Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alexandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Margarida, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15231
Resumo: Nesta comunicação focamo-nos no trabalho realizado com base numa tarefa de organização e tratamento de dados, numa perspetiva de ensino exploratório, para compreender como é que o estudo de aula promove o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores do 1.º ciclo envolvidos. Prestamos particular atenção à fase de escolha e preparação de uma tarefa para a aula de investigação, ao trabalho realizado em sala de aula e à reflexão pós-aula. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. As participantes são cinco professoras do 1.º ciclo e a primeira autora, que dinamizou o estudo de aula. Os dados foram recolhidos por observação participante pela primeira autora desta comunicação, com a elaboração de um diário de bordo, recolha documental e gravação áudio das sessões de trabalho e vídeo da aula assistida. Os resultados mostram que as professoras participantes valorizam o ensino exploratório com tarefas desafiadoras e que reconhecem a importância de tirar partido de situações próximas da realidade dos alunos, usando tarefas matemáticas com significado, capazes de tornar as aprendizagens contextualizadas e transversais ao currículo. Na preparação da tarefa procuram antecipar dificuldades e introduzir adaptações que facilitem o trabalho dos alunos, sem diminuir o grau de dificuldade da tarefa. Na reflexão pós-aula consideram que as decisões tomadas na preparação da aula e a antecipação das dificuldades dos alunos contribuíram para a eficácia na gestão da aula e valorizam a discussão e apresentação de estratégias no quadro. A opinião dos alunos manifestada no final da aula reforça a importância deste tipo de tarefas.
id RCAP_0045c5769bafdd122572da4dbaa48b4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15231
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dadosConhecimento didáticoEstudo de aulaGestão curricularOrganização e tratamento de dadosCurriculum managementData organization and handlingDidactic knowledgeLesson studyNesta comunicação focamo-nos no trabalho realizado com base numa tarefa de organização e tratamento de dados, numa perspetiva de ensino exploratório, para compreender como é que o estudo de aula promove o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores do 1.º ciclo envolvidos. Prestamos particular atenção à fase de escolha e preparação de uma tarefa para a aula de investigação, ao trabalho realizado em sala de aula e à reflexão pós-aula. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. As participantes são cinco professoras do 1.º ciclo e a primeira autora, que dinamizou o estudo de aula. Os dados foram recolhidos por observação participante pela primeira autora desta comunicação, com a elaboração de um diário de bordo, recolha documental e gravação áudio das sessões de trabalho e vídeo da aula assistida. Os resultados mostram que as professoras participantes valorizam o ensino exploratório com tarefas desafiadoras e que reconhecem a importância de tirar partido de situações próximas da realidade dos alunos, usando tarefas matemáticas com significado, capazes de tornar as aprendizagens contextualizadas e transversais ao currículo. Na preparação da tarefa procuram antecipar dificuldades e introduzir adaptações que facilitem o trabalho dos alunos, sem diminuir o grau de dificuldade da tarefa. Na reflexão pós-aula consideram que as decisões tomadas na preparação da aula e a antecipação das dificuldades dos alunos contribuíram para a eficácia na gestão da aula e valorizam a discussão e apresentação de estratégias no quadro. A opinião dos alunos manifestada no final da aula reforça a importância deste tipo de tarefas.Abstract: In this communication, we focus on the work carried out based on a task of data organization and handling, from an exploratory teaching perspective, to understand how lesson study promotes the development of didactic knowledge of the teachers of 1st cycle involved. We pay particular attention to the phase of choosing and preparing a task for the research lesson, the work carried out in the classroom and post-lesson discussion. The investigation follows a qualitative approach and the interpretive paradigm. The participants are five teachers from the 1st cycle and the first author, who led the lesson study. Data were collected through participant observation by the first author of this communication, with the preparation of a logbook, document collection and audio recording of the work sessions and video of the assisted class. The results show that the participating teachers value exploratory teaching with challenging tasks and that they recognize the importance of taking advantage of situations close to the students’ reality, using mathematical tasks with meaning, capable of making learning contextualized and transversal to the curriculum. In preparing the task, they seek to anticipate difficulties and introduce adaptations that make the students’ work easier, without reducing the degree of difficulty of the task. In the post-lesson discussion, they consider that the decisions taken in the preparation of the lesson and the anticipation of students’ difficulties contributed to the effectiveness of lesson management. They also valued the discussion and presentation of strategies on the board. The students’ opinions expressed at the end of the lesson reinforce the importance of this type of task.RCIPLSouza, AlexandraRodrigues, MargaridaPonte, João Pedro da2023-01-04T10:42:51Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15231porSouza, A., Rodrigues, M., & Ponte, J. P. (2021). Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em Organização e Tratamento de Dados. Investigação em Educação Matemática 2021: Capacidades matemáticas Transversais, 93-107.2182-0023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:56.287260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados
title Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados
spellingShingle Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados
Souza, Alexandra
Conhecimento didático
Estudo de aula
Gestão curricular
Organização e tratamento de dados
Curriculum management
Data organization and handling
Didactic knowledge
Lesson study
title_short Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados
title_full Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados
title_fullStr Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados
title_full_unstemmed Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados
title_sort Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dados
author Souza, Alexandra
author_facet Souza, Alexandra
Rodrigues, Margarida
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Rodrigues, Margarida
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alexandra
Rodrigues, Margarida
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento didático
Estudo de aula
Gestão curricular
Organização e tratamento de dados
Curriculum management
Data organization and handling
Didactic knowledge
Lesson study
topic Conhecimento didático
Estudo de aula
Gestão curricular
Organização e tratamento de dados
Curriculum management
Data organization and handling
Didactic knowledge
Lesson study
description Nesta comunicação focamo-nos no trabalho realizado com base numa tarefa de organização e tratamento de dados, numa perspetiva de ensino exploratório, para compreender como é que o estudo de aula promove o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores do 1.º ciclo envolvidos. Prestamos particular atenção à fase de escolha e preparação de uma tarefa para a aula de investigação, ao trabalho realizado em sala de aula e à reflexão pós-aula. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. As participantes são cinco professoras do 1.º ciclo e a primeira autora, que dinamizou o estudo de aula. Os dados foram recolhidos por observação participante pela primeira autora desta comunicação, com a elaboração de um diário de bordo, recolha documental e gravação áudio das sessões de trabalho e vídeo da aula assistida. Os resultados mostram que as professoras participantes valorizam o ensino exploratório com tarefas desafiadoras e que reconhecem a importância de tirar partido de situações próximas da realidade dos alunos, usando tarefas matemáticas com significado, capazes de tornar as aprendizagens contextualizadas e transversais ao currículo. Na preparação da tarefa procuram antecipar dificuldades e introduzir adaptações que facilitem o trabalho dos alunos, sem diminuir o grau de dificuldade da tarefa. Na reflexão pós-aula consideram que as decisões tomadas na preparação da aula e a antecipação das dificuldades dos alunos contribuíram para a eficácia na gestão da aula e valorizam a discussão e apresentação de estratégias no quadro. A opinião dos alunos manifestada no final da aula reforça a importância deste tipo de tarefas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-01-04T10:42:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15231
url http://hdl.handle.net/10400.21/15231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souza, A., Rodrigues, M., & Ponte, J. P. (2021). Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em Organização e Tratamento de Dados. Investigação em Educação Matemática 2021: Capacidades matemáticas Transversais, 93-107.
2182-0023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133501538172928