Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ricardo Jorge Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16879
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8a4630c981fad2c96b16345bcba85dc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridadeFormulação de problemasResolução de problemasRevisão de problemasCooperaçãoProblem formulationProblem solvingProblem reviewCooperationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada II (PES II) e está repartido em dois grandes capítulos. Um dedicado à descrição e análise da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 2.º CEB e o outro dedicado à apresentação de um estudo desenvolvido na turma de 3.º ano de escolaridade, em que foi desenvolvida a intervenção. Num primeiro momento apresenta-se uma descrição sintética da prática pedagógica ocorrida em ambos os contextos. Na segunda parte apresenta-se o estudo: Formulação, Resolução e Revisão de Problemas em Cooperação numa turma de 3º ano de escolaridade. Trata-se de uma investigação qualitativa, procurando aprofundar o objeto de estudo, por meio de análise documental exploratória, questionários e observação direta. Foram realizadas análise documentais aos Planos Individuais de Trabalho (PIT), o que facilitou a ideia do próprio estudo. Posteriormente foram aplicados dois questionários aos alunos, um inicial e um outro no fim do estudo. O quadro teórico torna-se indispensável na descrição e interpretação dos processos que os alunos mobilizam na formulação, resolução e revisão de enunciados. Foi realizada uma leitura geral à literatura sobre o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), a formulação e resolução de problemas, assim como sobre a cooperação na revisão textual. Os resultados permitiram compreender os processos explicitados pelos alunos, assim como a importância da tarefa de formulação de problemas em cooperação na aquisição de competências sociais, linguísticas e matemáticas.This dissertation is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II (PES II) and is divided into two main chapters. One is dedicated to the description and analysis of the pedagogical practice developed in the contexts of the 1st cycle of Basic Education (CEB) and 2nd cycle of Basic Education (CEB), whilst the other is dedicated to the presentation of a study developed in the class of 3rd year of schooling, in which the intervention was developed. The first part presents a brief description of the pedagogical practice that took place in both contexts. The second part presents the study: Formulation, Resolution and Revision of Problems in Cooperation in a 3rd year class. This is a qualitative research, seeking to deepen the object of study, through exploratory documentary analysis, questionnaires and direct observation. Documentary analysis of Individual Work Plans (IWP) was carried out, which facilitated the idea of the study itself. Subsequently, two questionnaires were applied to the students, one initial and another at the end of the study. The theoretical framework becomes indispensable in describing and interpreting the processes that students mobilise in formulating, solving and revising statements. A general reading of the literature was carried out on the pedagogical model of the Modern School Movement (MEM), the formulation and resolution of problems, as well as on cooperation in textual revision. The results allowed understanding the processes explained by the students, as well as the importance of the task of collaborative problem formulation in the acquisition of social, linguistic and mathematical skills.Mestre, LuísRCIPLMiranda, Ricardo Jorge Garcia2024-01-15T11:55:45Z2023-07-132023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16879TID:203373782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:59.948087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade
title Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade
spellingShingle Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade
Miranda, Ricardo Jorge Garcia
Formulação de problemas
Resolução de problemas
Revisão de problemas
Cooperação
Problem formulation
Problem solving
Problem review
Cooperation
title_short Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade
title_full Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade
title_fullStr Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade
title_sort Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade
author Miranda, Ricardo Jorge Garcia
author_facet Miranda, Ricardo Jorge Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mestre, Luís
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ricardo Jorge Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formulação de problemas
Resolução de problemas
Revisão de problemas
Cooperação
Problem formulation
Problem solving
Problem review
Cooperation
topic Formulação de problemas
Resolução de problemas
Revisão de problemas
Cooperação
Problem formulation
Problem solving
Problem review
Cooperation
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13
2023-07-13T00:00:00Z
2024-01-15T11:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16879
TID:203373782
url http://hdl.handle.net/10400.21/16879
identifier_str_mv TID:203373782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945762205696