Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvares, Valéria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12142
Resumo: Students generally do not feel very close to physics and consider it beyond their realities and capabilities. Physics teachers can use various teaching techniques to try desmistifying this and presenting scientific knowledge in a more palatable and accessible way to students. In a world with so much technology from scientific studies that is increasingly embedded in everyday life, it is helpful to learn the principles of physics involved in these subjects and make them natural. The product described here is simple to use and could be used for engaging students in the subjects covered, as well as promoting peer interaction, which can be very helpful in teaching. Comic books can be a didactic tool, providing interesting learning resources according to Vygotsky's theories, the theorist chosen to guide the theme in question. The application of the product can be done in all grades of elementary school, from the early years to the end. We describe a teaching process that values the development of higher mental processes using thought language or written thought, materialized in comics that express internalized concepts or signs. Peer interaction is valued during the creative process, which can enhance the social aspects of those involved and promote scientific teaching using popular tools that bring ordinary people closer together.
id SCAR_9d931a268ca1ed80930d3d4cfe144487
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12142
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Alvares, ValériaSilva, Fernanda Keila Marinho dahttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567Cruz, Tersio Guilherme de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0705292304279277http://lattes.cnpq.br/480653273361672112a42441-54a8-491f-b6e8-da82f7e6f4cc2020-01-16T11:47:09Z2020-01-16T11:47:09Z2019-12-13ALVARES, Valéria. Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12142.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12142Students generally do not feel very close to physics and consider it beyond their realities and capabilities. Physics teachers can use various teaching techniques to try desmistifying this and presenting scientific knowledge in a more palatable and accessible way to students. In a world with so much technology from scientific studies that is increasingly embedded in everyday life, it is helpful to learn the principles of physics involved in these subjects and make them natural. The product described here is simple to use and could be used for engaging students in the subjects covered, as well as promoting peer interaction, which can be very helpful in teaching. Comic books can be a didactic tool, providing interesting learning resources according to Vygotsky's theories, the theorist chosen to guide the theme in question. The application of the product can be done in all grades of elementary school, from the early years to the end. We describe a teaching process that values the development of higher mental processes using thought language or written thought, materialized in comics that express internalized concepts or signs. Peer interaction is valued during the creative process, which can enhance the social aspects of those involved and promote scientific teaching using popular tools that bring ordinary people closer together.Os alunos, em geral, não se sentem muito próximos da Física e a consideram algo além de suas realidades e capacidades. Professores de Física podem usar diversas técnicas de ensino para tentar desmistificar isso e apresentar os conhecimentos científicos de modo mais palatável e acessível aos alunos. Em um mundo com tanta tecnologia, proveniente dos estudos científicos e que está cada vez mais inserida nas vidas cotidianas, é útil aprender os princípios da Física envolvidos nesses assuntos e torná-los algo natural. O produto que se descreve aqui é de uso simples e pode ser aplicado para maior envolvimento dos alunos nos assuntos abordados, bem como para promover a interação entre os pares, o que pode ser muito proveitoso no Ensino. As Histórias em Quadrinhos podem ser uma ferramenta didática, disponibilizando recursos interessantes de aprendizagem, de acordo com as teorias de Vigotski, o teórico escolhido para orientar o tema em questão. A aplicação do produto pode ser feita em todas as séries do Ensino básico, desde os anos iniciais até os finais. Descreve-se um processo de ensino que valoriza o desenvolvimento dos processos mentais superiores pela utilização da linguagem pensada ou do pensamento escrito, materializado nas histórias em quadrinhos que expressam os conceitos ou signos internalizados. Valoriza-se a interação entre pares durante o processo de criação, o que pode aprimorar os aspectos sociais dos envolvidos e promover o ensino científico utilizando ferramentas populares que aproximam as pessoas comuns.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)PROFISICA TURMA 2017porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsinoEnsino de FísicaFísica em QuadrinhosHistória em QuadrinhosTeachingComicsComics in teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOFisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensinoPhysics in Comics: teacher support material using comics in teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600b400bf78-8361-42ac-9663-1a8c72e3f790reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdissertacao-depósito-valeriaalvares.pdfdissertacao-depósito-valeriaalvares.pdfarquivo principalapplication/pdf3718829https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/1/dissertacao-dep%c3%b3sito-valeriaalvares.pdf2db12ea6fdaedb6f0d6417afad09c48bMD51produtoeducacional.pdfprodutoeducacional.pdfapêndice Aapplication/pdf14987101https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/2/produtoeducacional.pdf5aa4e0d6664e3b0b099c78c320a5fbe9MD52carta comprovante assinada.pdfcarta comprovante assinada.pdfcarta do orientadorapplication/pdf1998704https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/3/carta%20comprovante%20assinada.pdf04a1a37b1cd03b100b876a6a8e4caf1fMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTdissertacao-depósito-valeriaalvares.pdf.txtdissertacao-depósito-valeriaalvares.pdf.txtExtracted texttext/plain175022https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/5/dissertacao-dep%c3%b3sito-valeriaalvares.pdf.txtb24c29615f6f827f2212a7b24e782c55MD55produtoeducacional.pdf.txtprodutoeducacional.pdf.txtExtracted texttext/plain35184https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/7/produtoeducacional.pdf.txt938e951d1fdbe4d641a533faf525b105MD57carta comprovante assinada.pdf.txtcarta comprovante assinada.