A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sodré, Raquel Nogueira Caldas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54830
Resumo: As novas tecnologias e, principalmente, a internet possibilitaram o surgimento de novas formas de trabalho — algumas delas criadas de maneira autônoma, a partir do próprio estilo de vida dos sujeitos. Este trabalho analisa as experiências de indivíduos que criaram modelos de negócios a partir dos seus valores, da sua ética pessoal, das suas necessidades e, em última instância, do seu estilo de vida, identificando os motivos que os levaram a essa decisão, as principais dificuldades que encontraram no caminho e a relação que estabelecem com os seus públicos. Além disso, a pesquisa analisa três metodologias de negócios e de branding, com o objetivo de compreender quais ferramentas podem ser utilizadas na monetização de estilo de vida. No fim do trabalho, a pesquisa apresenta uma proposta metodológica que oferece uma estrutura e um percurso que orienta e facilita o processo de tomada de decisão para aqueles que desejam criar os seus próprios modelos de negócio a partir do seu estilo de vida.
id RCAP_005069b4fb976c9b0db4d88df6d696d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de açãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesAs novas tecnologias e, principalmente, a internet possibilitaram o surgimento de novas formas de trabalho — algumas delas criadas de maneira autônoma, a partir do próprio estilo de vida dos sujeitos. Este trabalho analisa as experiências de indivíduos que criaram modelos de negócios a partir dos seus valores, da sua ética pessoal, das suas necessidades e, em última instância, do seu estilo de vida, identificando os motivos que os levaram a essa decisão, as principais dificuldades que encontraram no caminho e a relação que estabelecem com os seus públicos. Além disso, a pesquisa analisa três metodologias de negócios e de branding, com o objetivo de compreender quais ferramentas podem ser utilizadas na monetização de estilo de vida. No fim do trabalho, a pesquisa apresenta uma proposta metodológica que oferece uma estrutura e um percurso que orienta e facilita o processo de tomada de decisão para aqueles que desejam criar os seus próprios modelos de negócio a partir do seu estilo de vida.New technologies and, particularly, the internet have enabled the emergence of new ways of working—with some having been developed independently based on a person’s lifestyle. This paper analyses the experiences of individuals who have created business models based on their values, their personal ethics, their needs, and ultimately, their lifestyles— identifying the reasons that led them to this decision, the main difficulties they encountered along the way, and the relationship they have established with their stakeholders. Additionally, the research for this paper analyses three business-model and branding methodologies, with the aim of understanding which tools can be used in lifestyle monetisation. By the end of this paper, the research presents a methodological proposal that offers a framework and a path that guides and facilitates the decision-making process for those who wish to create their own business models based on their own lifestyle.Gomes, Nelson PinheiroRepositório da Universidade de LisboaSodré, Raquel Nogueira Caldas2022-10-18T16:56:14Z2022-04-072021-09-152022-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54830TID:203005899pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:35.651694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação
title A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação
spellingShingle A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação
Sodré, Raquel Nogueira Caldas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação
title_full A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação
title_fullStr A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação
title_full_unstemmed A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação
title_sort A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação
author Sodré, Raquel Nogueira Caldas
author_facet Sodré, Raquel Nogueira Caldas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Nelson Pinheiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sodré, Raquel Nogueira Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description As novas tecnologias e, principalmente, a internet possibilitaram o surgimento de novas formas de trabalho — algumas delas criadas de maneira autônoma, a partir do próprio estilo de vida dos sujeitos. Este trabalho analisa as experiências de indivíduos que criaram modelos de negócios a partir dos seus valores, da sua ética pessoal, das suas necessidades e, em última instância, do seu estilo de vida, identificando os motivos que os levaram a essa decisão, as principais dificuldades que encontraram no caminho e a relação que estabelecem com os seus públicos. Além disso, a pesquisa analisa três metodologias de negócios e de branding, com o objetivo de compreender quais ferramentas podem ser utilizadas na monetização de estilo de vida. No fim do trabalho, a pesquisa apresenta uma proposta metodológica que oferece uma estrutura e um percurso que orienta e facilita o processo de tomada de decisão para aqueles que desejam criar os seus próprios modelos de negócio a partir do seu estilo de vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15
2022-10-18T16:56:14Z
2022-04-07
2022-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54830
TID:203005899
url http://hdl.handle.net/10451/54830
identifier_str_mv TID:203005899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134608131883008