A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Inês dos Santos Vilela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19557
Resumo: A utilização de velocípedes tem vindo a destacar-se devido à premente necessidade de implementação de modos de transporte económica e ecologicamente sustentáveis. Todavia, a utilização de velocípedes continua a implicar problemas de segurança consideráveis, em grande parte, devido às condições providas pelas infraestruturas existentes. Constata-se também que os guias da especialidade apresentam lacunas ao nível da quantificação de distâncias de visibilidade necessárias, bem como na apresentação de soluções aplicáveis a interseções de baixa visibilidade e reduzidas dimensões. Salienta-se o caso particular do acesso a parques, garagens e caminhos particulares, sendo notória a extensão desta problemática. Nesta dissertação analisa-se a interação do modo ciclável com os restantes modos, focandose o estudo para um caso prático, o acesso para veículos motorizados do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foram tidas em consideração as características do fluxo de tráfego, o comportamento dos diferentes utentes, a caracterização dos conflitos emergentes e as distâncias de visibilidade necessárias, permitindo deste modo a aferição da adequabilidade das soluções existentes ao local. O estudo das velocidades de aproximação, bem como dos volumes e dos conflitos permitiu aumentar o espectro de conhecimentos em relação ao comportamento dos ciclistas em zonas de reduzida visibilidade. Comprovou-se que continua a imperar a necessidade de aumentar a visibilidade dos condutores e dos ciclistas. Face à configuração geométrica do local, e dos dados analisados, a solução que se considera mais apropriada resulta da combinação de diversas medidas: coloração do pavimento, elevação do acesso e colocação de espiras de indução na pista, em ambos os lados do acesso com sinal de alerta para condutores.
id RCAP_01236f7b9bab4cddd02f0ac647de2277
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19557
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particularesSinistralidade rodoviáriaVias cicláveisConflitos de tráfegoDistância de visibilidadeDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA utilização de velocípedes tem vindo a destacar-se devido à premente necessidade de implementação de modos de transporte económica e ecologicamente sustentáveis. Todavia, a utilização de velocípedes continua a implicar problemas de segurança consideráveis, em grande parte, devido às condições providas pelas infraestruturas existentes. Constata-se também que os guias da especialidade apresentam lacunas ao nível da quantificação de distâncias de visibilidade necessárias, bem como na apresentação de soluções aplicáveis a interseções de baixa visibilidade e reduzidas dimensões. Salienta-se o caso particular do acesso a parques, garagens e caminhos particulares, sendo notória a extensão desta problemática. Nesta dissertação analisa-se a interação do modo ciclável com os restantes modos, focandose o estudo para um caso prático, o acesso para veículos motorizados do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foram tidas em consideração as características do fluxo de tráfego, o comportamento dos diferentes utentes, a caracterização dos conflitos emergentes e as distâncias de visibilidade necessárias, permitindo deste modo a aferição da adequabilidade das soluções existentes ao local. O estudo das velocidades de aproximação, bem como dos volumes e dos conflitos permitiu aumentar o espectro de conhecimentos em relação ao comportamento dos ciclistas em zonas de reduzida visibilidade. Comprovou-se que continua a imperar a necessidade de aumentar a visibilidade dos condutores e dos ciclistas. Face à configuração geométrica do local, e dos dados analisados, a solução que se considera mais apropriada resulta da combinação de diversas medidas: coloração do pavimento, elevação do acesso e colocação de espiras de indução na pista, em ambos os lados do acesso com sinal de alerta para condutores.Gomes, SandraQuaresma, LuísRUNPires, Inês dos Santos Vilela2016-12-13T15:25:21Z2016-072016-122016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:12Zoai:run.unl.pt:10362/19557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:31.905267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
title A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
spellingShingle A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
Pires, Inês dos Santos Vilela
Sinistralidade rodoviária
Vias cicláveis
Conflitos de tráfego
Distância de visibilidade
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
title_full A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
title_fullStr A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
title_full_unstemmed A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
title_sort A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
author Pires, Inês dos Santos Vilela
author_facet Pires, Inês dos Santos Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Sandra
Quaresma, Luís
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Inês dos Santos Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Sinistralidade rodoviária
Vias cicláveis
Conflitos de tráfego
Distância de visibilidade
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Sinistralidade rodoviária
Vias cicláveis
Conflitos de tráfego
Distância de visibilidade
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description A utilização de velocípedes tem vindo a destacar-se devido à premente necessidade de implementação de modos de transporte económica e ecologicamente sustentáveis. Todavia, a utilização de velocípedes continua a implicar problemas de segurança consideráveis, em grande parte, devido às condições providas pelas infraestruturas existentes. Constata-se também que os guias da especialidade apresentam lacunas ao nível da quantificação de distâncias de visibilidade necessárias, bem como na apresentação de soluções aplicáveis a interseções de baixa visibilidade e reduzidas dimensões. Salienta-se o caso particular do acesso a parques, garagens e caminhos particulares, sendo notória a extensão desta problemática. Nesta dissertação analisa-se a interação do modo ciclável com os restantes modos, focandose o estudo para um caso prático, o acesso para veículos motorizados do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foram tidas em consideração as características do fluxo de tráfego, o comportamento dos diferentes utentes, a caracterização dos conflitos emergentes e as distâncias de visibilidade necessárias, permitindo deste modo a aferição da adequabilidade das soluções existentes ao local. O estudo das velocidades de aproximação, bem como dos volumes e dos conflitos permitiu aumentar o espectro de conhecimentos em relação ao comportamento dos ciclistas em zonas de reduzida visibilidade. Comprovou-se que continua a imperar a necessidade de aumentar a visibilidade dos condutores e dos ciclistas. Face à configuração geométrica do local, e dos dados analisados, a solução que se considera mais apropriada resulta da combinação de diversas medidas: coloração do pavimento, elevação do acesso e colocação de espiras de indução na pista, em ambos os lados do acesso com sinal de alerta para condutores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T15:25:21Z
2016-07
2016-12
2016-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19557
url http://hdl.handle.net/10362/19557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137886767939584