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/9/carta%20comprovante%20assinada.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD59THUMBNAILdissertacao-depósito-valeriaalvares.pdf.jpgdissertacao-depósito-valeriaalvares.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10761https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/6/dissertacao-dep%c3%b3sito-valeriaalvares.pdf.jpg68b0eb4ddcb61cf4d1a460984ea3e100MD56produtoeducacional.pdf.jpgprodutoeducacional.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg22940https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/8/produtoeducacional.pdf.jpgdd59d09f53e29efc73d6736b43bb8309MD58carta comprovante assinada.pdf.jpgcarta comprovante assinada.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9984https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/10/carta%20comprovante%20assinada.pdf.jpgba91e8079e6f89a775beeead472c83a2MD510ufscar/121422023-09-18 18:31:48.319oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12142Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:48Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Physics in Comics: teacher support material using comics in teaching
title Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino
spellingShingle Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino
Alvares, Valéria
Ensino
Ensino de Física
Física em Quadrinhos
História em Quadrinhos
Teaching
Comics
Comics in teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino
title_full Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino
title_fullStr Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino
title_full_unstemmed Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino
title_sort Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino
author Alvares, Valéria
author_facet Alvares, Valéria
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4806532733616721
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvares, Valéria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Fernanda Keila Marinho da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6390725197649567
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cruz, Tersio Guilherme de Souza
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0705292304279277
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12a42441-54a8-491f-b6e8-da82f7e6f4cc
contributor_str_mv Silva, Fernanda Keila Marinho da
Cruz, Tersio Guilherme de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ensino de Física
Física em Quadrinhos
História em Quadrinhos
Teaching
Comics
Comics in teaching
topic Ensino
Ensino de Física
Física em Quadrinhos
História em Quadrinhos
Teaching
Comics
Comics in teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Students generally do not feel very close to physics and consider it beyond their realities and capabilities. Physics teachers can use various teaching techniques to try desmistifying this and presenting scientific knowledge in a more palatable and accessible way to students. In a world with so much technology from scientific studies that is increasingly embedded in everyday life, it is helpful to learn the principles of physics involved in these subjects and make them natural. The product described here is simple to use and could be used for engaging students in the subjects covered, as well as promoting peer interaction, which can be very helpful in teaching. Comic books can be a didactic tool, providing interesting learning resources according to Vygotsky's theories, the theorist chosen to guide the theme in question. The application of the product can be done in all grades of elementary school, from the early years to the end. We describe a teaching process that values the development of higher mental processes using thought language or written thought, materialized in comics that express internalized concepts or signs. Peer interaction is valued during the creative process, which can enhance the social aspects of those involved and promote scientific teaching using popular tools that bring ordinary people closer together.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-16T11:47:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-16T11:47:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVARES, Valéria. Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12142.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12142
identifier_str_mv ALVARES, Valéria. Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12142.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv b400bf78-8361-42ac-9663-1a8c72e3f790
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/1/dissertacao-dep%c3%b3sito-valeriaalvares.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/2/produtoeducacional.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/3/carta%20comprovante%20assinada.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/5/dissertacao-dep%c3%b3sito-valeriaalvares.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/7/produtoeducacional.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/9/carta%20comprovante%20assinada.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/6/dissertacao-dep%c3%b3sito-valeriaalvares.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/8/produtoeducacional.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12142/10/carta%20comprovante%20assinada.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2db12ea6fdaedb6f0d6417afad09c48b
5aa4e0d6664e3b0b099c78c320a5fbe9
04a1a37b1cd03b100b876a6a8e4caf1f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
b24c29615f6f827f2212a7b24e782c55
938e951d1fdbe4d641a533faf525b105
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
68b0eb4ddcb61cf4d1a460984ea3e100
dd59d09f53e29efc73d6736b43bb8309
ba91e8079e6f89a775beeead472c83a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136368829169664