Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Katty de Jesus Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25747
Resumo: O presente trabalho propõe-se analisar a problemática dos falsos amigos na aprendizagem do português. Optou-se por analisar o caso dos alunos de origem venezuelana, que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna. Pediu-se aos alunos que participaram neste projeto que respondessem a uma breve entrevista, sendo esta precedida de um Questionário Sociolinguístico, e de um teste de Auto Perceção de Competências Linguísticas e um teste de Compreensão Leitora. Os resultados obtidos apontam para a presença de interferência de falsos amigos no processo de aprendizagem da língua portuguesa por parte dos alunos venezuelanos. Este trabalho pretende assim contribuir para uma maior consciencialização por parte dos docentes de Português Língua Não Materna das dificuldades que os alunos venezuelanos enfrentam, tentando promover uma aprendizagem mais satisfatória e um desenvolvimento da competência linguística mais eficaz
id RCAP_01d82f42a5244e74630889ff9deeb5c2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25747
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigosFalsos amigosFalsos cognatosHeterossemânticosPortuguêsEspanholHispanofalantesO presente trabalho propõe-se analisar a problemática dos falsos amigos na aprendizagem do português. Optou-se por analisar o caso dos alunos de origem venezuelana, que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna. Pediu-se aos alunos que participaram neste projeto que respondessem a uma breve entrevista, sendo esta precedida de um Questionário Sociolinguístico, e de um teste de Auto Perceção de Competências Linguísticas e um teste de Compreensão Leitora. Os resultados obtidos apontam para a presença de interferência de falsos amigos no processo de aprendizagem da língua portuguesa por parte dos alunos venezuelanos. Este trabalho pretende assim contribuir para uma maior consciencialização por parte dos docentes de Português Língua Não Materna das dificuldades que os alunos venezuelanos enfrentam, tentando promover uma aprendizagem mais satisfatória e um desenvolvimento da competência linguística mais eficazThis project aims to study the problem of false friends in the learning process of the Portuguese language. The author chose to analyze the case of Venezuelan students that recently came to Portugal. The students are enrolled in a class of portuguese as a foreign language. The students were asked to answer a sociolinguistic questionnaire, a test of self-evaluated linguistic competence, a test of written comprehension in portuguese as well as a brief interview. The results of this process suggest that false friends interfere with the process of learning portuguese by the Venezuelan students. With this work, the author aims to help the teachers of portuguese as a foreign language to be fully aware of the needs of the Venezuelan students, while trying to promote a more satisfying learning process, and a more effective development of the language2019-04-11T08:49:29Z2018-11-27T00:00:00Z2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25747TID:202239667porSantos, Tânia Katty de Jesus Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:54Zoai:ria.ua.pt:10773/25747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:53.999199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos
title Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos
spellingShingle Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos
Santos, Tânia Katty de Jesus Oliveira
Falsos amigos
Falsos cognatos
Heterossemânticos
Português
Espanhol
Hispanofalantes
title_short Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos
title_full Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos
title_fullStr Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos
title_full_unstemmed Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos
title_sort Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos
author Santos, Tânia Katty de Jesus Oliveira
author_facet Santos, Tânia Katty de Jesus Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tânia Katty de Jesus Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Falsos amigos
Falsos cognatos
Heterossemânticos
Português
Espanhol
Hispanofalantes
topic Falsos amigos
Falsos cognatos
Heterossemânticos
Português
Espanhol
Hispanofalantes
description O presente trabalho propõe-se analisar a problemática dos falsos amigos na aprendizagem do português. Optou-se por analisar o caso dos alunos de origem venezuelana, que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna. Pediu-se aos alunos que participaram neste projeto que respondessem a uma breve entrevista, sendo esta precedida de um Questionário Sociolinguístico, e de um teste de Auto Perceção de Competências Linguísticas e um teste de Compreensão Leitora. Os resultados obtidos apontam para a presença de interferência de falsos amigos no processo de aprendizagem da língua portuguesa por parte dos alunos venezuelanos. Este trabalho pretende assim contribuir para uma maior consciencialização por parte dos docentes de Português Língua Não Materna das dificuldades que os alunos venezuelanos enfrentam, tentando promover uma aprendizagem mais satisfatória e um desenvolvimento da competência linguística mais eficaz
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27T00:00:00Z
2018-11-27
2019-04-11T08:49:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25747
TID:202239667
url http://hdl.handle.net/10773/25747
identifier_str_mv TID:202239667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137643350458368