Temas de história moderna e contemporânea : o ensino de conceitos em história : uma proposta didática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/35158 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
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Temas de história moderna e contemporânea : o ensino de conceitos em história : uma proposta didáticaHistória modernaHistória contemporâneaHistória - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta-se como uma proposta didática sobre os conteúdos de História Moderna e Contemporânea inseridos nos seguintes três módulos: Módulo 4, A Europa nos Séculos XVII e XVIII - Sociedade, Poder e Dinâmicas Sociais; e Módulo 5, O Liberalismo - Ideologia e Revolução, Modelos e Práticas nos Séculos XVIII e XIX, do 11º ano de escolaridade; e Módulo 7, Crises, Embates Ideológicos e Mutações Culturais na Primeira Metade do Século XX, pertencente ao 12º ano. Esta proposta foi posta em prática através da lecionação de aulas levada a cabo durante o ano escolar de 2017/18 na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. Nas lições do 11º ano abordámos as grandes temáticas do mercantilismo e da Revolução Americana. Quanto à primeira, procurámos compreender e caracterizar o mercantilismo como doutrina económica, distinguindo o modelo francês do inglês, e reconhecendo nas suas práticas comerciais modos de afirmação das economias nacionais. Como preâmbulo conceptual, estabelecemos o relacionamento entre a existência dos impérios ultramarinos com o desenvolvimento do capitalismo comercial. A identificação das áreas coloniais disputadas, e da rivalidade franco-britânica que culminou na Guerra dos Sete Anos, agilizou o estabelecimento de uma ponte temática e conceptual para a Revolução Americana, em que se logrou relacionar os princípios da Declaração de Independência de 1776 e da Constituição de 1787 com a aplicação dos ideais iluministas, bem como a compreensão mais ampla das revoluções liberais como uma afirmação da igualdade de direitos e da soberania nacional. Relativamente às aulas do 12º ano, lecionámos sobre o Fascismo Italiano e o Nacional-Socialismo Alemão, caracterizando ambas as ideologias, e promovendo a compreensão da expansão dos regimes autoritários como um reflexo do problema do enquadramento das massas na vida política em países em que a democracia representativa não se consolidara. Paralelamente, recapitulámos em termos gerais o pensamento ocidental desde a época das Luzes, procurando interrelacionar os conceitos- chave que explicam as dicotomias do pensamento revolucionário e contrarrevolucionário, os pressupostos filosóficos dos movimentos progressistas e conservadores, da revolução e da reação, para que as raízes mais profundas, e as causas suficientes e formais que explicam o surgimento dos movimentos fascistas, fossem devidamente compreendidas. Finalmente, avaliámos o peso das massas nas transformações socioculturais, identificando formas de controlo do comportamento das mesmas. Ao longo de todas as aulas lecionadas, empregámos invariavelmente uma metodologia expositiva e de constante interpelação dos alunos, centrada no ensino dos conceitos-chave de cada matéria, com uso frequente do manual para resolução exercícios e interpretação de documentos, resumindo lógica e estruturadamente os pontos tratados e construindo pontes conceptuais para a atualidade.The Supervised Teaching Practice Report is presented as a didactical proposal on the subjects of Modern and Contemporary History included in the three following modules: Module 4, Europe in the 17th and 18th Centuries - Society, Power and Social Dynamics, and Module 5, Liberalism - Ideology and Revolution, Models and Practices in the 18th and 19th Centuries, for the 11th grade; and Module 7, Crises, Ideological Clashes and Cultural Mutations in the First Half of the 20th Century, for the 12th grade. This proposal was put into practice by teaching classes during the school year of 2017-2018 in the Maria Amália Vaz de Carvalho High School in Lisbon. In the 11th grade classes we addressed the major themes of Mercantilism and the American Revolution. As to the former, we sought to understand and define Mercantilism as an economic doctrine, distinguishing the French model from the English, and acknowledging in their commercial practices, methods of strengthening national economies. As a conceptual preamble, we established the relationship between the existence of the overseas empires and the development of commercial capitalism. The identification of the disputed colonial areas and of the Franco-British rivalry that culminated in the Seven Years' War, expedited the establishment of a thematic and conceptual bridge to the American Revolution, to which we related the principles of the Declaration of Independence of 1776 and the Constitution of 1787, along with the application of the Enlightenment ideals, as well as a broader understanding of the Liberal Revolutions as an affirmation of the equality of rights and of national sovereignty. Concerning the 12th grade lessons, we lectured about Italian Fascism and German National-Socialism, describing both ideologies and promoting understanding of the expansion of authoritarian regimes as a reflection of the problem of incorporating the masses into political life in countries where representative democracy had not been firmly established. In addition, we broadly reviewed Western thought since the time of the Enlightenment, seeking to connect the key concepts that explain the dichotomies of revolutionary and counter-revolutionary thought, the philosophical presuppositions of progressive and conservative movements, of revolution and reaction, so that the deeper roots and the sufficient and formal causes that explain the emergence of fascist movements were properly understood. Finally, we evaluated the influence of the masses in social and cultural transformations, identifying ways to control their behavior. Throughout all lectured classes we invariably employed an expositional methodology with a constant flow of questions to the students, focusing on teaching the key concepts of each subject, frequently using the textbook in order to solve exercises and interpret documents, summarizing in a logical and structured manner all given subjects and building conceptual bridges to the present day.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaCanha, João Luís Castro Freire2018-10-19T09:42:00Z20182018-09-072018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35158TID:202193560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:31:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:42.705272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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