Sustentabilidade e comunicação oral na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Repinaldo, Nádia Viviana Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29712
Resumo: O presente estudo pretendia promover a reflexão sobre a sustentabilidade ligada à água junto de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e simultaneamente desenvolver nelas competências em comunicação oral. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Qual é a importância da reflexão sobre problemas relacionados com a sustentabilidade para o desenvolvimento de competências em comunicação oral em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar? Qual é a importância da reflexão sobre problemas relacionados com a sustentabilidade (ligada à gestão dos recursos hídricos) na Educação Pré-Escolar? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Desenvolver em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar competências em comunicação oral associadas à aquisição de conhecimentos e Levar as crianças a identificar problemas relacionados com o uso sustentável da água e a propor soluções em situações de comunicação oral. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a reflexão acerca da sustentabilidade ligada à gestão dos recursos hídricos e implicou o envolvimento do público visado em atividades de compreensão e produção oral em situações mais formais. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades envolvendo a reflexão sobre a sustentabilidade ligada à gestão dos recursos hídricos e a compreensão e expressão/produção oral em situações mais formais. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que essas crianças tinham efetivamente desenvolvido competências em comunicação oral em situações mais formais e se mostravam mais conscientes da importância de uma boa gestão dos recursos hídricos para garantir o desenvolvimento sustentável.
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Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Desenvolver em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar competências em comunicação oral associadas à aquisição de conhecimentos e Levar as crianças a identificar problemas relacionados com o uso sustentável da água e a propor soluções em situações de comunicação oral. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a reflexão acerca da sustentabilidade ligada à gestão dos recursos hídricos e implicou o envolvimento do público visado em atividades de compreensão e produção oral em situações mais formais. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades envolvendo a reflexão sobre a sustentabilidade ligada à gestão dos recursos hídricos e a compreensão e expressão/produção oral em situações mais formais. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que essas crianças tinham efetivamente desenvolvido competências em comunicação oral em situações mais formais e se mostravam mais conscientes da importância de uma boa gestão dos recursos hídricos para garantir o desenvolvimento sustentável.This study aimed to promote the reflection on sustainability related with the water resources with children attending a kindergarten (3-5 year old) and, at the same time, develop their competences in oral communication. The project was supposed to help us find answers for two research questions: How can the reflection on the sustainability related with the management of water resources affect the competences in oral communication in more formal situations of children attending kindergarten? How important can the reflection on the sustainability related with the management of water resources be in kindergarten? The research objectives were the following ones: To develop competences in oral communication in children attending kindergarten to acquire knowledge and To make the children identify problems related with the sustainable use of water and propose solutions for them in oral communication situations. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the reflection on the sustainability related with the management of water resources and involving our public in situations implying oral comprehension and oral expression in more formal situations. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the children’s performance in situations involving the reflection on the sustainability related with the management of water resources and also oral comprehension and expression in more formal situations. The content analysis of these data revealed that these children had developed competences in oral communication in more formal situations and were more conscious of the importance of a good management of water resources for sustainabilityCette étude avait pour but de promouvoir la réflexion sur le développement durable lié aux ressources en eau auprès d’enfants âgés entre 3 et 5 ans et de développer leurs compétences en communication orale. Le projet était guidé par deux questions de recherche : Quel effet peut avoir la réflexion sur le développement durable associé à la bonne gestion des ressources en eau sur le développement de compétences en communication orale dans des situations plus formelles d’enfants de classe maternelle? Quelle importance pourra avoir la réflexion sur la durabilité liée à la bonne gestion des ressources en eau en classe de maternelle ? Il y avait aussi deux objectifs de recherche : Développer des compétences en communication orale chez des enfants de classe maternelle dans le but d’acquérir des connaissances et Amener les enfants à identifier des problèmes liés à la gestion des ressources en eau et proposer des solutions dans le cadre de situations de communication orale. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique, en cinq séances, axées sur la réflexion sur l’importance de la bonne gestion des ressources en eau sur le développement durable qui impliquaient la participation du public-cible dans des situations de compréhension et expression orale plus formelles. En ayant recours à une méthodologie de recherche de nature qualitative, basée sur l’étude de cas, on a recueilli des données concernant la réflexion des enfants sur l’importance de la bonne gestion des ressources en eau pour la promotion d’un développement durable et leur performance dans des situations de communication orale plus formelles. L’analyse de contenu de ces données a révélé que ces enfants avaient développé leurs compétences en communication orale dans des situations plus formelles et se montraient plus conscients de l’importance de la bonne gestion des ressources en eau pour la promotion du développement durable.2020-11-04T15:24:11Z2019-10-22T00:00:00Z2019-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29712porRepinaldo, Nádia Viviana Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:29Zoai:ria.ua.pt:10773/29712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:58.493693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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