Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16879 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_8a4630c981fad2c96b16345bcba85dc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16879 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridadeFormulação de problemasResolução de problemasRevisão de problemasCooperaçãoProblem formulationProblem solvingProblem reviewCooperationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada II (PES II) e está repartido em dois grandes capítulos. Um dedicado à descrição e análise da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 2.º CEB e o outro dedicado à apresentação de um estudo desenvolvido na turma de 3.º ano de escolaridade, em que foi desenvolvida a intervenção. Num primeiro momento apresenta-se uma descrição sintética da prática pedagógica ocorrida em ambos os contextos. Na segunda parte apresenta-se o estudo: Formulação, Resolução e Revisão de Problemas em Cooperação numa turma de 3º ano de escolaridade. Trata-se de uma investigação qualitativa, procurando aprofundar o objeto de estudo, por meio de análise documental exploratória, questionários e observação direta. Foram realizadas análise documentais aos Planos Individuais de Trabalho (PIT), o que facilitou a ideia do próprio estudo. Posteriormente foram aplicados dois questionários aos alunos, um inicial e um outro no fim do estudo. O quadro teórico torna-se indispensável na descrição e interpretação dos processos que os alunos mobilizam na formulação, resolução e revisão de enunciados. Foi realizada uma leitura geral à literatura sobre o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), a formulação e resolução de problemas, assim como sobre a cooperação na revisão textual. Os resultados permitiram compreender os processos explicitados pelos alunos, assim como a importância da tarefa de formulação de problemas em cooperação na aquisição de competências sociais, linguísticas e matemáticas.This dissertation is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II (PES II) and is divided into two main chapters. One is dedicated to the description and analysis of the pedagogical practice developed in the contexts of the 1st cycle of Basic Education (CEB) and 2nd cycle of Basic Education (CEB), whilst the other is dedicated to the presentation of a study developed in the class of 3rd year of schooling, in which the intervention was developed. The first part presents a brief description of the pedagogical practice that took place in both contexts. The second part presents the study: Formulation, Resolution and Revision of Problems in Cooperation in a 3rd year class. This is a qualitative research, seeking to deepen the object of study, through exploratory documentary analysis, questionnaires and direct observation. Documentary analysis of Individual Work Plans (IWP) was carried out, which facilitated the idea of the study itself. Subsequently, two questionnaires were applied to the students, one initial and another at the end of the study. The theoretical framework becomes indispensable in describing and interpreting the processes that students mobilise in formulating, solving and revising statements. A general reading of the literature was carried out on the pedagogical model of the Modern School Movement (MEM), the formulation and resolution of problems, as well as on cooperation in textual revision. The results allowed understanding the processes explained by the students, as well as the importance of the task of collaborative problem formulation in the acquisition of social, linguistic and mathematical skills.Mestre, LuísRCIPLMiranda, Ricardo Jorge Garcia2024-01-15T11:55:45Z2023-07-132023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16879TID:203373782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:59.948087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade |
title |
Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade Miranda, Ricardo Jorge Garcia Formulação de problemas Resolução de problemas Revisão de problemas Cooperação Problem formulation Problem solving Problem review Cooperation |
title_short |
Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade |
title_full |
Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade |
title_sort |
Formulação, resolução e revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3º ano de escolaridade |
author |
Miranda, Ricardo Jorge Garcia |
author_facet |
Miranda, Ricardo Jorge Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mestre, Luís RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Ricardo Jorge Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formulação de problemas Resolução de problemas Revisão de problemas Cooperação Problem formulation Problem solving Problem review Cooperation |
topic |
Formulação de problemas Resolução de problemas Revisão de problemas Cooperação Problem formulation Problem solving Problem review Cooperation |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-13 2023-07-13T00:00:00Z 2024-01-15T11:55:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16879 TID:203373782 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16879 |
identifier_str_mv |
TID:203373782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136945762205696 |