O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519 |
Resumo: | O presente trabalho investiga como uma proposta pedagógica que oportuniza processos de criação pode provocar mudanças no entendimento de atividades que envolvem situações-problema e, desta maneira, interferir nas ações e atitudes, tanto do aluno quanto do professor, desenvolvendo uma maior conscientização sobre situações ligadas às suas realidades. Apresenta, como participantes da investigação, professores e alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre, RS. Adota a investigação-ação como concepção de trabalho, encontrando na espiral de quatro focos sua inspiração, descrevendose o movimento correspondente aos dois primeiros ciclos dessa espiral. O primeiro ciclo representa uma tomada de consciência sobre como o aluno compreende atividades que envolvem situações-problema e como o professor atua nessas atividades, assim como as suas ações face às circunstâncias que delas emergem. O segundo ciclo representa uma desconstrução de verdades e certezas, com vistas a uma (re)construção de propostas pedagógicas. Interpreta-se esses movimentos por meio de análise de conteúdo sobre todos os textos, tanto os produzidos pelos alunos como aqueles resultantes das observações e das entrevistas, obtendo-se um texto que propõe o diálogo entre a teoria e a prática, no sentido de melhor compreender o que significa trabalhar com situações-problema no ensino da Matemática. |
id |
P_RS_f63c40a561eedf8833409b6ee51bdfd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3519 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cury, Helena NoronhaCPF:9004430527http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5CPF:51401967000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785604T6Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín2015-04-14T14:13:15Z2007-08-282005-12-22SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341301.pdf: 5429133 bytes, checksum: 04e93123ba2d2ac418e7d3410658c3e1 (MD5) Previous issue date: 2005-12-22O presente trabalho investiga como uma proposta pedagógica que oportuniza processos de criação pode provocar mudanças no entendimento de atividades que envolvem situações-problema e, desta maneira, interferir nas ações e atitudes, tanto do aluno quanto do professor, desenvolvendo uma maior conscientização sobre situações ligadas às suas realidades. Apresenta, como participantes da investigação, professores e alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre, RS. Adota a investigação-ação como concepção de trabalho, encontrando na espiral de quatro focos sua inspiração, descrevendose o movimento correspondente aos dois primeiros ciclos dessa espiral. O primeiro ciclo representa uma tomada de consciência sobre como o aluno compreende atividades que envolvem situações-problema e como o professor atua nessas atividades, assim como as suas ações face às circunstâncias que delas emergem. O segundo ciclo representa uma desconstrução de verdades e certezas, com vistas a uma (re)construção de propostas pedagógicas. Interpreta-se esses movimentos por meio de análise de conteúdo sobre todos os textos, tanto os produzidos pelos alunos como aqueles resultantes das observações e das entrevistas, obtendo-se um texto que propõe o diálogo entre a teoria e a prática, no sentido de melhor compreender o que significa trabalhar com situações-problema no ensino da Matemática.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12771/341301.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOENSINO FUNDAMENTALPEDAGOGIAMATEMÁTICA - ENSINOPESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO trabalho com situações-problema : um processo de conscientizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL341301.pdf.jpg341301.pdf.jpgimage/jpeg3693http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/3/341301.pdf.jpgc30a3d5f56896879997d193d69e90357MD53TEXT341301.pdf.txt341301.pdf.txttext/plain271158http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/2/341301.pdf.txt67e47adaec7a312e067d7ed1b6bfa529MD52ORIGINAL341301.pdfapplication/pdf5429133http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/1/341301.pdf04e93123ba2d2ac418e7d3410658c3e1MD51tede/35192015-04-30 08:15:38.553oai:tede2.pucrs.br:tede/3519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização |
title |
O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização |
spellingShingle |
O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO ENSINO FUNDAMENTAL PEDAGOGIA MATEMÁTICA - ENSINO PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização |
title_full |
O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização |
title_fullStr |
O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização |
title_full_unstemmed |
O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização |
title_sort |
O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização |
author |
Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín |
author_facet |
Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cury, Helena Noronha |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:9004430527 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:51401967000 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785604T6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín |
contributor_str_mv |
Cury, Helena Noronha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO ENSINO FUNDAMENTAL PEDAGOGIA MATEMÁTICA - ENSINO PESQUISA EDUCACIONAL |
topic |
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO ENSINO FUNDAMENTAL PEDAGOGIA MATEMÁTICA - ENSINO PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho investiga como uma proposta pedagógica que oportuniza processos de criação pode provocar mudanças no entendimento de atividades que envolvem situações-problema e, desta maneira, interferir nas ações e atitudes, tanto do aluno quanto do professor, desenvolvendo uma maior conscientização sobre situações ligadas às suas realidades. Apresenta, como participantes da investigação, professores e alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre, RS. Adota a investigação-ação como concepção de trabalho, encontrando na espiral de quatro focos sua inspiração, descrevendose o movimento correspondente aos dois primeiros ciclos dessa espiral. O primeiro ciclo representa uma tomada de consciência sobre como o aluno compreende atividades que envolvem situações-problema e como o professor atua nessas atividades, assim como as suas ações face às circunstâncias que delas emergem. O segundo ciclo representa uma desconstrução de verdades e certezas, com vistas a uma (re)construção de propostas pedagógicas. Interpreta-se esses movimentos por meio de análise de conteúdo sobre todos os textos, tanto os produzidos pelos alunos como aqueles resultantes das observações e das entrevistas, obtendo-se um texto que propõe o diálogo entre a teoria e a prática, no sentido de melhor compreender o que significa trabalhar com situações-problema no ensino da Matemática. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-12-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519 |
identifier_str_mv |
SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/3/341301.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/2/341301.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/1/341301.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c30a3d5f56896879997d193d69e90357 67e47adaec7a312e067d7ed1b6bfa529 04e93123ba2d2ac418e7d3410658c3e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293795377152 |