A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1209 The Missing Piece (1976), do escritor norte-americano Shel Silverstein, narra a história de um personagem em busca da parte que lhe falta para completar a sua essência, ou melhor, narra o percurso de um personagem por algo que possa lhe completar, para que assim, ele possa atingir a tão almejada felicidade. O livro é ilustrado, possui linguagem simples e é repleto de lacunas que podem e devem ser preenchidas pelo leitor durante o processo de leitura (ISER, 1978). Essas lacunas possibilitam e exigem do leitor um envolvimento, e, portanto, um papel ativo, ou seja, de protagonista no momento de leitura. Abordando um dilema verídico de forma alegórica, a obra possibilita a abertura de questões filosóficas acerca das constantes buscas cotidianas e da construção de identidade. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar o uso de literatura na aula de língua estrangeira, especificamente o trabalho com The Missing Piece. Para tanto, abordamos as concepções de Rildo Cosson (2015), de Gilian Lazar (1993) e Ronald Carter e Michael Long (2007), que afirmam que a literatura em língua estrangeira desenvolve as competências linguística e literária, possibilitando a discussão de temas filosóficos ligados aos conflitos inerentes do ser humano, e de Jorge Larrosa (2017) sobre a experiência e o saber de experiência na educação. |
id |
UFCG-2_1797b8adc1514f4649552c29e9c0dbee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1511 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel SilversteinLíngua InglesaLiteraturaThe Missing PieceFormação do leitorDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1209 The Missing Piece (1976), do escritor norte-americano Shel Silverstein, narra a história de um personagem em busca da parte que lhe falta para completar a sua essência, ou melhor, narra o percurso de um personagem por algo que possa lhe completar, para que assim, ele possa atingir a tão almejada felicidade. O livro é ilustrado, possui linguagem simples e é repleto de lacunas que podem e devem ser preenchidas pelo leitor durante o processo de leitura (ISER, 1978). Essas lacunas possibilitam e exigem do leitor um envolvimento, e, portanto, um papel ativo, ou seja, de protagonista no momento de leitura. Abordando um dilema verídico de forma alegórica, a obra possibilita a abertura de questões filosóficas acerca das constantes buscas cotidianas e da construção de identidade. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar o uso de literatura na aula de língua estrangeira, especificamente o trabalho com The Missing Piece. Para tanto, abordamos as concepções de Rildo Cosson (2015), de Gilian Lazar (1993) e Ronald Carter e Michael Long (2007), que afirmam que a literatura em língua estrangeira desenvolve as competências linguística e literária, possibilitando a discussão de temas filosóficos ligados aos conflitos inerentes do ser humano, e de Jorge Larrosa (2017) sobre a experiência e o saber de experiência na educação.Editora Universitaria da UFCG2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-1532317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511/1449© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Layssa Gabriela Almeida e Silva Gonçalves, Letícia de Souza 2024-01-04T23:54:16Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1511Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:54:16Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein |
title |
A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein |
spellingShingle |
A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva Língua Inglesa Literatura The Missing Piece Formação do leitor |
title_short |
A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein |
title_full |
A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein |
title_fullStr |
A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein |
title_full_unstemmed |
A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein |
title_sort |
A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein |
author |
Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva |
author_facet |
Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva Gonçalves, Letícia de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Letícia de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva Gonçalves, Letícia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Inglesa Literatura The Missing Piece Formação do leitor |
topic |
Língua Inglesa Literatura The Missing Piece Formação do leitor |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1209 The Missing Piece (1976), do escritor norte-americano Shel Silverstein, narra a história de um personagem em busca da parte que lhe falta para completar a sua essência, ou melhor, narra o percurso de um personagem por algo que possa lhe completar, para que assim, ele possa atingir a tão almejada felicidade. O livro é ilustrado, possui linguagem simples e é repleto de lacunas que podem e devem ser preenchidas pelo leitor durante o processo de leitura (ISER, 1978). Essas lacunas possibilitam e exigem do leitor um envolvimento, e, portanto, um papel ativo, ou seja, de protagonista no momento de leitura. Abordando um dilema verídico de forma alegórica, a obra possibilita a abertura de questões filosóficas acerca das constantes buscas cotidianas e da construção de identidade. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar o uso de literatura na aula de língua estrangeira, especificamente o trabalho com The Missing Piece. Para tanto, abordamos as concepções de Rildo Cosson (2015), de Gilian Lazar (1993) e Ronald Carter e Michael Long (2007), que afirmam que a literatura em língua estrangeira desenvolve as competências linguística e literária, possibilitando a discussão de temas filosóficos ligados aos conflitos inerentes do ser humano, e de Jorge Larrosa (2017) sobre a experiência e o saber de experiência na educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511/1449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153 Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153 Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153 Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783874756608 |