Educação sexual em meio escolar : relação entre os currículos prescrito, real e experienciado: dimensões psicológica e sociológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18409 |
Resumo: | A presente investigação teve como finalidade averiguar a (des)continuidade existente entre o currículo prescrito, o currículo real e o currículo experienciado de Educação Sexual em meio escolar no contexto da disciplina de Educação para a Cidadania, em particular no que respeita ao contemplar as dimensões psicológica e sociológica. O quadro teórico de referência da investigação integra como temáticas orientadoras: i) o currículo e o desenvolvimento curricular e ii) a educação para a saúde: educação sexual em meio escolar. Seguindo uma abordagem qualitativa, segundo um plano de estudo de caso, o estudo foi realizado com uma turma do 6.º ano do ensino básico. Na recolha de dados usaram-se instrumentos no âmbito das técnicas de inquérito, observação e análise documental. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, a partir da análise dos dados recolhidos, apontam para a existência de pontos de continuidade entre os três níveis do currículo, prescrito, real e experienciado, de Educação Sexual em meio escolar no contexto da disciplina de Educação para a Cidadania, no que respeita às dimensões psicológica e sociológica. De um modo mais específico, os conteúdos (consignados, em particular, na Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril) que parecem ter continuidade, no âmbito da dimensão psicológica, são Normalidade, importância e frequência das suas variantes biopsicológicas e Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas e, no âmbito da dimensão sociológica, Diversidade e respeito. |
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Educação sexual em meio escolar : relação entre os currículos prescrito, real e experienciado: dimensões psicológica e sociológicaEducação sexualEnsino básico 2º cicloDesenvolvimento dos currículosSexualidadeDesenvolvimento dos adolescentesA presente investigação teve como finalidade averiguar a (des)continuidade existente entre o currículo prescrito, o currículo real e o currículo experienciado de Educação Sexual em meio escolar no contexto da disciplina de Educação para a Cidadania, em particular no que respeita ao contemplar as dimensões psicológica e sociológica. O quadro teórico de referência da investigação integra como temáticas orientadoras: i) o currículo e o desenvolvimento curricular e ii) a educação para a saúde: educação sexual em meio escolar. Seguindo uma abordagem qualitativa, segundo um plano de estudo de caso, o estudo foi realizado com uma turma do 6.º ano do ensino básico. Na recolha de dados usaram-se instrumentos no âmbito das técnicas de inquérito, observação e análise documental. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, a partir da análise dos dados recolhidos, apontam para a existência de pontos de continuidade entre os três níveis do currículo, prescrito, real e experienciado, de Educação Sexual em meio escolar no contexto da disciplina de Educação para a Cidadania, no que respeita às dimensões psicológica e sociológica. De um modo mais específico, os conteúdos (consignados, em particular, na Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril) que parecem ter continuidade, no âmbito da dimensão psicológica, são Normalidade, importância e frequência das suas variantes biopsicológicas e Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas e, no âmbito da dimensão sociológica, Diversidade e respeito.This research aimed to investigate the (dis) continuity between the prescribed curriculum, real curriculum and the curriculum experienced sexual education in schools in the context of the discipline of Education for Citizenship, in particular with regard to contemplate the dimensions psychological and sociological. The theoretical framework of the research includes reference as guiding themes: i) the curriculum and curriculum development and ii) health education: sex education in schools. Following a qualitative approach, according to a case study plan, the study was conducted with a group of the 6th year of primary school. In the data collection instruments were used, within the survey techniques, observation and document analysis. In data analysis, the preferred technique was content analysis. The results obtained from the analysis of the collected data point to the existence of points of continuity between the three levels of the curriculum, prescribed, real and experienced, sexual education in schools in the context of the discipline of Education for Citizenship in with regard to the psychological and sociological dimensions. In a more specific way, the contents (set out, in particular, in Order No. 196-A / 2010 of 9 April) that seem to have continuity within the psychological dimension, are Normality, importance and frequency of variants bio-psychological and Prevention of ill-treatment and unfair approaches and within the sociological dimension, Diversity and respect.Universidade de Aveiro2017-09-28T09:05:04Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18409TID:201594609porSantos, Soraia Pereira Marinheiro dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:55Zoai:ria.ua.pt:10773/18409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:08.188406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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