Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Leal de Faria Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23011
Resumo: A publicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, altera significativamente o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, anteriormente regulado pelo Decreto de Lei n.º 115 – A/98, de 04 de maio. A transição de um modelo de gestão colegial para um modelo em que a figura do diretor, enquanto órgão unipessoal, passa a ser central, modifica substancialmente o modelo de gestão de escolas. O diretor é eleito pelo conselho geral, órgão que pretende ser representativo da comunidade educativa, do qual fazem parte, naturalmente, os docentes. Considerando que este é um grupo, não só pelo número de representantes no conselho geral, como também pela proximidade profissional, determinante na eleição do diretor, julgamos relevante estudar as representações sociais que os docentes têm da figura de diretor escolar. A metodologia utilizada foi específica do campo das representações sociais, numa perspetiva predominantemente quantitativa, dando especial ênfase à Teoria do Núcleo Central de Abric. Os instrumentos de recolha de dados foram a evocação livre e a escala de atitudes e opiniões, na forma de questionário de perfil. Na análise e discussão de dados foram identificados os elementos constituintes do núcleo central da representação social de diretor, bem como os elementos pertencentes ao sistema periférico da representação. A interpretação dos dados do questionário de perfil permitiu, por um lado, corroborar as conclusões relativas à constituição da representação, mas, por outro, suscita uma série de novas questões e reflexões que não se encontravam, inicialmente, no foco da investigação. Foi possível identificar os elementos constituintes da representação social de diretor sob o ponto de vista dos inquiridos, verificando a sua conotação positiva para a generalidade dos docentes e identificando as características privilegiadas pelos professores na escolha do diretor. Estas conclusões foram depois analisadas à luz da atual legislação que estabelece o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no que ao diretor diz respeito.
id RCAP_00b073082ab6d1ccc92cc196cb256429
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolarAdministração escolarOrganização escolarGestão estratégicaDiretores de estabelecimento de ensinoRepresentação social - ProfessoresA publicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, altera significativamente o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, anteriormente regulado pelo Decreto de Lei n.º 115 – A/98, de 04 de maio. A transição de um modelo de gestão colegial para um modelo em que a figura do diretor, enquanto órgão unipessoal, passa a ser central, modifica substancialmente o modelo de gestão de escolas. O diretor é eleito pelo conselho geral, órgão que pretende ser representativo da comunidade educativa, do qual fazem parte, naturalmente, os docentes. Considerando que este é um grupo, não só pelo número de representantes no conselho geral, como também pela proximidade profissional, determinante na eleição do diretor, julgamos relevante estudar as representações sociais que os docentes têm da figura de diretor escolar. A metodologia utilizada foi específica do campo das representações sociais, numa perspetiva predominantemente quantitativa, dando especial ênfase à Teoria do Núcleo Central de Abric. Os instrumentos de recolha de dados foram a evocação livre e a escala de atitudes e opiniões, na forma de questionário de perfil. Na análise e discussão de dados foram identificados os elementos constituintes do núcleo central da representação social de diretor, bem como os elementos pertencentes ao sistema periférico da representação. A interpretação dos dados do questionário de perfil permitiu, por um lado, corroborar as conclusões relativas à constituição da representação, mas, por outro, suscita uma série de novas questões e reflexões que não se encontravam, inicialmente, no foco da investigação. Foi possível identificar os elementos constituintes da representação social de diretor sob o ponto de vista dos inquiridos, verificando a sua conotação positiva para a generalidade dos docentes e identificando as características privilegiadas pelos professores na escolha do diretor. Estas conclusões foram depois analisadas à luz da atual legislação que estabelece o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no que ao diretor diz respeito.The Decree-Law 75/2008, of April 22nd, brings significant amendments to the legal regime concerning the autonomy, administration and management of preschool, primary and secondary public schools, formerly regulated by Decree- Law 115 - A/98, of May 4th. Changing from a collegiate structure management to a management where the figure of the director, as an individual, becomes central, substantially alters the model of school management. The director is elected by the Board, which is supposed to be representative of the education community, teachers obviously included. As a decisive group in the election of the director, not only by the number