Atividades promotoras do pensamento critico no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13551 |
Resumo: | A evolução permanente da sociedade faz com que os cidadãos se deparem no seu quotidiano com situações e problemas diversificados. Para lidar eficazmente com tais situações, é necessário mobilizar ferramentas intelectuais que incluem conhecimento e capacidades de pensamento, incluindo de Pensamento Crítico. A escola, como local de formação, deve promover o desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos para enfrentarem os problemas da sociedade, para a tomada de decisões de forma crítica e acima de tudo para serem cidadãos participativos. A presente investigação tem como finalidade conceber, implementar e avaliar o contributo de atividades promotoras de capacidades de Pensamento Crítico na mobilização de capacidades de PC (tendo como referência, a taxonomia de Ennis) dos alunos e avaliar o contributo das mesmas na (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do Ar: qualidade do ar, no1º Ciclo do Ensino Básico. No que remete para as questões de investigação, foram duas as questões formuladas: i)Qual o contributo das atividades orientadas para o Pensamento Crítico na mobilização de capacidades de Pensamento Crítico dos alunos?;ii)Qual o contributo das atividades orientadas para o Pensamento Crítico na (re) construção/mobilização de conhecimentos dos alunos no âmbito da temática do Ar: qualidade do ar? As atividades foram implementadas numa turma do 2º ano de escolaridade, de uma escola do concelho de Aveiro, constituída por 24 alunos. O presente estudo enquadra-se numa metodologia orientada para a prática, segundo o plano de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizou-se um questionário e um instrumento de análise das produções escritas dos alunos, que foram sujeitas a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que os alunos evidenciaram a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico. No que remete para a (re)construção/ mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do Ar: qualidade do ar, os resultados evidenciaram que de uma forma geral, os alunos (re)construíram/mobilizaram conhecimentos em foco nas atividades realizadas. Da análise dos resultados é possivel concluir que as atividades que foram implementadas contribuíram para a mobilização de capacidades de PC e para a (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do estudo. As atividades concebidas, orientadas para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico, poderão apoiar os professores no desenvolvimento de práticas educativas promotoras de desenvolvimento/mobilização de capacidades de Pensamento Crítico e na (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do Ar: qualidade do ar. |
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Atividades promotoras do pensamento critico no 1º CEBDidática das ciênciasPensamento criticoEnsino das ciênciasQualidade do arEstratégias da aprendizagemA evolução permanente da sociedade faz com que os cidadãos se deparem no seu quotidiano com situações e problemas diversificados. Para lidar eficazmente com tais situações, é necessário mobilizar ferramentas intelectuais que incluem conhecimento e capacidades de pensamento, incluindo de Pensamento Crítico. A escola, como local de formação, deve promover o desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos para enfrentarem os problemas da sociedade, para a tomada de decisões de forma crítica e acima de tudo para serem cidadãos participativos. A presente investigação tem como finalidade conceber, implementar e avaliar o contributo de atividades promotoras de capacidades de Pensamento Crítico na mobilização de capacidades de PC (tendo como referência, a taxonomia de Ennis) dos alunos e avaliar o contributo das mesmas na (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do Ar: qualidade do ar, no1º Ciclo do Ensino Básico. No que remete para as questões de investigação, foram duas as questões formuladas: i)Qual o contributo das atividades orientadas para o Pensamento Crítico na mobilização de capacidades de Pensamento Crítico dos alunos?;ii)Qual o contributo das atividades orientadas para o Pensamento Crítico na (re) construção/mobilização de conhecimentos dos alunos no âmbito da temática do Ar: qualidade do ar? As atividades foram implementadas numa turma do 2º ano de escolaridade, de uma escola do concelho de Aveiro, constituída por 24 alunos. O presente estudo enquadra-se numa metodologia orientada para a prática, segundo o plano de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizou-se um questionário e um instrumento de análise das produções escritas dos alunos, que foram sujeitas a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que os alunos evidenciaram a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico. No que remete para a (re)construção/ mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do Ar: qualidade do ar, os resultados evidenciaram que de uma forma geral, os alunos (re)construíram/mobilizaram conhecimentos em foco nas atividades realizadas. Da análise dos resultados é possivel concluir que as atividades que foram implementadas contribuíram para a mobilização de capacidades de PC e para a (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do estudo. As atividades concebidas, orientadas para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico, poderão apoiar os professores no desenvolvimento de práticas educativas promotoras de desenvolvimento/mobilização de capacidades de Pensamento Crítico e na (re)construção/mobilização de conhecimentos no âmbito da temática do Ar: qualidade do ar.The ongoing evolution of society makes the citizens encounter themselves, in their daily lives, with diverse problems and situations. To effectively deal with such situations, it is necessary to mobilize intellectual tools that include knowledge and thinking skills, including critical thinking. The school, as a place of training, should promote the development of capabilities of PC in students, so that they are able to face the problems of society, to make decisions critically and above all to be participatory citizens. This research aims to design, implement and evaluate the contribution of activities that promote critical thinking skills in mobilizing capabilities of PC (having as reference the taxonomy of Ennis) of students and assess their contribution in the (re) construction / mobilizing expertise within the thematic of air: air quality, in primary school. In what concerns the research questions, two issues were formulated: i) What is the contribution of activities oriented to the Critical Thinking in mobilizing students’ critical thinking skills? ii) What is the contribution of activities oriented to Critical Thinking in the (re) construction / mobilization of students’ knowledge under the theme of the air: air quality? The activities were implemented in a 2nd grade class, in a school in the municipality of Aveiro, with 24 students. This study is part of a methodology oriented to practice, according to the plan of Action-Research. Data collection used a questionnaire and a tool for analyzing students' written productions, which were subjected to content analysis. The results suggest that students showed the mobilization of critical thinking skills. In what refers to the (re) construction / mobilization of knowledge under the theme of the Air: air quality, the results showed that, in general, students (re) built / mobilized knowledge in focus in the activities that were implemented. According to the analysis of the results, it is possible to conclude that the activities that were implemented contributed to the mobilization of PC capabilities and for the (re) construction / mobilization of knowledge in the subject of the study. The activities designed, aimed at mobilizing critical thinking skills, may assist teachers in developing educational practices that promote the development / deployment of critical thinking skills and the (re) construction / mobilization of knowledge under the theme of the Air: air quality. keywords Critical Thinking; Activities, Air quality.Universidade de Aveiro2015-03-02T15:26:04Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13551TID:201584743porTeixeira, Maria do Carmo Corujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:46Zoai:ria.ua.pt:10773/13551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:24.802663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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