Temas de história moderna e contemporânea : a utilização do documento no ensino-aprendizagem da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marcelo Filipe Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/35367
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
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spelling Temas de história moderna e contemporânea : a utilização do documento no ensino-aprendizagem da históriaHistória moderna e contemporâneaMotivaçãoEnsinoAprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta-se inseridos como uma proposta didáctica sobre os conteúdos de História Moderna e Contemporânea inseridos nos seguintes módulos: Módulo 3 – Reforço das Economias Nacionais e Tentativas de Controlo do Comércio e A Hegemonia Económica Britânica: Condições de Sucesso e Arranque Industrial; Módulo 4 – Antecedentes E Conjuntura (1807 a 1820), A Revolução de 1820 e As dificuldades de Implantação da Ordem Liberal (1820-1834), que se inserem no programa de 11º ano. Estas propostas foram postas em prática durante o trabalho de intervenção lectiva, do Curso de Mestrado, na Escola Secundária Camilo de Castelo Branco, situada em Carnaxide. Nestas intervenções, foi abordado o Mercantilismo; corrente económica que se expandiu pelo mundo ocidental, durante a parte final do século XVI e durante o século XVII, que visava numa prática económica para fortalecer os Estados no panorama internacional, contribuindo para o engrandecimento dos monarcas e do Estado que deveria assegurar a riqueza ao país, reforçando o seu poder económico e o seu tesouro, pelo que a rivalidade entre os Estados aumento, devido à procura do controlo da circulação da moeda. A Hegemonia Britânica durante o século XVIII, que controlava economicamente controlava a Europa e o mundo, resultante de um grande medida do comércio colonial. A liderança inglesa no comércio ultramarino face às potências europeias proporcionou não só o desenvolvimento do mercado externo, como acabou por fomentar o dinamismo do mercado interno. Os comerciantes ingleses detinham um lugar de importância no comércio colonial, que proporcionava grandes lucros e permitia a acumulação de capitais. O vasto espaço do seu Império , permitiu-lhes beneficiar do exclusivo colonial e da posse de uma poderosa frota. No final do século XVII, Londres tornou-se um entreposto comercial mundial. Relativamente às intervenções lectivas no segundo período, foi tratado as invasões francesas devido ao Bloqueio Continental. As invasões que levaram à fuga da família real para o Brasil, temendo o príncipe regente ser tomado refém por Napoleão. Derrotadas as três invasões o Marechal Beresford fica a mando de Portugal, onde exerceu grande repressão contra os que tentassem conspirar contra a presença inglesa. A ausência da família real desagradava aos Portugueses, pois viam-se como uma colónia do Brasil. No entanto, com a abertura dos portos brasileiros no Tratado de 1810, que resultou numa quebra das receitas alfandegárias para Portugal, e autorizou a instalação de manufaturas no Brasil, lesando os interesses da burguesia do Porto e de Lisboa. O ambiente político, social e económica em Portugal agravava-se e as ideias liberais começaram a se difundir. Com a formação do Sinédrio em 1818, que irá engendrar um plano para reaver Portugal dos ingleses. Com dois levantamentos militares e formarem a Junta Provisional do Governo Supremo do Reino de Portugal onde manterá a ordem e forma uma nova regência que pede a volta do Rei do Brasil e que jure a Constituição de 1822. Com a morte do rei D. João VI, o reino era se dividir em das facções os Liberais liderados pelo seu filho mais velho, D. Pedro e os Absolutistas, sendo o líder o filho mais novo, D. Miguel, a guerra civil portuguesa estava instaurada A História tem uma grande missão que serve para educar sobre o passado ao aluno. Pois, a partir deste conhecimento o aluno terá noção dos acontecimentos passados e, dessa forma, saberá defender-se com esse conhecimento. Sem memória não existe ciência.The current Report on Supervised Teaching Practice presents itself as a didactic proposal on Modern and Contemporary History subjects on the following modules: Module 3 - Strengthening of the National Economies and Trade Control Attempts and The British Economic Hegemony: Conditions of Success and Industrial Start-up; Module 4 - Backgrounds and Conjuncture (1807 to 1820), The Revolution of 1820 and The Difficulties of Implantation of the Liberal Order (1820- 1834), which are part of the 11th year program. These proposals were put into practice during the intervention of the Master Course, at Escola Secundária de Camilo de Castelo Branco, in Lisbon, Carnaxide. In these interventions, Mercantilism was approached; economic trend that expanded in the western world during the late sixteenth and seventeenth centuries, aimed at economic practice to strengthen states on the international scene, contributing to the growth of monarchs and the state that should ensure wealth at the country, reinforcing its economic power and its treasury, so that the rivalry between states increased, due to the demand for control of the circulation of currency. The British Hegemony, during the eighteenth century, which economically controlled Europe and the world, resulting from a large measure of colonial trade. The British leadership in overseas trade with the European powers has not only contributed to the development of the external market, but has also fostered the dynamism of the internal market. English merchants held a place of importance in colonial commerce, which provided great profits and allowed the accumulation of capital. The vast space of their Empire, allowed them to benefit from the exclusive colonial and possession of a powerful fleet. At the end of the seventeenth century, London became a world trading center commerce. Regarding the lectures in the second period, the French invasions due to the Continental Blockade were treated. The invasions that led to the flight of the royal family to Brazil, fearing the prince regent be taken hostage by Napoleon. After the three invasions, Marshal Beresford was commanded by Portugal, where he exercised great repression against those who tried to conspire against the English presence in Portugal. The absence of the royal family displeased the portuguese, for they saw themselves as a colony of Brazil. However, with the opening of Brazilian ports in the Treaty of 1810, which resulted in a fall in customs revenues for Portugal, and authorized the nstallation of manufactures in Brazil, damaging the interests of the merchants of Porto and Lisbon. The political, social and economic environment in Portugal was aggravated and liberal ideas began to spread. With the formation of the Sinédrio ,in 1818, which will engender a plan to recover Portugal from the English. With two military withdrawals and form the Provisional Council of the Supreme Government of the Kingdom of Portugal where it will maintain the order and forms a new regency that requests the return of the King to Portugal to swear the Constitution of 1822. With the death of the King, D. João VI, the kingdom was divided into two factions: the liberal factions led by his eldest son, D. Pedro and the absolutists, the leader being the youngest son, D. Miguel, the Portuguese civil war was established. History has a great mission that serves to educate about the past to the students. For from this knowledge the student will have a notion of past events and, in this way, will know how to defend himself with this knowledge. Because without memory there is no science.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Marcelo Filipe Vieira2018-11-16T17:59:12Z20182018-09-242018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35367TID:202193594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:31:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:49.898507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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