Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10918 |
Resumo: | Apresentado como um documento reflexivo e figurativo das experiências e vivências tidas durante o percurso enquanto Professor de Educação Física, este Relatório de Estágio foi desenvolvido visando explanar e detalhar todas as expetativas, conceções, aprendizagens, dificuldades, estratégias, soluções e etapas superadas. O Relatório está estruturado em dois grandes capítulos, o primeiro aborda a contextualização da formação inicial vs. formação continuada e a reflexão autobiográfica, onde pretendemos explicar o percurso e experiências nos vários anos letivos, a realização da prática profissional, o seu contexto e intervenção, da qual consta uma reflexão sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação, centrado no ano letivo 2019-2020, bem como em alguns anos de referência, nomeadamente nas atividades desenvolvidas com o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. No segundo capítulo, dedicado ao estudo de investigação, debatemos a aplicação do Modelo de Educação Desportiva (MED) numa das turmas da Escola Profissional Profitecla de Viseu. Este estudo teve como objetivo analisar o contributo da aplicação de um Modelo distinto no desenvolvimento da aprendizagem e, especialmente, o seu impacto em fenómenos de socialização, motivação, relação com a prática, autonomia e desenvolvimento pessoal. A metodologia utilizada considerou a aplicação de um questionário com perguntas de resposta fechada, visando aferir a perceção dos alunos acerca do MED, bem como, o seu impacto e implementação. As principais conclusões revelam o aumento da motivação e integração de todos alunos na aula, em especial pela distribuição de tarefas, o que parece ser um aspeto relevante a considerar em intervenções neste âmbito pelos profissionais de Educação Física. |
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Efeitos da aplicação do Modelo de Educação DesportivaRelatório de Estágio PedagógicoEducação FísicaEstágio PedagógicoModelo Educação DesportivaProcesso Ensino-AprendizagemReflexãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoApresentado como um documento reflexivo e figurativo das experiências e vivências tidas durante o percurso enquanto Professor de Educação Física, este Relatório de Estágio foi desenvolvido visando explanar e detalhar todas as expetativas, conceções, aprendizagens, dificuldades, estratégias, soluções e etapas superadas. O Relatório está estruturado em dois grandes capítulos, o primeiro aborda a contextualização da formação inicial vs. formação continuada e a reflexão autobiográfica, onde pretendemos explicar o percurso e experiências nos vários anos letivos, a realização da prática profissional, o seu contexto e intervenção, da qual consta uma reflexão sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação, centrado no ano letivo 2019-2020, bem como em alguns anos de referência, nomeadamente nas atividades desenvolvidas com o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. No segundo capítulo, dedicado ao estudo de investigação, debatemos a aplicação do Modelo de Educação Desportiva (MED) numa das turmas da Escola Profissional Profitecla de Viseu. Este estudo teve como objetivo analisar o contributo da aplicação de um Modelo distinto no desenvolvimento da aprendizagem e, especialmente, o seu impacto em fenómenos de socialização, motivação, relação com a prática, autonomia e desenvolvimento pessoal. A metodologia utilizada considerou a aplicação de um questionário com perguntas de resposta fechada, visando aferir a perceção dos alunos acerca do MED, bem como, o seu impacto e implementação. As principais conclusões revelam o aumento da motivação e integração de todos alunos na aula, em especial pela distribuição de tarefas, o que parece ser um aspeto relevante a considerar em intervenções neste âmbito pelos profissionais de Educação Física.Presented as an insightful and figurative document of the experiences lived during the journey as a Physical Education teacher, this Internship Report was developed aiming to explain and detail all the learning expectations, concepts, difficulties, strategies, solutions and steps overcome. The Report is structured in two main parts, in the first part we address the topic initial vs. continuing education approaching its contextualization and autobiographical thinking, where we intend to explain the path and experiences in the various academic years, as well as the realization of professional practice, its context and intervention, which includes a reflection about the entire planning, development and evaluation process centered on the academic year 2019-2020, referring also the time where we worked with the 2nd and 3rd cycle and Secondary. In the second part, devoted to the research study, we debate the application of the Sports Education Model (aka MED) in one of the classes of Profitecla’s Vocational School, in Viseu. This study aims to analyze the contribution of applying a different model to the development of learning, particularly, the impact on socialization, motivation, correlation with practice, autonomy, and personal development phenomena. The methodology consisted on the application of a closed answer quiz, in order to assess the students' perception of MED, regarding its impact and implementation. The main conclusions reveal an increase in the motivation and integration of all students in the classroom, especially due to the distribution of tasks, which seems to be a relevant aspect to be considered in interventions in this area by Physical Education professionals.Vicente, António Manuel NevesuBibliorumFonseca, Luís Filipe Cardoso da2020-12-28T16:20:02Z2020-10-222020-09-232020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10918TID:202567494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:48.252044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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