Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25747 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se analisar a problemática dos falsos amigos na aprendizagem do português. Optou-se por analisar o caso dos alunos de origem venezuelana, que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna. Pediu-se aos alunos que participaram neste projeto que respondessem a uma breve entrevista, sendo esta precedida de um Questionário Sociolinguístico, e de um teste de Auto Perceção de Competências Linguísticas e um teste de Compreensão Leitora. Os resultados obtidos apontam para a presença de interferência de falsos amigos no processo de aprendizagem da língua portuguesa por parte dos alunos venezuelanos. Este trabalho pretende assim contribuir para uma maior consciencialização por parte dos docentes de Português Língua Não Materna das dificuldades que os alunos venezuelanos enfrentam, tentando promover uma aprendizagem mais satisfatória e um desenvolvimento da competência linguística mais eficaz |
id |
RCAP_01d82f42a5244e74630889ff9deeb5c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25747 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigosFalsos amigosFalsos cognatosHeterossemânticosPortuguêsEspanholHispanofalantesO presente trabalho propõe-se analisar a problemática dos falsos amigos na aprendizagem do português. Optou-se por analisar o caso dos alunos de origem venezuelana, que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna. Pediu-se aos alunos que participaram neste projeto que respondessem a uma breve entrevista, sendo esta precedida de um Questionário Sociolinguístico, e de um teste de Auto Perceção de Competências Linguísticas e um teste de Compreensão Leitora. Os resultados obtidos apontam para a presença de interferência de falsos amigos no processo de aprendizagem da língua portuguesa por parte dos alunos venezuelanos. Este trabalho pretende assim contribuir para uma maior consciencialização por parte dos docentes de Português Língua Não Materna das dificuldades que os alunos venezuelanos enfrentam, tentando promover uma aprendizagem mais satisfatória e um desenvolvimento da competência linguística mais eficazThis project aims to study the problem of false friends in the learning process of the Portuguese language. The author chose to analyze the case of Venezuelan students that recently came to Portugal. The students are enrolled in a class of portuguese as a foreign language. The students were asked to answer a sociolinguistic questionnaire, a test of self-evaluated linguistic competence, a test of written comprehension in portuguese as well as a brief interview. The results of this process suggest that false friends interfere with the process of learning portuguese by the Venezuelan students. With this work, the author aims to help the teachers of portuguese as a foreign language to be fully aware of the needs of the Venezuelan students, while trying to promote a more satisfying learning process, and a more effective development of the language2019-04-11T08:49:29Z2018-11-27T00:00:00Z2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25747TID:202239667porSantos, Tânia Katty de Jesus Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:54Zoai:ria.ua.pt:10773/25747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:53.999199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos |
title |
Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos |
spellingShingle |
Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos Santos, Tânia Katty de Jesus Oliveira Falsos amigos Falsos cognatos Heterossemânticos Português Espanhol Hispanofalantes |
title_short |
Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos |
title_full |
Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos |
title_fullStr |
Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos |
title_sort |
Dificuldades de alunos venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesa: o caso dos falsos amigos |
author |
Santos, Tânia Katty de Jesus Oliveira |
author_facet |
Santos, Tânia Katty de Jesus Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tânia Katty de Jesus Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Falsos amigos Falsos cognatos Heterossemânticos Português Espanhol Hispanofalantes |
topic |
Falsos amigos Falsos cognatos Heterossemânticos Português Espanhol Hispanofalantes |
description |
O presente trabalho propõe-se analisar a problemática dos falsos amigos na aprendizagem do português. Optou-se por analisar o caso dos alunos de origem venezuelana, que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna. Pediu-se aos alunos que participaram neste projeto que respondessem a uma breve entrevista, sendo esta precedida de um Questionário Sociolinguístico, e de um teste de Auto Perceção de Competências Linguísticas e um teste de Compreensão Leitora. Os resultados obtidos apontam para a presença de interferência de falsos amigos no processo de aprendizagem da língua portuguesa por parte dos alunos venezuelanos. Este trabalho pretende assim contribuir para uma maior consciencialização por parte dos docentes de Português Língua Não Materna das dificuldades que os alunos venezuelanos enfrentam, tentando promover uma aprendizagem mais satisfatória e um desenvolvimento da competência linguística mais eficaz |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-27T00:00:00Z 2018-11-27 2019-04-11T08:49:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25747 TID:202239667 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25747 |
identifier_str_mv |
TID:202239667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137643350458368 |