Temas de história contemporânea : a utilização didática do documento no ensino-aprendizagem da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janes, José Cristiano Mendes, 1984-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29842
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
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Estas propostas foram postas em prática durante o trabalho de intervenção letiva, do Curso de Mestrado, na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, situada em Lisboa. Nesta intervenção, foi abordado o legado do Liberalismo; corrente que se expandiu pelo mundo ocidental, durante a primeira metade do século XIX, fruto da ideologia das Luzes e das Revoluções Liberais, e que defende, fundamentalmente, a liberdade individual, a igualdade perante a lei e a propriedade privada. Relativamente à intervenção letiva no 12.º ano, foi tratado o impacto da crise dos anos 30 e a emergência das opções totalitárias que vieram degradar, rapidamente, o ambiente internacional, colocando a humanidade à beira de um novo conflito mundial. Abordámos, também, a problemática do mundo capitalista no contexto da Guerra Fria. Depois da Guerra da Coreia, os Estados Unidos da América, não só apostaram no rearmamento, como levaram a cabo uma vasta ação diplomática que visava edificar um sistema de alianças de defesa. Assumindo o papel de líderes das democracias liberais face ao comunismo, delinearam uma estratégia que visou cercar o bloco comunista com a construção de barreiras defensivas e dissuadir a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas de um conflito armado. Com repercussões marcantes nas intervenções letivas, ao longo do Curso de Mestrado desenvolvemos o sentimento de que à Escola e, em especial, à História cabe uma missão de grande importância: educar para a cidadania. Abrimos, desse modo, o campo para a promoção de aquisições científicas sólidas e, simultaneamente, ao nível do agir, para a integração de hábitos de ponderação de opções, promotoras da intervenção consciente e democrática dos jovens na vida coletiva.The current Report on Supervised Teaching Practice presents itself as a didactic proposal on Contemporary History subjects on the following modules: Module 5 – Liberalism’s legacy in the 1st half of the 19th century, which integrates the 11th year’s program; Module 7 – Crisis, Ideological conflicts and cultural mutations during the 1st half of the 20th century and Module 8 – Portugal and the Second World War’s world in the beginning of the 80’s – Internal policy and international context, which integrate the 12th year’s program. These proposals were put into practice during the schooling intervention, pertaining the Master’s Degree, at Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, in Lisbon. In these intervention, it was approached the Liberalism’s legacy; current which expanded throughout the occidental world, during the 1st half of the 19th century, fruit of the Enlightenment and Liberal Revolutions ideology, which stands for individual liberty, equality facing the Law and private property. As to the schooling intervention in the 12th year, it was approached the impact of the 30’s crisis and the emergence of totalitarian regimes which rapidly deteriorated the international community, setting it on the brink of a new world conflict. It was also approached the capitalist world’s problematic in the Cold War context. After the Korean War, the United States of America, not only focused on rearmament but also on a vast scale diplomatic action which sought to edify a new system of defence alliances. Assuming the liberal democracies leader’s role opposing communism, the USA etched a strategy that aimed to surround the Communist Block with the construction of defensive barriers and dissuade the Union of Soviet Socialist Republics of an armed conflict. With marking repercussions on the schooling interventions, throughout the Master’s Degree was developed the feeling that to the Academia, and especially, to the study of History is entailed a mission of the utmost importance: education for democratic citizenship. It is given, as such, the room for the promotion of solid scientific acquisitions and, simultaneously, as regards to an active pose, for the integration of pondering habits and options that promote conscious and democratic intervention by the youth on the life of the collectivity.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaJanes, José Cristiano Mendes, 1984-2017-11-23T16:10:34Z20172017-06-142017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10451/29842TID:201916517porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:39.954179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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