Sistema para deteção de zonas de estacionamento para smart cities
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/17558 |
Resumo: | Os sistemas de smart parking optimizam o uso de espaço de estacionamento, melhoram a eficiência da suas operações de estacionamento e auxiliam o tráfego na cidade a fluir de forma mais livre. Ao longo dos anos algumas cidades levaram a cabo estudos sobre este conceito e que impactos um sistema de smart parking pode trazer, em termos sociais, económicos, políticos e ambientais. Contudo existem alguns problemas inerentes à implementação deste tipo de sistemas de estacionamento inteligente que preocupam os responsáveis políticos da cidade. O elevado investimento é algo que perturba as entidades reguladoras do estacionamento nas cidade, o que dificulta a evolução das smart cities a nível global. O caso de estudo desta dissertação apresenta uma possível solução para um sistema de smart parking com o menor custo possível tendo em conta a sua viabilidade e escabilidade, e, posteriormeente, a sua implementação numa grande cidade como lisboa. O protótipo desenvolvido durante o trabalho representa uma prova de conceito para a futura implementação do sistema proposto, o qual pode ser usado em lisboa, ou ser adaptado para uma qualquer outra cidade do mundo. O estudo e as sugestões realizados não dispensam, ainda assim, outros dados relevantes para o crescimento deste tema, havendo, por conseguinte, um longo trilho a percorrer por foma a tornar o smart parking uma realidade no quotidiano das cidades. |
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Sistema para deteção de zonas de estacionamento para smart citiesSmart CitiesSmart parkingÁrea de estacionamentoInfraestruturas urbanasProjecto empresarialLisboa - PortugalPrototypeParkingLisbonOs sistemas de smart parking optimizam o uso de espaço de estacionamento, melhoram a eficiência da suas operações de estacionamento e auxiliam o tráfego na cidade a fluir de forma mais livre. Ao longo dos anos algumas cidades levaram a cabo estudos sobre este conceito e que impactos um sistema de smart parking pode trazer, em termos sociais, económicos, políticos e ambientais. Contudo existem alguns problemas inerentes à implementação deste tipo de sistemas de estacionamento inteligente que preocupam os responsáveis políticos da cidade. O elevado investimento é algo que perturba as entidades reguladoras do estacionamento nas cidade, o que dificulta a evolução das smart cities a nível global. O caso de estudo desta dissertação apresenta uma possível solução para um sistema de smart parking com o menor custo possível tendo em conta a sua viabilidade e escabilidade, e, posteriormeente, a sua implementação numa grande cidade como lisboa. O protótipo desenvolvido durante o trabalho representa uma prova de conceito para a futura implementação do sistema proposto, o qual pode ser usado em lisboa, ou ser adaptado para uma qualquer outra cidade do mundo. O estudo e as sugestões realizados não dispensam, ainda assim, outros dados relevantes para o crescimento deste tema, havendo, por conseguinte, um longo trilho a percorrer por foma a tornar o smart parking uma realidade no quotidiano das cidades.Smart Parking systems optimize the parking space usage, improve the efficiency of the parking operations and help city traffic to flow more freely. Over the years, some cities have carried out studies about this concept and what impacts can a Smart Parking system cause in terms of social, economic, political and environmental aspects. However, there are some problems related to Smart Parking systems implementation which concerns politicians in major cities. High investment is something that disturbs parking regulators in cities, which hampers the evolution of Smart Cities globally. The case study of this thesis presents a low-cost solution for a Smart Parking system, considering its viability and scalability, and later its implementation in a city like Lisbon. The prototype developed during this work is considered as proof of concept for the future implementation of the proposed system in Lisbon or any other city in the world. The study and the suggestions made do not discard any other data relevant to the growth of this topic. There is still a long way to go for Smart Parking to become a reality in everyday cities.2019-03-11T13:33:31Z2018-12-05T00:00:00Z2018-12-052018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17558TID:202127338porFernandes, João Filipe Machado de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:26Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:54.064380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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