Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luís Filipe Cardoso da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10918
Resumo: Apresentado como um documento reflexivo e figurativo das experiências e vivências tidas durante o percurso enquanto Professor de Educação Física, este Relatório de Estágio foi desenvolvido visando explanar e detalhar todas as expetativas, conceções, aprendizagens, dificuldades, estratégias, soluções e etapas superadas. O Relatório está estruturado em dois grandes capítulos, o primeiro aborda a contextualização da formação inicial vs. formação continuada e a reflexão autobiográfica, onde pretendemos explicar o percurso e experiências nos vários anos letivos, a realização da prática profissional, o seu contexto e intervenção, da qual consta uma reflexão sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação, centrado no ano letivo 2019-2020, bem como em alguns anos de referência, nomeadamente nas atividades desenvolvidas com o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. No segundo capítulo, dedicado ao estudo de investigação, debatemos a aplicação do Modelo de Educação Desportiva (MED) numa das turmas da Escola Profissional Profitecla de Viseu. Este estudo teve como objetivo analisar o contributo da aplicação de um Modelo distinto no desenvolvimento da aprendizagem e, especialmente, o seu impacto em fenómenos de socialização, motivação, relação com a prática, autonomia e desenvolvimento pessoal. A metodologia utilizada considerou a aplicação de um questionário com perguntas de resposta fechada, visando aferir a perceção dos alunos acerca do MED, bem como, o seu impacto e implementação. As principais conclusões revelam o aumento da motivação e integração de todos alunos na aula, em especial pela distribuição de tarefas, o que parece ser um aspeto relevante a considerar em intervenções neste âmbito pelos profissionais de Educação Física.
id RCAP_00fa1f871e4c3c052f826c83f0bc281b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da aplicação do Modelo de Educação DesportivaRelatório de Estágio PedagógicoEducação FísicaEstágio PedagógicoModelo Educação DesportivaProcesso Ensino-AprendizagemReflexãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoApresentado como um documento reflexivo e figurativo das experiências e vivências tidas durante o percurso enquanto Professor de Educação Física, este Relatório de Estágio foi desenvolvido visando explanar e detalhar todas as expetativas, conceções, aprendizagens, dificuldades, estratégias, soluções e etapas superadas. O Relatório está estruturado em dois grandes capítulos, o primeiro aborda a contextualização da formação inicial vs. formação continuada e a reflexão autobiográfica, onde pretendemos explicar o percurso e experiências nos vários anos letivos, a realização da prática profissional, o seu contexto e intervenção, da qual consta uma reflexão sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação, centrado no ano letivo 2019-2020, bem como em alguns anos de referência, nomeadamente nas atividades desenvolvidas com o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. No segundo capítulo, dedicado ao estudo de investigação, debatemos a aplicação do Modelo de Educação Desportiva (MED) numa das turmas da Escola Profissional Profitecla de Viseu. Este estudo teve como objetivo analisar o contributo da aplicação de um Modelo distinto no desenvolvimento da aprendizagem e, especialmente, o seu impacto em fenómenos de socialização, motivação, relação com a prática, autonomia e desenvolvimento pessoal. A metodologia utilizada considerou a aplicação de um questionário com perguntas de resposta fechada, visando aferir a perceção dos alunos acerca do MED, bem como, o seu impacto e implementação. As principais conclusões revelam o aumento da motivação e integração de todos alunos na aula, em especial pela distribuição de tarefas, o que parece ser um aspeto relevante a considerar em intervenções neste âmbito pelos profissionais de Educação Física.Presented as an insightful and figurative document of the experiences lived during the journey as a Physical Education teacher, this Internship Report was developed aiming to explain and detail all the learning expectations, concepts, difficulties, strategies, solutions and steps overcome. The Report is structured in two main parts, in the first part we address the topic initial vs. continuing education approaching its contextualization and autobiographical thinking, where we intend to explain the path and experiences in the various academic years, as well as the realization of professional practice, its context and intervention, which includes a reflection about the entire planning, development and evaluation process centered on the academic year 2019-2020, referring also the time where we worked with the 2nd and 3rd cycle and Secondary. In the second part, devoted to the research study, we debate the application of the Sports Education Model (aka MED) in one of the classes of Profitecla’s Vocational School, in Viseu. This study aims to analyze the contribution of applying a different model to the development of learning, particularly, the impact on socialization, motivation, correlation with practice, autonomy, and personal development phenomena. The methodology consisted on the application of a closed answer quiz, in order to assess the students' perception of MED, regarding its impact and implementation. The main conclusions reveal an increase in the motivation and integration of all students in the classroom, especially due to the distribution of tasks, which seems to be a relevant aspect to be considered in interventions in this area by Physical Education professionals.Vicente, António Manuel NevesuBibliorumFonseca, Luís Filipe Cardoso da2020-12-28T16:20:02Z2020-10-222020-09-232020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10918TID:202567494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:48.252044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva
Relatório de Estágio Pedagógico
title Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva
spellingShingle Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva
Fonseca, Luís Filipe Cardoso da
Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelo Educação Desportiva
Processo Ensino-Aprendizagem
Reflexão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva
title_full Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva
title_fullStr Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva
title_full_unstemmed Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva
title_sort Efeitos da aplicação do Modelo de Educação Desportiva
author Fonseca, Luís Filipe Cardoso da
author_facet Fonseca, Luís Filipe Cardoso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, António Manuel Neves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Luís Filipe Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelo Educação Desportiva
Processo Ensino-Aprendizagem
Reflexão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelo Educação Desportiva
Processo Ensino-Aprendizagem
Reflexão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description Apresentado como um documento reflexivo e figurativo das experiências e vivências tidas durante o percurso enquanto Professor de Educação Física, este Relatório de Estágio foi desenvolvido visando explanar e detalhar todas as expetativas, conceções, aprendizagens, dificuldades, estratégias, soluções e etapas superadas. O Relatório está estruturado em dois grandes capítulos, o primeiro aborda a contextualização da formação inicial vs. formação continuada e a reflexão autobiográfica, onde pretendemos explicar o percurso e experiências nos vários anos letivos, a realização da prática profissional, o seu contexto e intervenção, da qual consta uma reflexão sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação, centrado no ano letivo 2019-2020, bem como em alguns anos de referência, nomeadamente nas atividades desenvolvidas com o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. No segundo capítulo, dedicado ao estudo de investigação, debatemos a aplicação do Modelo de Educação Desportiva (MED) numa das turmas da Escola Profissional Profitecla de Viseu. Este estudo teve como objetivo analisar o contributo da aplicação de um Modelo distinto no desenvolvimento da aprendizagem e, especialmente, o seu impacto em fenómenos de socialização, motivação, relação com a prática, autonomia e desenvolvimento pessoal. A metodologia utilizada considerou a aplicação de um questionário com perguntas de resposta fechada, visando aferir a perceção dos alunos acerca do MED, bem como, o seu impacto e implementação. As principais conclusões revelam o aumento da motivação e integração de todos alunos na aula, em especial pela distribuição de tarefas, o que parece ser um aspeto relevante a considerar em intervenções neste âmbito pelos profissionais de Educação Física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28T16:20:02Z
2020-10-22
2020-09-23
2020-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10918
TID:202567494
url http://hdl.handle.net/10400.6/10918
identifier_str_mv TID:202567494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136398073135104