A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedra, Carolina Gonzalez
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15723
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_021b60a5652ebc9d0a4fe35742012fd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridadeAprendizagem cooperativaProblema da semanaAuto e heteroavaliação.Cooperative learningProblem of the weekSelf and hetero-evaluationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação que se apresenta, intitulada de “A cooperação na resolução do problema da semana a pares no 3.º ano de escolaridade”, teve como objetivos evidenciar a auto e heteroavaliação das competências de cooperação inscritas em lista de verificação como promotoras da melhoria da cooperação e da resolução do problema da semana, como também compreender as representações de cooperação dos alunos, no geral e em referência à resolução do problema da semana, antes e após a intervenção. Em conformidade com os objetivos selecionados, formularam-se as seguintes questões de investigação: (i) “Quais as representações de cooperação dos alunos antes e após a intervenção?”; (ii) “Quais as representações de cooperação dos alunos na resolução do problema da semana antes e após a intervenção?”; (iii) “De que forma a auto e heteroavaliação regular das competências de cooperação realizadas após o problema da semana ajudou no desenvolvimento das mesmas e na eficácia da resolução?”. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação participante e a análise de conteúdo aos instrumentos utilizados, i.e., ao inquérito por questionário, às entrevistas semiestruturadas, às entrevistas de Focus Group e às listas de verificação preenchidas pelos alunos. Os resultados obtidos do estudo demonstraram que a implementação das listas de verificação, bem como as reflexões realizadas após a resolução do problema da semana a pares sobre as competências de cooperação potenciaram e melhoraram a cooperação entre alunos, bem como a consciência sobre o seu trabalho e o do colega.ABSTRACT This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master’s Degree in Teaching of the 1st Cycle of the Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of the Basic Education. The investigation that is presented, entitled “Cooperation in solving the problem of the week in pairs in the 3rd grade of schooling” had as objectives highlight the self- and hetero-evaluation of cooperation skills included in the checklist as promoters of improving cooperation and solving the week’s problem, as well as understanding the students’ representations of cooperation, in general and in reference to solving the week’s problem, before and after the intervention. In accordance with the selected objectives, the following research questions were formulated: (i) “What are the students’ representations of cooperation before and after the intervention?”; (ii) “What are the students’ representations of cooperation in solving the problem of the week before and after the intervention?”; (iii) “How did the regular self and hetero-evaluation of cooperation competences carried out after the problem of the week help in their development and in the effectiveness of the resolution?”. The methodology used was of a qualitative nature, using participant observation and content analysis of the instruments used as data collection techniques, i.e., the questionnaire survey, semi-structured interviews, Focus Group interviews and checklists filled in by the participants students. The results obtained from the study showed that the implementation of the checklists, as well as the reflections carried out after solving the problem of the week in pairs on cooperation skills, potentiated and improved cooperation between students, as well as awareness of their work and of the colleague’s work.Mestre, LuísRCIPLPedra, Carolina Gonzalez2023-02-28T14:35:03Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15723TID:203194276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:20.842113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
title A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
spellingShingle A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
Pedra, Carolina Gonzalez
Aprendizagem cooperativa
Problema da semana
Auto e heteroavaliação.
Cooperative learning
Problem of the week
Self and hetero-evaluation
title_short A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
title_full A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
title_fullStr A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
title_sort A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
author Pedra, Carolina Gonzalez
author_facet Pedra, Carolina Gonzalez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mestre, Luís
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedra, Carolina Gonzalez
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Problema da semana
Auto e heteroavaliação.
Cooperative learning
Problem of the week
Self and hetero-evaluation
topic Aprendizagem cooperativa
Problema da semana
Auto e heteroavaliação.
Cooperative learning
Problem of the week
Self and hetero-evaluation
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
2022-07-15T00:00:00Z
2023-02-28T14:35:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15723
TID:203194276
url http://hdl.handle.net/10400.21/15723
identifier_str_mv TID:203194276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506060681216