O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519
Resumo: O presente trabalho investiga como uma proposta pedagógica que oportuniza processos de criação pode provocar mudanças no entendimento de atividades que envolvem situações-problema e, desta maneira, interferir nas ações e atitudes, tanto do aluno quanto do professor, desenvolvendo uma maior conscientização sobre situações ligadas às suas realidades. Apresenta, como participantes da investigação, professores e alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre, RS. Adota a investigação-ação como concepção de trabalho, encontrando na espiral de quatro focos sua inspiração, descrevendose o movimento correspondente aos dois primeiros ciclos dessa espiral. O primeiro ciclo representa uma tomada de consciência sobre como o aluno compreende atividades que envolvem situações-problema e como o professor atua nessas atividades, assim como as suas ações face às circunstâncias que delas emergem. O segundo ciclo representa uma desconstrução de verdades e certezas, com vistas a uma (re)construção de propostas pedagógicas. Interpreta-se esses movimentos por meio de análise de conteúdo sobre todos os textos, tanto os produzidos pelos alunos como aqueles resultantes das observações e das entrevistas, obtendo-se um texto que propõe o diálogo entre a teoria e a prática, no sentido de melhor compreender o que significa trabalhar com situações-problema no ensino da Matemática.
id P_RS_f63c40a561eedf8833409b6ee51bdfd4
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3519
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Cury, Helena NoronhaCPF:9004430527http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5CPF:51401967000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785604T6Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín2015-04-14T14:13:15Z2007-08-282005-12-22SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341301.pdf: 5429133 bytes, checksum: 04e93123ba2d2ac418e7d3410658c3e1 (MD5) Previous issue date: 2005-12-22O presente trabalho investiga como uma proposta pedagógica que oportuniza processos de criação pode provocar mudanças no entendimento de atividades que envolvem situações-problema e, desta maneira, interferir nas ações e atitudes, tanto do aluno quanto do professor, desenvolvendo uma maior conscientização sobre situações ligadas às suas realidades. Apresenta, como participantes da investigação, professores e alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre, RS. Adota a investigação-ação como concepção de trabalho, encontrando na espiral de quatro focos sua inspiração, descrevendose o movimento correspondente aos dois primeiros ciclos dessa espiral. O primeiro ciclo representa uma tomada de consciência sobre como o aluno compreende atividades que envolvem situações-problema e como o professor atua nessas atividades, assim como as suas ações face às circunstâncias que delas emergem. O segundo ciclo representa uma desconstrução de verdades e certezas, com vistas a uma (re)construção de propostas pedagógicas. Interpreta-se esses movimentos por meio de análise de conteúdo sobre todos os textos, tanto os produzidos pelos alunos como aqueles resultantes das observações e das entrevistas, obtendo-se um texto que propõe o diálogo entre a teoria e a prática, no sentido de melhor compreender o que significa trabalhar com situações-problema no ensino da Matemática.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12771/341301.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOENSINO FUNDAMENTALPEDAGOGIAMATEMÁTICA - ENSINOPESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO trabalho com situações-problema : um processo de conscientizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL341301.pdf.jpg341301.pdf.jpgimage/jpeg3693http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/3/341301.pdf.jpgc30a3d5f56896879997d193d69e90357MD53TEXT341301.pdf.txt341301.pdf.txttext/plain271158http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/2/341301.pdf.txt67e47adaec7a312e067d7ed1b6bfa529MD52ORIGINAL341301.pdfapplication/pdf5429133http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/1/341301.pdf04e93123ba2d2ac418e7d3410658c3e1MD51tede/35192015-04-30 08:15:38.553oai:tede2.pucrs.br:tede/3519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização
title O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização
spellingShingle O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização
Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ENSINO FUNDAMENTAL
PEDAGOGIA
MATEMÁTICA - ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização
title_full O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização
title_fullStr O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização
title_full_unstemmed O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização
title_sort O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização
author Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín
author_facet Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:9004430527
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:51401967000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785604T6
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Maria Laura Feipe Bugarín
contributor_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ENSINO FUNDAMENTAL
PEDAGOGIA
MATEMÁTICA - ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
topic RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ENSINO FUNDAMENTAL
PEDAGOGIA
MATEMÁTICA - ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho investiga como uma proposta pedagógica que oportuniza processos de criação pode provocar mudanças no entendimento de atividades que envolvem situações-problema e, desta maneira, interferir nas ações e atitudes, tanto do aluno quanto do professor, desenvolvendo uma maior conscientização sobre situações ligadas às suas realidades. Apresenta, como participantes da investigação, professores e alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre, RS. Adota a investigação-ação como concepção de trabalho, encontrando na espiral de quatro focos sua inspiração, descrevendose o movimento correspondente aos dois primeiros ciclos dessa espiral. O primeiro ciclo representa uma tomada de consciência sobre como o aluno compreende atividades que envolvem situações-problema e como o professor atua nessas atividades, assim como as suas ações face às circunstâncias que delas emergem. O segundo ciclo representa uma desconstrução de verdades e certezas, com vistas a uma (re)construção de propostas pedagógicas. Interpreta-se esses movimentos por meio de análise de conteúdo sobre todos os textos, tanto os produzidos pelos alunos como aqueles resultantes das observações e das entrevistas, obtendo-se um texto que propõe o diálogo entre a teoria e a prática, no sentido de melhor compreender o que significa trabalhar com situações-problema no ensino da Matemática.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-12-22
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519
identifier_str_mv SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema : um processo de conscientização. 2005. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/3/341301.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/2/341301.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3519/1/341301.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c30a3d5f56896879997d193d69e90357
67e47adaec7a312e067d7ed1b6bfa529
04e93123ba2d2ac418e7d3410658c3e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293795377152