Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Cláudio Sooma
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659
Resumo: A partir do entrelaçamento de fontes primárias guardadas no Arquivo Pessoal de Fernando de Azevedo/IEB-USP com outras fontes secundárias, o texto discute os vestígios das influências da pedagogia e cultura norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo. Pretende-se, assim, contribuir para as investigações em história e história da educação relacionadas ao desenrolar do movimento escolanovista em terras brasileiras. Abstract From the interlacement of primary sources kept in the Personal Archive of Fernando de Azevedo/IEB-USP with other secondary sources, the text discusses the traces of the influences of American culture and pedagogy on Fernando de Azevedos’ educational thought. It is intended contribute to the investigation of the history and the history of education related to the development of the newschool movement in Brazil.Keywords History of Education; Newschool; Pedagogic Pragmatism; Methods of Education
id RBHE-1_74edf930478b846cc310859b2371d9d8
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38659
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de AzevedoHistória da EducaçãoEscolanovismoPragmatismo PedagógicoMétodos de EnsinoA partir do entrelaçamento de fontes primárias guardadas no Arquivo Pessoal de Fernando de Azevedo/IEB-USP com outras fontes secundárias, o texto discute os vestígios das influências da pedagogia e cultura norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo. Pretende-se, assim, contribuir para as investigações em história e história da educação relacionadas ao desenrolar do movimento escolanovista em terras brasileiras. Abstract From the interlacement of primary sources kept in the Personal Archive of Fernando de Azevedo/IEB-USP with other secondary sources, the text discusses the traces of the influences of American culture and pedagogy on Fernando de Azevedos’ educational thought. It is intended contribute to the investigation of the history and the history of education related to the development of the newschool movement in Brazil.Keywords History of Education; Newschool; Pedagogic Pragmatism; Methods of EducationRBHE2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659Revista Brasileira de História da Educação; Vol 5 No 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 5 Núm. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175Revista Brasileira de História da Educação; v. 5 n. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-1752238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659/20190Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Cláudio Sooma2022-02-22T22:19:59Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38659Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:59Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo
title Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo
spellingShingle Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo
Silva, José Cláudio Sooma
História da Educação
Escolanovismo
Pragmatismo Pedagógico
Métodos de Ensino
title_short Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo
title_full Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo
title_fullStr Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo
title_full_unstemmed Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo
title_sort Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo
author Silva, José Cláudio Sooma
author_facet Silva, José Cláudio Sooma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Cláudio Sooma
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Escolanovismo
Pragmatismo Pedagógico
Métodos de Ensino
topic História da Educação
Escolanovismo
Pragmatismo Pedagógico
Métodos de Ensino
description A partir do entrelaçamento de fontes primárias guardadas no Arquivo Pessoal de Fernando de Azevedo/IEB-USP com outras fontes secundárias, o texto discute os vestígios das influências da pedagogia e cultura norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo. Pretende-se, assim, contribuir para as investigações em história e história da educação relacionadas ao desenrolar do movimento escolanovista em terras brasileiras. Abstract From the interlacement of primary sources kept in the Personal Archive of Fernando de Azevedo/IEB-USP with other secondary sources, the text discusses the traces of the influences of American culture and pedagogy on Fernando de Azevedos’ educational thought. It is intended contribute to the investigation of the history and the history of education related to the development of the newschool movement in Brazil.Keywords History of Education; Newschool; Pedagogic Pragmatism; Methods of Education
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659/20190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 5 No 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 5 Núm. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175
Revista Brasileira de História da Educação; v. 5 n. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126529987411968