Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, José Rafael Ferreira Lucas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/76266
Resumo: Atualmente, a quantidade de dispositivos e tecnologia existentes podem criar a diferença no auxílio ao ensino, especialmente de crianças com necessidades especiais. Contudo, apesar da empatia que a sociedade coloca no uso da tecnologia e a sua rápida expansão na área da educação, poucas são as iniciativas que se focam nas necessidades das crianças com dificuldades na aprendizagem. Embora existam diversas empresas com capacidade monetária para suportar e criar uma nova ferramenta que auxilie estes alunos, raramente o investimento é rentável o suficiente para proporcionar a continuação da criação destas ferramentas e tecnologias. Com o objetivo de prevenir e preencher esta falha existente, esta dissertação propõe-se a dar uso às tecnologias existentes, aliando-se aos conhecimentos adquiridos na instituição Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa de modo a criar uma ferramenta que ajude os estudantes que lidam com diversas dificuldades de aprendizagem. Esta dissertação conta com a parceria do Centro Diferenças – Centro de Desenvolvimento Infantil, instituição esta, que tem como objetivo principal trabalhar e ajudar crianças com dificuldades no neuro-desenvolvimentos, nomeadamente com síndrome de Down. Esta dissertação dá uso à sua parceria para criar uma ferramenta que irá trabalhar áreas específicas relacionadas com a consciência fonológica, de maneira a facilitar a compreensão e a absorção de conhecimento por parte dos alunos, aproveitando as vantagens que um jogo fornece aos seus jogadores. Esta ferramenta irá ser um conjunto de mini-jogos que irão endereçar aspectos diversos no ensino a crianças com problemas no neuro-desenvolvimento.
id RCAP_029b1379480afc94f09fd964c1967245
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/76266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimentosíndrome de DownMotor de jogojogo educacionalneuro-desenvolvimentomultiplataformaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAtualmente, a quantidade de dispositivos e tecnologia existentes podem criar a diferença no auxílio ao ensino, especialmente de crianças com necessidades especiais. Contudo, apesar da empatia que a sociedade coloca no uso da tecnologia e a sua rápida expansão na área da educação, poucas são as iniciativas que se focam nas necessidades das crianças com dificuldades na aprendizagem. Embora existam diversas empresas com capacidade monetária para suportar e criar uma nova ferramenta que auxilie estes alunos, raramente o investimento é rentável o suficiente para proporcionar a continuação da criação destas ferramentas e tecnologias. Com o objetivo de prevenir e preencher esta falha existente, esta dissertação propõe-se a dar uso às tecnologias existentes, aliando-se aos conhecimentos adquiridos na instituição Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa de modo a criar uma ferramenta que ajude os estudantes que lidam com diversas dificuldades de aprendizagem. Esta dissertação conta com a parceria do Centro Diferenças – Centro de Desenvolvimento Infantil, instituição esta, que tem como objetivo principal trabalhar e ajudar crianças com dificuldades no neuro-desenvolvimentos, nomeadamente com síndrome de Down. Esta dissertação dá uso à sua parceria para criar uma ferramenta que irá trabalhar áreas específicas relacionadas com a consciência fonológica, de maneira a facilitar a compreensão e a absorção de conhecimento por parte dos alunos, aproveitando as vantagens que um jogo fornece aos seus jogadores. Esta ferramenta irá ser um conjunto de mini-jogos que irão endereçar aspectos diversos no ensino a crianças com problemas no neuro-desenvolvimento.Rybarczyk, YvesCardoso, TiagoRUNSimão, José Rafael Ferreira Lucas2019-07-23T08:12:31Z2016-0720162016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/76266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:45Zoai:run.unl.pt:10362/76266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:36.377456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento
title Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento
spellingShingle Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento
Simão, José Rafael Ferreira Lucas
síndrome de Down
Motor de jogo
jogo educacional
neuro-desenvolvimento
multiplataforma
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento
title_full Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento
title_fullStr Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento
title_full_unstemmed Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento
title_sort Aplicação educativa para a promoção da linguagem em crianças com perturbação do desenvolvimento
author Simão, José Rafael Ferreira Lucas
author_facet Simão, José Rafael Ferreira Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rybarczyk, Yves
Cardoso, Tiago
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, José Rafael Ferreira Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv síndrome de Down
Motor de jogo
jogo educacional
neuro-desenvolvimento
multiplataforma
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic síndrome de Down
Motor de jogo
jogo educacional
neuro-desenvolvimento
multiplataforma
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Atualmente, a quantidade de dispositivos e tecnologia existentes podem criar a diferença no auxílio ao ensino, especialmente de crianças com necessidades especiais. Contudo, apesar da empatia que a sociedade coloca no uso da tecnologia e a sua rápida expansão na área da educação, poucas são as iniciativas que se focam nas necessidades das crianças com dificuldades na aprendizagem. Embora existam diversas empresas com capacidade monetária para suportar e criar uma nova ferramenta que auxilie estes alunos, raramente o investimento é rentável o suficiente para proporcionar a continuação da criação destas ferramentas e tecnologias. Com o objetivo de prevenir e preencher esta falha existente, esta dissertação propõe-se a dar uso às tecnologias existentes, aliando-se aos conhecimentos adquiridos na instituição Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa de modo a criar uma ferramenta que ajude os estudantes que lidam com diversas dificuldades de aprendizagem. Esta dissertação conta com a parceria do Centro Diferenças – Centro de Desenvolvimento Infantil, instituição esta, que tem como objetivo principal trabalhar e ajudar crianças com dificuldades no neuro-desenvolvimentos, nomeadamente com síndrome de Down. Esta dissertação dá uso à sua parceria para criar uma ferramenta que irá trabalhar áreas específicas relacionadas com a consciência fonológica, de maneira a facilitar a compreensão e a absorção de conhecimento por parte dos alunos, aproveitando as vantagens que um jogo fornece aos seus jogadores. Esta ferramenta irá ser um conjunto de mini-jogos que irão endereçar aspectos diversos no ensino a crianças com problemas no neuro-desenvolvimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
2016
2016-07-01T00:00:00Z
2019-07-23T08:12:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/76266
url http://hdl.handle.net/10362/76266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137976869978112