A realidade aumentada (AR) e a experiência do utilizador (UX) na divulgação de conteúdos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casaca, Ana Filipa da Costa Graça Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22494
Resumo: O paradigma da tecnologia na era da globalização promove a expressão e a Experiência dos Utilizadores (UX) ao nível da produção e difusão cultural, adaptando as tendências de conteúdos digitais. O contributo dos novos media, permite que inúmeros utilizadores estejam presentes nas plataformas digitais, influenciados pelo crescimento do mercado tecnológico. Salienta-se assim a importância que os museus atribuem às novas tecnologias e em melhorar a Experiência dos Utilizadores (UX) recorrendo à tecnologia de Realidade Aumentada (AR) na divulgação de conteúdos, entre o espaço físico e digital do museu. Este conceito, surge como estudo de caso aplicado à Startup Nimest, cujo produto contempla conteúdos de media interativos em Realidade Aumentada (AR), onde personagens históricas, poéticas e monumentais, aparecem no mundo real em contacto com os utilizadores e proporcionando uma melhor experiência digital. Numa primeira fase desta investigação, procurou-se entender a perceção e interação dos utilizadores através de indicadores de análise de conteúdo, pela plataforma digital Instagram, associando três empresas de Realidade Aumentada (AR); numa segunda fase, procurando estabelecer ligação à vertente de negócio, à adoção e aceitação tecnológica, realizaram-se entrevistas aos departamentos de comunicação de três Museus Portugueses. Verificou-se que, de forma geral, reconhece-se atribuição da importância e o potencial de crescimento em associar a tecnologia de Realidade Aumentada (AR) na divulgação de conteúdos digitais, seja de acordo com o panorama cultural, histórico ou turístico em Portugal. Os resultados obtidos são pressupostos de aplicabilidade associados ao estudo de caso, a Startup Nimest nos museus, integrando conteúdos de media em Realidade Aumentada (AR).
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