My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de Taekwondo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rafael Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10829
Resumo: Os smartphones estão cada vez mais presentes em variadas atividades do dia a dia, colocando ao dispor, dos seus utilizadores, diversas aplicações que ajudam a realizar desde tarefas mais simples até aos procedimentos mais complexos. Uma das categorias onde podemos encontrar diversas aplicações é no desporto, mais concretamente no ensino de práticas desportivas. No entanto não foi encontrada nenhuma aplicação que respondesse a algumas necessidades sentidas por vários participantes de Taekwondo, nomeadamente no apoio à aprendizagem desta arte marcial. Surgiu a ideia de propor uma aplicação destinada a estes atletas, que será objeto de análise no presente relatório. Escolhida esta modalidade desportiva devido não só a paixão pessoal pelo Taekwondo, mas também devido às dificuldades sentidas na prática desta arte. Com efeito procuramos apresentar aqui uma primeira definição de problemática associada à criação de uma aplicação no contexto do ensino e aprendizagem de arte marcial Taekwondo. Além disso, propomos uma definição da metodologia de design a ser seguida para o desenvolvimento do projeto, relatando os primeiros resultados de uma primeira fase exploratória de análise do público-alvo. Como tal, numa primeira fase, propomos um estudo da evolução dos meios mobile e consequentemente percebermos se estes serão a plataforma indicada para o desenvolvimento deste projeto. Numa segunda fase, estudamos como evolui o design, quais as metodologias indicadas e processos de construção de interfaces, tal como abordarmos a relação que o designer tem com o utilizador. Numa última fase, após reunidos todos os elementos de pesquisa, procedemos para o desenho da interface móvel capaz de auxiliar no progresso de atletas perante a prática da arte marcial, Taekwondo. Resumindo, este relatório de projeto integra a primeira fase de um estudo sobre como usar aplicativos para melhorar o ensino e aprendizagem da arte marcial Taekwondo. Numa segunda fase são apresentados resultados de análise, através da interação dos atletas com o protótipo proposto, que identificam uma necessidade de criar uma aplicação para processo de ensino da arte marcial.
id RCAP_01c7961cfb50330d54a9f477e6215a7f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de TaekwondoAplicação MobileDesign InterfaceProtótipo.TaekwondoUi (User Interface)Ux (User Expirience)Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design MultimédiaOs smartphones estão cada vez mais presentes em variadas atividades do dia a dia, colocando ao dispor, dos seus utilizadores, diversas aplicações que ajudam a realizar desde tarefas mais simples até aos procedimentos mais complexos. Uma das categorias onde podemos encontrar diversas aplicações é no desporto, mais concretamente no ensino de práticas desportivas. No entanto não foi encontrada nenhuma aplicação que respondesse a algumas necessidades sentidas por vários participantes de Taekwondo, nomeadamente no apoio à aprendizagem desta arte marcial. Surgiu a ideia de propor uma aplicação destinada a estes atletas, que será objeto de análise no presente relatório. Escolhida esta modalidade desportiva devido não só a paixão pessoal pelo Taekwondo, mas também devido às dificuldades sentidas na prática desta arte. Com efeito procuramos apresentar aqui uma primeira definição de problemática associada à criação de uma aplicação no contexto do ensino e aprendizagem de arte marcial Taekwondo. Além disso, propomos uma definição da metodologia de design a ser seguida para o desenvolvimento do projeto, relatando os primeiros resultados de uma primeira fase exploratória de análise do público-alvo. Como tal, numa primeira fase, propomos um estudo da evolução dos meios mobile e consequentemente percebermos se estes serão a plataforma indicada para o desenvolvimento deste projeto. Numa segunda fase, estudamos como evolui o design, quais as metodologias indicadas e processos de construção de interfaces, tal como abordarmos a relação que o designer tem com o utilizador. Numa última fase, após reunidos todos os elementos de pesquisa, procedemos para o desenho da interface móvel capaz de auxiliar no progresso de atletas perante a prática da arte marcial, Taekwondo. Resumindo, este relatório de projeto integra a primeira fase de um estudo sobre como usar aplicativos para melhorar o ensino e aprendizagem da arte marcial Taekwondo. Numa segunda fase são apresentados resultados de análise, através da interação dos atletas com o protótipo proposto, que identificam uma necessidade de criar uma aplicação para processo de ensino da arte marcial.Smartphones are increasingly present in various daily activities, making available to their users various applications that help to accomplish from simpler tasks to more complex procedures. One of the categories where we can find various applications is in sport, more specifically in the teaching of sporting practices. A complete application that complements and helps Taekwondo practitioners in their learning was not fund. Chosen this sport modality due not only to personal passion for Taekwondo, but also due to the difficulties felt in the practice of this art. With effect we seek to present here a first definition of problematic