Educação sexual em meio escolar : relação entre os currículos prescrito, real e experienciado: dimensões psicológica e sociológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Soraia Pereira Marinheiro dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18409
Resumo: A presente investigação teve como finalidade averiguar a (des)continuidade existente entre o currículo prescrito, o currículo real e o currículo experienciado de Educação Sexual em meio escolar no contexto da disciplina de Educação para a Cidadania, em particular no que respeita ao contemplar as dimensões psicológica e sociológica. O quadro teórico de referência da investigação integra como temáticas orientadoras: i) o currículo e o desenvolvimento curricular e ii) a educação para a saúde: educação sexual em meio escolar. Seguindo uma abordagem qualitativa, segundo um plano de estudo de caso, o estudo foi realizado com uma turma do 6.º ano do ensino básico. Na recolha de dados usaram-se instrumentos no âmbito das técnicas de inquérito, observação e análise documental. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, a partir da análise dos dados recolhidos, apontam para a existência de pontos de continuidade entre os três níveis do currículo, prescrito, real e experienciado, de Educação Sexual em meio escolar no contexto da disciplina de Educação para a Cidadania, no que respeita às dimensões psicológica e sociológica. De um modo mais específico, os conteúdos (consignados, em particular, na Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril) que parecem ter continuidade, no âmbito da dimensão psicológica, são Normalidade, importância e frequência das suas variantes biopsicológicas e Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas e, no âmbito da dimensão sociológica, Diversidade e respeito.
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