O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191 |
Resumo: | Proponho, nesta entrevista, uma viagem por palavras que, por serem ditas, constroem sentidos e imagens que fabricam utopias. O pretexto é o novo projeto de filme do realizador Edgar Pêra, intitulado Kartas Telepátykas. Neste percurso, não me coloco no lugar do crítico que julga um produto ou exclusivamente na fala de um académico, que tece considerações teóricas sobre um objeto, baseado em modelos de análise apriorísticos. Mergulhando na tecitura dialogante da arte, da literatura e da filosofia, discutem-se processos de adaptação para cinema, o papel da Inteligência Artificial na criação, o que é ser um espectador cósmico, como o foram Fernando Pessoa e H.P. Lovecraft, que Pêra (o canal telepático) põe em comunicação neste filme. Apresento, nestas investidas, os modos de produção de um artista, cujo discurso se formula em momentos irrepetíveis de entrevistas, com condições específicas de existência. Por isso, classifico este processo comunicativo em forma de conversas como autoetnografia. |
id |
RCAP_003c3d75cfc85abbb2b122fae6525238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: EntrevistaEdgar Pêra; Inteligência Artificial; Fernando Pessoa; H.P. Lovecraft; Kartas Telepátykas.Proponho, nesta entrevista, uma viagem por palavras que, por serem ditas, constroem sentidos e imagens que fabricam utopias. O pretexto é o novo projeto de filme do realizador Edgar Pêra, intitulado Kartas Telepátykas. Neste percurso, não me coloco no lugar do crítico que julga um produto ou exclusivamente na fala de um académico, que tece considerações teóricas sobre um objeto, baseado em modelos de análise apriorísticos. Mergulhando na tecitura dialogante da arte, da literatura e da filosofia, discutem-se processos de adaptação para cinema, o papel da Inteligência Artificial na criação, o que é ser um espectador cósmico, como o foram Fernando Pessoa e H.P. Lovecraft, que Pêra (o canal telepático) põe em comunicação neste filme. Apresento, nestas investidas, os modos de produção de um artista, cujo discurso se formula em momentos irrepetíveis de entrevistas, com condições específicas de existência. Por isso, classifico este processo comunicativo em forma de conversas como autoetnografia.In this interview, I propose a journey through words that, by being spoken, construct meanings and images that manufacture utopias. The pretext is the new film project by portuguese filmmaker Edgar Pêra, entitled Kartas Telepátykas/Telepathic Letters. In this journey, I don't put myself in the shoes of a critic who judges a product or exclusively in the shoes of an academic who makes theoretical considerations about an object, based on a priori models of analysis. Immersing myself in the dialogical weaving of art, literature and philosophy, I discuss processes of adaptation for cinema, the role of Artificial Intelligence in creation, what it means to be a cosmic spectator, like Fernando Pessoa and H.P. Lovecraft, whom Pêra (the telepathic channel) communicates with in this film. In these onslaughts, I present the modes of production of an artist, whose discourse is formulated in unrepeatable moments of interviews, with specific conditions of existence. I therefore classify this communicative process in the form of conversations as autoethnography.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 4 n. 1 (2024): Discurso de ódio online: impactos, prevenção e intervenção (em preparação)2184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Teresa2024-03-05T04:00:51Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:23.890510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista |
title |
O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista |
spellingShingle |
O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista Lima, Teresa Edgar Pêra; Inteligência Artificial; Fernando Pessoa; H.P. Lovecraft; Kartas Telepátykas. |
title_short |
O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista |
title_full |
O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista |
title_fullStr |
O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista |
title_full_unstemmed |
O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista |
title_sort |
O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista |
author |
Lima, Teresa |
author_facet |
Lima, Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Edgar Pêra; Inteligência Artificial; Fernando Pessoa; H.P. Lovecraft; Kartas Telepátykas. |
topic |
Edgar Pêra; Inteligência Artificial; Fernando Pessoa; H.P. Lovecraft; Kartas Telepátykas. |
description |
Proponho, nesta entrevista, uma viagem por palavras que, por serem ditas, constroem sentidos e imagens que fabricam utopias. O pretexto é o novo projeto de filme do realizador Edgar Pêra, intitulado Kartas Telepátykas. Neste percurso, não me coloco no lugar do crítico que julga um produto ou exclusivamente na fala de um académico, que tece considerações teóricas sobre um objeto, baseado em modelos de análise apriorísticos. Mergulhando na tecitura dialogante da arte, da literatura e da filosofia, discutem-se processos de adaptação para cinema, o papel da Inteligência Artificial na criação, o que é ser um espectador cósmico, como o foram Fernando Pessoa e H.P. Lovecraft, que Pêra (o canal telepático) põe em comunicação neste filme. Apresento, nestas investidas, os modos de produção de um artista, cujo discurso se formula em momentos irrepetíveis de entrevistas, com condições específicas de existência. Por isso, classifico este processo comunicativo em forma de conversas como autoetnografia. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191 |
url |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 4 n. 1 (2024): Discurso de ódio online: impactos, prevenção e intervenção (em preparação) 2184-8661 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137787949088768 |