associated with the creation of an application in the context of teaching and learning of martial art Taekwondo. In addition, we propose a definition of the design methodology to be followed for the development of the project, reporting the first results of a first exploratory phase of analysis of the target audience. As such, in a first phase, we propose a study of the evolution of mobile media and consequently we realize whether these will be the platform indicated for the development of this project. In a second phase, we study how the design evolves, what methodologies are indicated and the process of constructing interfaces, as well as addressing the relationship that the designer has with the user. In a last phase, after gathering all the elements of research, we proceeded to the design of the mobile interface capable of assisting in the progress of athletes of Taekwondo martial art In short, this project report integrates the first phase of a study on how to use applications to improve the teaching and learning of martial art Taekwondo. In a second phase, results of analysis are presented, through the interaction of the athletes with the proposed prototype, which identify a need to create an application in the process of teaching martial art.Maneira, António CarvalhouBibliorumDuarte, Rafael Rodrigues2020-12-21T14:37:42Z2019-11-192019-09-272019-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10829TID:202558924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:41.873112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de Taekwondo
title My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de Taekwondo
spellingShingle My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de Taekwondo
Duarte, Rafael Rodrigues
Aplicação Mobile
Design Interface
Protótipo.
Taekwondo
Ui (User Interface)
Ux (User Expirience)
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design Multimédia
title_short My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de Taekwondo
title_full My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de Taekwondo
title_fullStr My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de Taekwondo
title_full_unstemmed My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de Taekwondo
title_sort My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de Taekwondo
author Duarte, Rafael Rodrigues
author_facet Duarte, Rafael Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maneira, António Carvalho
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rafael Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicação Mobile
Design Interface
Protótipo.
Taekwondo
Ui (User Interface)
Ux (User Expirience)
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design Multimédia
topic Aplicação Mobile
Design Interface
Protótipo.
Taekwondo
Ui (User Interface)
Ux (User Expirience)
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design Multimédia
description Os smartphones estão cada vez mais presentes em variadas atividades do dia a dia, colocando ao dispor, dos seus utilizadores, diversas aplicações que ajudam a realizar desde tarefas mais simples até aos procedimentos mais complexos. Uma das categorias onde podemos encontrar diversas aplicações é no desporto, mais concretamente no ensino de práticas desportivas. No entanto não foi encontrada nenhuma aplicação que respondesse a algumas necessidades sentidas por vários participantes de Taekwondo, nomeadamente no apoio à aprendizagem desta arte marcial. Surgiu a ideia de propor uma aplicação destinada a estes atletas, que será objeto de análise no presente relatório. Escolhida esta modalidade desportiva devido não só a paixão pessoal pelo Taekwondo, mas também devido às dificuldades sentidas na prática desta arte. Com efeito procuramos apresentar aqui uma primeira definição de problemática associada à criação de uma aplicação no contexto do ensino e aprendizagem de arte marcial Taekwondo. Além disso, propomos uma definição da metodologia de design a ser seguida para o desenvolvimento do projeto, relatando os primeiros resultados de uma primeira fase exploratória de análise do público-alvo. Como tal, numa primeira fase, propomos um estudo da evolução dos meios mobile e consequentemente percebermos se estes serão a plataforma indicada para o desenvolvimento deste projeto. Numa segunda fase, estudamos como evolui o design, quais as metodologias indicadas e processos de construção de interfaces, tal como abordarmos a relação que o designer tem com o utilizador. Numa última fase, após reunidos todos os elementos de pesquisa, procedemos para o desenho da interface móvel capaz de auxiliar no progresso de atletas perante a prática da arte marcial, Taekwondo. Resumindo, este relatório de projeto integra a primeira fase de um estudo sobre como usar aplicativos para melhorar o ensino e aprendizagem da arte marcial Taekwondo. Numa segunda fase são apresentados resultados de análise, através da interação dos atletas com o protótipo proposto, que identificam uma necessidade de criar uma aplicação para processo de ensino da arte marcial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
2019-09-27
2019-11-19T00:00:00Z
2020-12-21T14:37:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10829
TID:202558924
url http://hdl.handle.net/10400.6/10829
identifier_str_mv TID:202558924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136397411483648