A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19557 |
Resumo: | A utilização de velocípedes tem vindo a destacar-se devido à premente necessidade de implementação de modos de transporte económica e ecologicamente sustentáveis. Todavia, a utilização de velocípedes continua a implicar problemas de segurança consideráveis, em grande parte, devido às condições providas pelas infraestruturas existentes. Constata-se também que os guias da especialidade apresentam lacunas ao nível da quantificação de distâncias de visibilidade necessárias, bem como na apresentação de soluções aplicáveis a interseções de baixa visibilidade e reduzidas dimensões. Salienta-se o caso particular do acesso a parques, garagens e caminhos particulares, sendo notória a extensão desta problemática. Nesta dissertação analisa-se a interação do modo ciclável com os restantes modos, focandose o estudo para um caso prático, o acesso para veículos motorizados do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foram tidas em consideração as características do fluxo de tráfego, o comportamento dos diferentes utentes, a caracterização dos conflitos emergentes e as distâncias de visibilidade necessárias, permitindo deste modo a aferição da adequabilidade das soluções existentes ao local. O estudo das velocidades de aproximação, bem como dos volumes e dos conflitos permitiu aumentar o espectro de conhecimentos em relação ao comportamento dos ciclistas em zonas de reduzida visibilidade. Comprovou-se que continua a imperar a necessidade de aumentar a visibilidade dos condutores e dos ciclistas. Face à configuração geométrica do local, e dos dados analisados, a solução que se considera mais apropriada resulta da combinação de diversas medidas: coloração do pavimento, elevação do acesso e colocação de espiras de indução na pista, em ambos os lados do acesso com sinal de alerta para condutores. |
id |
RCAP_01236f7b9bab4cddd02f0ac647de2277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19557 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particularesSinistralidade rodoviáriaVias cicláveisConflitos de tráfegoDistância de visibilidadeDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA utilização de velocípedes tem vindo a destacar-se devido à premente necessidade de implementação de modos de transporte económica e ecologicamente sustentáveis. Todavia, a utilização de velocípedes continua a implicar problemas de segurança consideráveis, em grande parte, devido às condições providas pelas infraestruturas existentes. Constata-se também que os guias da especialidade apresentam lacunas ao nível da quantificação de distâncias de visibilidade necessárias, bem como na apresentação de soluções aplicáveis a interseções de baixa visibilidade e reduzidas dimensões. Salienta-se o caso particular do acesso a parques, garagens e caminhos particulares, sendo notória a extensão desta problemática. Nesta dissertação analisa-se a interação do modo ciclável com os restantes modos, focandose o estudo para um caso prático, o acesso para veículos motorizados do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foram tidas em consideração as características do fluxo de tráfego, o comportamento dos diferentes utentes, a caracterização dos conflitos emergentes e as distâncias de visibilidade necessárias, permitindo deste modo a aferição da adequabilidade das soluções existentes ao local. O estudo das velocidades de aproximação, bem como dos volumes e dos conflitos permitiu aumentar o espectro de conhecimentos em relação ao comportamento dos ciclistas em zonas de reduzida visibilidade. Comprovou-se que continua a imperar a necessidade de aumentar a visibilidade dos condutores e dos ciclistas. Face à configuração geométrica do local, e dos dados analisados, a solução que se considera mais apropriada resulta da combinação de diversas medidas: coloração do pavimento, elevação do acesso e colocação de espiras de indução na pista, em ambos os lados do acesso com sinal de alerta para condutores.Gomes, SandraQuaresma, LuísRUNPires, Inês dos Santos Vilela2016-12-13T15:25:21Z2016-072016-122016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:12Zoai:run.unl.pt:10362/19557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:31.905267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares |
title |
A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares |
spellingShingle |
A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares Pires, Inês dos Santos Vilela Sinistralidade rodoviária Vias cicláveis Conflitos de tráfego Distância de visibilidade Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
title_short |
A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares |
title_full |
A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares |
title_fullStr |
A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares |
title_full_unstemmed |
A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares |
title_sort |
A integração das vias cicláveis na rede rodoviária. O caso particular do acesso a garagens, parques de estacionamento e caminhos particulares |
author |
Pires, Inês dos Santos Vilela |
author_facet |
Pires, Inês dos Santos Vilela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Sandra Quaresma, Luís RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Inês dos Santos Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sinistralidade rodoviária Vias cicláveis Conflitos de tráfego Distância de visibilidade Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
topic |
Sinistralidade rodoviária Vias cicláveis Conflitos de tráfego Distância de visibilidade Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
description |
A utilização de velocípedes tem vindo a destacar-se devido à premente necessidade de implementação de modos de transporte económica e ecologicamente sustentáveis. Todavia, a utilização de velocípedes continua a implicar problemas de segurança consideráveis, em grande parte, devido às condições providas pelas infraestruturas existentes. Constata-se também que os guias da especialidade apresentam lacunas ao nível da quantificação de distâncias de visibilidade necessárias, bem como na apresentação de soluções aplicáveis a interseções de baixa visibilidade e reduzidas dimensões. Salienta-se o caso particular do acesso a parques, garagens e caminhos particulares, sendo notória a extensão desta problemática. Nesta dissertação analisa-se a interação do modo ciclável com os restantes modos, focandose o estudo para um caso prático, o acesso para veículos motorizados do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Foram tidas em consideração as características do fluxo de tráfego, o comportamento dos diferentes utentes, a caracterização dos conflitos emergentes e as distâncias de visibilidade necessárias, permitindo deste modo a aferição da adequabilidade das soluções existentes ao local. O estudo das velocidades de aproximação, bem como dos volumes e dos conflitos permitiu aumentar o espectro de conhecimentos em relação ao comportamento dos ciclistas em zonas de reduzida visibilidade. Comprovou-se que continua a imperar a necessidade de aumentar a visibilidade dos condutores e dos ciclistas. Face à configuração geométrica do local, e dos dados analisados, a solução que se considera mais apropriada resulta da combinação de diversas medidas: coloração do pavimento, elevação do acesso e colocação de espiras de indução na pista, em ambos os lados do acesso com sinal de alerta para condutores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13T15:25:21Z 2016-07 2016-12 2016-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19557 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137886767939584 |