A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Karina de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527
Resumo: Este estudo investiga as opiniões de seis professores de Matemática, de três escolas de Ensino Fundamental, na Rede Pública de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Também pesquisei as relações do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunicação do professor de Matemática e seus posicionamentos sobre a importância das relações humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunicações e redes de relações com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a crença na força do vínculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a formação de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opiniões dos professores de Matemática, do Ensino Fundamental, de escolas públicas estaduais, sobre a influência dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Para aprofundar o tema direcionei questões que remetessem ao cotidiano das situações de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relevância, à medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Também remete ao contexto dos parâmetros/limites tão necessários em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois só assim serão criadas as condições para que ocorram o ensino e a aprendizagem.
id P_RS_00b6dc70a176b10d9b938e028bc44078
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3527
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maria Beatriz JacquesCPF:31673899072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3CPF:93341113053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594281P8Machado, Karina de Oliveira2015-04-14T14:13:17Z2007-10-262007-07-03MACHADO, Karina de Oliveira. A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396009.pdf: 490540 bytes, checksum: b56c1366199b9e1654ac1cf692088b1c (MD5) Previous issue date: 2007-07-03Este estudo investiga as opiniões de seis professores de Matemática, de três escolas de Ensino Fundamental, na Rede Pública de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Também pesquisei as relações do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunicação do professor de Matemática e seus posicionamentos sobre a importância das relações humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunicações e redes de relações com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a crença na força do vínculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a formação de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opiniões dos professores de Matemática, do Ensino Fundamental, de escolas públicas estaduais, sobre a influência dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Para aprofundar o tema direcionei questões que remetessem ao cotidiano das situações de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relevância, à medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Também remete ao contexto dos parâmetros/limites tão necessários em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois só assim serão criadas as condições para que ocorram o ensino e a aprendizagem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12833/396009.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOAPRENDIZAGEMAFETIVIDADEPSICOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL396009.pdf.jpg396009.pdf.jpgimage/jpeg3120http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/3/396009.pdf.jpgd8440b6cb12ce6bf1a28180287a326c2MD53TEXT396009.pdf.txt396009.pdf.txttext/plain166755http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/2/396009.pdf.txt592164325324c7fbb125871de7c01edbMD52ORIGINAL396009.pdfapplication/pdf490540http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/1/396009.pdfb56c1366199b9e1654ac1cf692088b1cMD51tede/35272015-04-17 15:59:58.972oai:tede2.pucrs.br:tede/3527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática
title A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática
spellingShingle A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática
Machado, Karina de Oliveira
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM
AFETIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática
title_full A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática
title_fullStr A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática
title_full_unstemmed A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática
title_sort A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática
author Machado, Karina de Oliveira
author_facet Machado, Karina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maria Beatriz Jacques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:31673899072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:93341113053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594281P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Karina de Oliveira
contributor_str_mv Ramos, Maria Beatriz Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM
AFETIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM
AFETIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo investiga as opiniões de seis professores de Matemática, de três escolas de Ensino Fundamental, na Rede Pública de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Também pesquisei as relações do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunicação do professor de Matemática e seus posicionamentos sobre a importância das relações humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunicações e redes de relações com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a crença na força do vínculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a formação de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opiniões dos professores de Matemática, do Ensino Fundamental, de escolas públicas estaduais, sobre a influência dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Para aprofundar o tema direcionei questões que remetessem ao cotidiano das situações de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relevância, à medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Também remete ao contexto dos parâmetros/limites tão necessários em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois só assim serão criadas as condições para que ocorram o ensino e a aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Karina de Oliveira. A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527
identifier_str_mv MACHADO, Karina de Oliveira. A percepção do professor sobre as relações interpessoais no ensino da matemática. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/3/396009.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/2/396009.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/1/396009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8440b6cb12ce6bf1a28180287a326c2
592164325324c7fbb125871de7c01edb
b56c1366199b9e1654ac1cf692088b1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293817397248