of representatives in the Board, but also by the professional proximity, we consider it relevant to study the social idea teachers have of the figure of the school director. The methodology used was specific for the field of social representations in a predominantly quantitative perspective with emphasis on Abric's Central Nucleus Theory. As instruments for data collection was used a profile questionnaire based on free evocation and attitudes and opinion scale. The core and peripheral elements of the social representation of the director were identified for the data analysis and discussion. The interpretation of the data of the profile questionnaire allowed to corroborate the conclusions as to the setting up of that representation and arouse an amount of new issues and reflections initially not included in the field of investigation. Verifying the positive connotation for the teachers' generality and identifying the main preferential characteristics of the director it was possible to identify the elements of the social representation of the director from the perspective of the respondents. These conclusions were thereafter analyzed in the light of the current legislation establishing the legal regime of autonomy, administration and management of pre-school, primary and secondary public schools as far as the director is concernedUniversidade de Aveiro2018-04-30T12:27:03Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23011TID:201940230porPinheiro, Ana Leal de Faria Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:55Zoai:ria.ua.pt:10773/23011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:57.288805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar
title Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar
spellingShingle Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar
Pinheiro, Ana Leal de Faria Dias
Administração escolar
Organização escolar
Gestão estratégica
Diretores de estabelecimento de ensino
Representação social - Professores
title_short Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar
title_full Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar
title_fullStr Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar
title_full_unstemmed Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar
title_sort Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar
author Pinheiro, Ana Leal de Faria Dias
author_facet Pinheiro, Ana Leal de Faria Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana Leal de Faria Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar
Organização escolar
Gestão estratégica
Diretores de estabelecimento de ensino
Representação social - Professores
topic Administração escolar
Organização escolar
Gestão estratégica
Diretores de estabelecimento de ensino
Representação social - Professores
description A publicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, altera significativamente o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, anteriormente regulado pelo Decreto de Lei n.º 115 – A/98, de 04 de maio. A transição de um modelo de gestão colegial para um modelo em que a figura do diretor, enquanto órgão unipessoal, passa a ser central, modifica substancialmente o modelo de gestão de escolas. O diretor é eleito pelo conselho geral, órgão que pretende ser representativo da comunidade educativa, do qual fazem parte, naturalmente, os docentes. Considerando que este é um grupo, não só pelo número de representantes no conselho geral, como também pela proximidade profissional, determinante na eleição do diretor, julgamos relevante estudar as representações sociais que os docentes têm da figura de diretor escolar. A metodologia utilizada foi específica do campo das representações sociais, numa perspetiva predominantemente quantitativa, dando especial ênfase à Teoria do Núcleo Central de Abric. Os instrumentos de recolha de dados foram a evocação livre e a escala de atitudes e opiniões, na forma de questionário de perfil. Na análise e discussão de dados foram identificados os elementos constituintes do núcleo central da representação social de diretor, bem como os elementos pertencentes ao sistema periférico da representação. A interpretação dos dados do questionário de perfil permitiu, por um lado, corroborar as conclusões relativas à constituição da representação, mas, por outro, suscita uma série de novas questões e reflexões que não se encontravam, inicialmente, no foco da investigação. Foi possível identificar os elementos constituintes da representação social de diretor sob o ponto de vista dos inquiridos, verificando a sua conotação positiva para a generalidade dos docentes e identificando as características privilegiadas pelos professores na escolha do diretor. Estas conclusões foram depois analisadas à luz da atual legislação que estabelece o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no que ao diretor diz respeito.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-04-30T12:27:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23011
TID:201940230
url http://hdl.handle.net/10773/23011
identifier_str_mv TID:201940230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623258693632