As crenças de controlo dos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física : o contato e o nível de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Miguel Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8410
Resumo: Este estudo tem como título “As crenças de controlo dos alunos do 3º Ciclo e do ensino Secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física – o contacto e o nível de ensino” e como objetivo analisar as atitudes dos alunos verificando se as mesmas, face à inclusão dos seus pares com NEE nas aulas de Educação Física, variam em função do nível de ensino. A amostra recolhida contabiliza um total de 1611 alunos com idades compreendidas entre os 11 anos 21 anos de idade. Estes números subdividem-se em 1261 alunos frequentadores do 3º Ciclo de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos de idade, apresentando uma média de idades de 13,66 (± 1,8) e em 350 alunos, frequentadores do ensino Secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 21 anos, sendo que a média de idades é de 16,09 (± 2,3). O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014), com utilização da Escala de Likert adaptada, através de seis parâmetros (1 – 6). Para a devida reflexão, análise e tratamento estatístico dos dados recolhidos foi utilizado o software SPSS Statistics, onde se irá recorrer ao teste estatístico T de Student. Através dos resultados obtidos no presente estudo, tendo em conta a comparação entre o 3º Ciclo e o ensino Secundário, verifica-se que se encontram diferenças significativas nas Crenças de Controlo Interno e Externo nas turmas com presença de alunos com NEE, onde as atitudes mais positivas face à inclusão dos mesmos se encontram nos alunos do ensino Secundário. Nas turmas com ausência de alunos com NEE, apesar de se verificarem atitudes positivas face à possível inclusão dos mesmos, não se pode afirmar que existam diferenças significativas nas Crenças de Controlo Interno e Externo nos alunos destes dois níveis de ensino.
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