A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54830 |
Resumo: | As novas tecnologias e, principalmente, a internet possibilitaram o surgimento de novas formas de trabalho — algumas delas criadas de maneira autônoma, a partir do próprio estilo de vida dos sujeitos. Este trabalho analisa as experiências de indivíduos que criaram modelos de negócios a partir dos seus valores, da sua ética pessoal, das suas necessidades e, em última instância, do seu estilo de vida, identificando os motivos que os levaram a essa decisão, as principais dificuldades que encontraram no caminho e a relação que estabelecem com os seus públicos. Além disso, a pesquisa analisa três metodologias de negócios e de branding, com o objetivo de compreender quais ferramentas podem ser utilizadas na monetização de estilo de vida. No fim do trabalho, a pesquisa apresenta uma proposta metodológica que oferece uma estrutura e um percurso que orienta e facilita o processo de tomada de decisão para aqueles que desejam criar os seus próprios modelos de negócio a partir do seu estilo de vida. |
id |
RCAP_005069b4fb976c9b0db4d88df6d696d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/54830 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de açãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesAs novas tecnologias e, principalmente, a internet possibilitaram o surgimento de novas formas de trabalho — algumas delas criadas de maneira autônoma, a partir do próprio estilo de vida dos sujeitos. Este trabalho analisa as experiências de indivíduos que criaram modelos de negócios a partir dos seus valores, da sua ética pessoal, das suas necessidades e, em última instância, do seu estilo de vida, identificando os motivos que os levaram a essa decisão, as principais dificuldades que encontraram no caminho e a relação que estabelecem com os seus públicos. Além disso, a pesquisa analisa três metodologias de negócios e de branding, com o objetivo de compreender quais ferramentas podem ser utilizadas na monetização de estilo de vida. No fim do trabalho, a pesquisa apresenta uma proposta metodológica que oferece uma estrutura e um percurso que orienta e facilita o processo de tomada de decisão para aqueles que desejam criar os seus próprios modelos de negócio a partir do seu estilo de vida.New technologies and, particularly, the internet have enabled the emergence of new ways of working—with some having been developed independently based on a person’s lifestyle. This paper analyses the experiences of individuals who have created business models based on their values, their personal ethics, their needs, and ultimately, their lifestyles— identifying the reasons that led them to this decision, the main difficulties they encountered along the way, and the relationship they have established with their stakeholders. Additionally, the research for this paper analyses three business-model and branding methodologies, with the aim of understanding which tools can be used in lifestyle monetisation. By the end of this paper, the research presents a methodological proposal that offers a framework and a path that guides and facilitates the decision-making process for those who wish to create their own business models based on their own lifestyle.Gomes, Nelson PinheiroRepositório da Universidade de LisboaSodré, Raquel Nogueira Caldas2022-10-18T16:56:14Z2022-04-072021-09-152022-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54830TID:203005899pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:35.651694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação |
title |
A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação |
spellingShingle |
A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação Sodré, Raquel Nogueira Caldas Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação |
title_full |
A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação |
title_fullStr |
A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação |
title_full_unstemmed |
A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação |
title_sort |
A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de ação |
author |
Sodré, Raquel Nogueira Caldas |
author_facet |
Sodré, Raquel Nogueira Caldas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Nelson Pinheiro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sodré, Raquel Nogueira Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
As novas tecnologias e, principalmente, a internet possibilitaram o surgimento de novas formas de trabalho — algumas delas criadas de maneira autônoma, a partir do próprio estilo de vida dos sujeitos. Este trabalho analisa as experiências de indivíduos que criaram modelos de negócios a partir dos seus valores, da sua ética pessoal, das suas necessidades e, em última instância, do seu estilo de vida, identificando os motivos que os levaram a essa decisão, as principais dificuldades que encontraram no caminho e a relação que estabelecem com os seus públicos. Além disso, a pesquisa analisa três metodologias de negócios e de branding, com o objetivo de compreender quais ferramentas podem ser utilizadas na monetização de estilo de vida. No fim do trabalho, a pesquisa apresenta uma proposta metodológica que oferece uma estrutura e um percurso que orienta e facilita o processo de tomada de decisão para aqueles que desejam criar os seus próprios modelos de negócio a partir do seu estilo de vida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-15 2022-10-18T16:56:14Z 2022-04-07 2022-04-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/54830 TID:203005899 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/54830 |
identifier_str_mv |
TID:203005899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134608131883008 |