, Igor Ferreira. Ciência em revista : a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/3/401955.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/2/401955.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3323/1/401955.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1ac78765b6dd48dcd54bb7a33a19813
29c05d5f683c1f8891f2b4f41607bdd0
e5aefe2b7b6d88960f5f3a2fd7b7cb80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292509822976