A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves, Letícia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1209   The Missing Piece (1976), do escritor norte-americano Shel Silverstein, narra a história de um personagem em busca da parte que lhe falta para completar a sua essência, ou melhor, narra o percurso de um personagem por algo que possa lhe completar, para que assim, ele possa atingir a tão almejada felicidade. O livro é ilustrado, possui linguagem simples e é repleto de lacunas que podem e devem ser preenchidas pelo leitor durante o processo de leitura (ISER, 1978). Essas lacunas possibilitam e exigem do leitor um envolvimento, e, portanto, um papel ativo, ou seja, de protagonista no momento de leitura. Abordando um dilema verídico de forma alegórica, a obra possibilita a abertura de questões filosóficas acerca das constantes buscas cotidianas e da construção de identidade. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar o uso de literatura na aula de língua estrangeira, especificamente o trabalho com The Missing Piece. Para tanto, abordamos as concepções de Rildo Cosson (2015), de Gilian Lazar (1993) e Ronald Carter e Michael Long (2007), que afirmam que a literatura em língua estrangeira desenvolve as competências linguística e literária, possibilitando a discussão de temas filosóficos ligados aos conflitos inerentes do ser humano, e de Jorge Larrosa (2017) sobre a experiência e o saber de experiência na educação.
id UFCG-2_1797b8adc1514f4649552c29e9c0dbee
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1511
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel SilversteinLíngua InglesaLiteraturaThe Missing PieceFormação do leitorDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1209   The Missing Piece (1976), do escritor norte-americano Shel Silverstein, narra a história de um personagem em busca da parte que lhe falta para completar a sua essência, ou melhor, narra o percurso de um personagem por algo que possa lhe completar, para que assim, ele possa atingir a tão almejada felicidade. O livro é ilustrado, possui linguagem simples e é repleto de lacunas que podem e devem ser preenchidas pelo leitor durante o processo de leitura (ISER, 1978). Essas lacunas possibilitam e exigem do leitor um envolvimento, e, portanto, um papel ativo, ou seja, de protagonista no momento de leitura. Abordando um dilema verídico de forma alegórica, a obra possibilita a abertura de questões filosóficas acerca das constantes buscas cotidianas e da construção de identidade. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar o uso de literatura na aula de língua estrangeira, especificamente o trabalho com The Missing Piece. Para tanto, abordamos as concepções de Rildo Cosson (2015), de Gilian Lazar (1993) e Ronald Carter e Michael Long (2007), que afirmam que a literatura em língua estrangeira desenvolve as competências linguística e literária, possibilitando a discussão de temas filosóficos ligados aos conflitos inerentes do ser humano, e de Jorge Larrosa (2017) sobre a experiência e o saber de experiência na educação.Editora Universitaria da UFCG2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-1532317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511/1449© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Layssa Gabriela Almeida e Silva Gonçalves, Letícia de Souza 2024-01-04T23:54:16Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1511Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:54:16Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein
title A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein
spellingShingle A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein
Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva
Língua Inglesa
Literatura
The Missing Piece
Formação do leitor
title_short A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein
title_full A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein
title_fullStr A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein
title_full_unstemmed A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein
title_sort A literatura infantojuvenil inglesa no ensino básico: uma experiência com o livro The Missing Piece, de Shel Silverstein
author Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva
author_facet Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva
Gonçalves, Letícia de Souza
author_role author
author2 Gonçalves, Letícia de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Layssa Gabriela Almeida e Silva
Gonçalves, Letícia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Inglesa
Literatura
The Missing Piece
Formação do leitor
topic Língua Inglesa
Literatura
The Missing Piece
Formação do leitor
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1209   The Missing Piece (1976), do escritor norte-americano Shel Silverstein, narra a história de um personagem em busca da parte que lhe falta para completar a sua essência, ou melhor, narra o percurso de um personagem por algo que possa lhe completar, para que assim, ele possa atingir a tão almejada felicidade. O livro é ilustrado, possui linguagem simples e é repleto de lacunas que podem e devem ser preenchidas pelo leitor durante o processo de leitura (ISER, 1978). Essas lacunas possibilitam e exigem do leitor um envolvimento, e, portanto, um papel ativo, ou seja, de protagonista no momento de leitura. Abordando um dilema verídico de forma alegórica, a obra possibilita a abertura de questões filosóficas acerca das constantes buscas cotidianas e da construção de identidade. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar o uso de literatura na aula de língua estrangeira, especificamente o trabalho com The Missing Piece. Para tanto, abordamos as concepções de Rildo Cosson (2015), de Gilian Lazar (1993) e Ronald Carter e Michael Long (2007), que afirmam que a literatura em língua estrangeira desenvolve as competências linguística e literária, possibilitando a discussão de temas filosóficos ligados aos conflitos inerentes do ser humano, e de Jorge Larrosa (2017) sobre a experiência e o saber de experiência na educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1511/1449
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153
Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153
Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153
Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 137-153
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783874756608