O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Teresa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191
Resumo: Proponho, nesta entrevista, uma viagem por palavras que, por serem ditas, constroem sentidos e imagens que fabricam utopias. O pretexto é o novo projeto de filme do realizador Edgar Pêra, intitulado Kartas Telepátykas. Neste percurso, não me coloco no lugar do crítico que julga um produto ou exclusivamente na fala de um académico, que tece considerações teóricas sobre um objeto, baseado em modelos de análise apriorísticos. Mergulhando na tecitura dialogante da arte, da literatura e da filosofia, discutem-se processos de adaptação para cinema, o papel da Inteligência Artificial na criação, o que é ser um espectador cósmico, como o foram Fernando Pessoa e H.P. Lovecraft, que Pêra (o canal telepático) põe em comunicação neste filme. Apresento, nestas investidas, os modos de produção de um artista, cujo discurso se formula em momentos irrepetíveis de entrevistas, com condições específicas de existência. Por isso, classifico este processo comunicativo em forma de conversas como autoetnografia.
id RCAP_003c3d75cfc85abbb2b122fae6525238
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: EntrevistaEdgar Pêra; Inteligência Artificial; Fernando Pessoa; H.P. Lovecraft; Kartas Telepátykas.Proponho, nesta entrevista, uma viagem por palavras que, por serem ditas, constroem sentidos e imagens que fabricam utopias. O pretexto é o novo projeto de filme do realizador Edgar Pêra, intitulado Kartas Telepátykas. Neste percurso, não me coloco no lugar do crítico que julga um produto ou exclusivamente na fala de um académico, que tece considerações teóricas sobre um objeto, baseado em modelos de análise apriorísticos. Mergulhando na tecitura dialogante da arte, da literatura e da filosofia, discutem-se processos de adaptação para cinema, o papel da Inteligência Artificial na criação, o que é ser um espectador cósmico, como o foram Fernando Pessoa e H.P. Lovecraft, que Pêra (o canal telepático) põe em comunicação neste filme. Apresento, nestas investidas, os modos de produção de um artista, cujo discurso se formula em momentos irrepetíveis de entrevistas, com condições específicas de existência. Por isso, classifico este processo comunicativo em forma de conversas como autoetnografia.In this interview, I propose a journey through words that, by being spoken, construct meanings and images that manufacture utopias. The pretext is the new film project by portuguese filmmaker Edgar Pêra, entitled Kartas Telepátykas/Telepathic Letters. In this journey, I don't put myself in the shoes of a critic who judges a product or exclusively in the shoes of an academic who makes theoretical considerations about an object, based on a priori models of analysis. Immersing myself in the dialogical weaving of art, literature and philosophy, I discuss processes of adaptation for cinema, the role of Artificial Intelligence in creation, what it means to be a cosmic spectator, like Fernando Pessoa and H.P. Lovecraft, whom Pêra (the telepathic channel) communicates with in this film. In these onslaughts, I present the modes of production of an artist, whose discourse is formulated in unrepeatable moments of interviews, with specific conditions of existence. I therefore classify this communicative process in the form of conversations as autoethnography.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 4 n. 1 (2024): Discurso de ódio online: impactos, prevenção e intervenção (em preparação)2184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Teresa2024-03-05T04:00:51Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:23.890510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista
title O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista
spellingShingle O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista
Lima, Teresa
Edgar Pêra; Inteligência Artificial; Fernando Pessoa; H.P. Lovecraft; Kartas Telepátykas.
title_short O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista
title_full O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista
title_fullStr O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista
title_full_unstemmed O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista
title_sort O novo brinquedo de Edgar Pêra ou sobre a inquietude do cinema de ideias: Entrevista
author Lima, Teresa
author_facet Lima, Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Edgar Pêra; Inteligência Artificial; Fernando Pessoa; H.P. Lovecraft; Kartas Telepátykas.
topic Edgar Pêra; Inteligência Artificial; Fernando Pessoa; H.P. Lovecraft; Kartas Telepátykas.
description Proponho, nesta entrevista, uma viagem por palavras que, por serem ditas, constroem sentidos e imagens que fabricam utopias. O pretexto é o novo projeto de filme do realizador Edgar Pêra, intitulado Kartas Telepátykas. Neste percurso, não me coloco no lugar do crítico que julga um produto ou exclusivamente na fala de um académico, que tece considerações teóricas sobre um objeto, baseado em modelos de análise apriorísticos. Mergulhando na tecitura dialogante da arte, da literatura e da filosofia, discutem-se processos de adaptação para cinema, o papel da Inteligência Artificial na criação, o que é ser um espectador cósmico, como o foram Fernando Pessoa e H.P. Lovecraft, que Pêra (o canal telepático) põe em comunicação neste filme. Apresento, nestas investidas, os modos de produção de um artista, cujo discurso se formula em momentos irrepetíveis de entrevistas, com condições específicas de existência. Por isso, classifico este processo comunicativo em forma de conversas como autoetnografia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191
url https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/191
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 4 n. 1 (2024): Discurso de ódio online: impactos, prevenção e intervenção (em preparação)
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137787949088768