As atitudes dos professores face à inclusão de alunos com deficiência: inclusão e exigências adicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Andreia Sofia Carvalho Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6295
Resumo: Um dos grandes desafios que se coloca à Escola, é o de educar todos os alunos sem excepção, proporcionar os mesmo direitos e ferramentas de ensino para que cada um possa alcançar o seu sucesso educativo, vendo-se na inclusão um caminho fiável e adequado. Para tal, o professor é o grande elo de ligação para a promoção da inclusão, devido ao papel que representa no seio educativo, estando as suas atitudes fortemente ligadas com as estratégias e meios de ensino a utilizar na sala de aula, promovendo uma educação que vá ao encontro das necessidades de cada aluno independentemente das suas diferenças. Este estudo surge com o objectivo de verificar as atitudes que os professores têm, perante as exigências adicionais, em relação à inclusão de alunos com deficiência no ensino regular e se estas são influenciadas, pela idade dos docentes; os anos de experiência; o contacto que estes tiveram com a deficiência na infância/juventude; o nível de ensino que leccionam; a escola de formação e a experiência de leccionação a alunos com deficiência. Neste estudo foi aplicado o questionário APIAD - Atitudes dos Professores Face à Inclusão de Alunos com Deficiência (Leitão, 2011), a uma amostra de 741 professores do ensino regular. Após a análise dos dados, concluiu-se que no geral os professores têm atitudes positivas em relação às exigências adicionais que a inclusão de alunos com deficiência coloca. Contudo, com o decorrer do estudo, verificou-se que os docentes com 5 ou mais anos de experiência e os que já tiveram experiência de leccionação a alunos com deficiência, têm atitudes mais positivas, do que os restantes docentes. Relativamente às variáveis relacionadas com a escola de ensino, o nível de ensino, o contacto com a deficiência na infância/juventude e a faixa etária, não se verificaram variações significativas entre os vários grupos em estudo.
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Sousa, Andreia Sofia Carvalho Gonçalves
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
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EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
ATITUDES
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RESPONSABILIDADE
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SPECIAL EDUCATION
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description Um dos grandes desafios que se coloca à Escola, é o de educar todos os alunos sem excepção, proporcionar os mesmo direitos e ferramentas de ensino para que cada um possa alcançar o seu sucesso educativo, vendo-se na inclusão um caminho fiável e adequado. Para tal, o professor é o grande elo de ligação para a promoção da inclusão, devido ao papel que representa no seio educativo, estando as suas atitudes fortemente ligadas com as estratégias e meios de ensino a utilizar na sala de aula, promovendo uma educação que vá ao encontro das necessidades de cada aluno independentemente das suas diferenças. Este estudo surge com o objectivo de verificar as atitudes que os professores têm, perante as exigências adicionais, em relação à inclusão de alunos com deficiência no ensino regular e se estas são influenciadas, pela idade dos docentes; os anos de experiência; o contacto que estes tiveram com a deficiência na infância/juventude; o nível de ensino que leccionam; a escola de formação e a experiência de leccionação a alunos com deficiência. Neste estudo foi aplicado o questionário APIAD - Atitudes dos Professores Face à Inclusão de Alunos com Deficiência (Leitão, 2011), a uma amostra de 741 professores do ensino regular. Após a análise dos dados, concluiu-se que no geral os professores têm atitudes positivas em relação às exigências adicionais que a inclusão de alunos com deficiência coloca. Contudo, com o decorrer do estudo, verificou-se que os docentes com 5 ou mais anos de experiência e os que já tiveram experiência de leccionação a alunos com deficiência, têm atitudes mais positivas, do que os restantes docentes. Relativamente às variáveis relacionadas com a escola de ensino, o nível de ensino, o contacto com a deficiência na infância/juventude e a faixa etária, não se verificaram variações significativas entre os vários grupos em estudo.
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