Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/76266 |
Resumo: | Atualmente, a quantidade de dispositivos e tecnologia existentes podem criar a diferença no auxílio ao ensino, especialmente de crianças com necessidades especiais. Contudo, apesar da empatia que a sociedade coloca no uso da tecnologia e a sua rápida expansão na área da educação, poucas são as iniciativas que se focam nas necessidades das crianças com dificuldades na aprendizagem. Embora existam diversas empresas com capacidade monetária para suportar e criar uma nova ferramenta que auxilie estes alunos, raramente o investimento é rentável o suficiente para proporcionar a continuação da criação destas ferramentas e tecnologias. Com o objetivo de prevenir e preencher esta falha existente, esta dissertação propõe-se a dar uso às tecnologias existentes, aliando-se aos conhecimentos adquiridos na instituição Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa de modo a criar uma ferramenta que ajude os estudantes que lidam com diversas dificuldades de aprendizagem. Esta dissertação conta com a parceria do Centro Diferenças – Centro de Desenvolvimento Infantil, instituição esta, que tem como objetivo principal trabalhar e ajudar crianças com dificuldades no neuro-desenvolvimentos, nomeadamente com síndrome de Down. Esta dissertação dá uso à sua parceria para criar uma ferramenta que irá trabalhar áreas específicas relacionadas com a consciência fonológica, de maneira a facilitar a compreensão e a absorção de conhecimento por parte dos alunos, aproveitando as vantagens que um jogo fornece aos seus jogadores. Esta ferramenta irá ser um conjunto de mini-jogos que irão endereçar aspectos diversos no ensino a crianças com problemas no neuro-desenvolvimento. |
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