Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659 |
Resumo: | A partir do entrelaçamento de fontes primárias guardadas no Arquivo Pessoal de Fernando de Azevedo/IEB-USP com outras fontes secundárias, o texto discute os vestígios das influências da pedagogia e cultura norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo. Pretende-se, assim, contribuir para as investigações em história e história da educação relacionadas ao desenrolar do movimento escolanovista em terras brasileiras. Abstract From the interlacement of primary sources kept in the Personal Archive of Fernando de Azevedo/IEB-USP with other secondary sources, the text discusses the traces of the influences of American culture and pedagogy on Fernando de Azevedos’ educational thought. It is intended contribute to the investigation of the history and the history of education related to the development of the newschool movement in Brazil.Keywords History of Education; Newschool; Pedagogic Pragmatism; Methods of Education |
id |
RBHE-1_74edf930478b846cc310859b2371d9d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38659 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de AzevedoHistória da EducaçãoEscolanovismoPragmatismo PedagógicoMétodos de EnsinoA partir do entrelaçamento de fontes primárias guardadas no Arquivo Pessoal de Fernando de Azevedo/IEB-USP com outras fontes secundárias, o texto discute os vestígios das influências da pedagogia e cultura norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo. Pretende-se, assim, contribuir para as investigações em história e história da educação relacionadas ao desenrolar do movimento escolanovista em terras brasileiras. Abstract From the interlacement of primary sources kept in the Personal Archive of Fernando de Azevedo/IEB-USP with other secondary sources, the text discusses the traces of the influences of American culture and pedagogy on Fernando de Azevedos’ educational thought. It is intended contribute to the investigation of the history and the history of education related to the development of the newschool movement in Brazil.Keywords History of Education; Newschool; Pedagogic Pragmatism; Methods of EducationRBHE2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659Revista Brasileira de História da Educação; Vol 5 No 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 5 Núm. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175Revista Brasileira de História da Educação; v. 5 n. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-1752238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659/20190Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Cláudio Sooma2022-02-22T22:19:59Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38659Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:59Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo |
title |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo |
spellingShingle |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo Silva, José Cláudio Sooma História da Educação Escolanovismo Pragmatismo Pedagógico Métodos de Ensino |
title_short |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo |
title_full |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo |
title_fullStr |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo |
title_full_unstemmed |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo |
title_sort |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo |
author |
Silva, José Cláudio Sooma |
author_facet |
Silva, José Cláudio Sooma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Cláudio Sooma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Escolanovismo Pragmatismo Pedagógico Métodos de Ensino |
topic |
História da Educação Escolanovismo Pragmatismo Pedagógico Métodos de Ensino |
description |
A partir do entrelaçamento de fontes primárias guardadas no Arquivo Pessoal de Fernando de Azevedo/IEB-USP com outras fontes secundárias, o texto discute os vestígios das influências da pedagogia e cultura norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo. Pretende-se, assim, contribuir para as investigações em história e história da educação relacionadas ao desenrolar do movimento escolanovista em terras brasileiras. Abstract From the interlacement of primary sources kept in the Personal Archive of Fernando de Azevedo/IEB-USP with other secondary sources, the text discusses the traces of the influences of American culture and pedagogy on Fernando de Azevedos’ educational thought. It is intended contribute to the investigation of the history and the history of education related to the development of the newschool movement in Brazil.Keywords History of Education; Newschool; Pedagogic Pragmatism; Methods of Education |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38659/20190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 5 No 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 5 Núm. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175 Revista Brasileira de História da Educação; v. 5 n. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 139-175 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126529987411968 |