Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrer, Maria de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43050
Resumo: “Paul Rolland na iniciação do violino - uma aprendizagem lúdica”, é o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) e foi realizado no Mestrado em Ensino de Música, da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório que aqui se apresenta é composto pela Prática Profissional (PP) nas áreas de especialização de Violino e Classe de Conjunto e pelo Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A Prática Profissional foi realizada no ano letivo de 20/21 na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, teve como orientador científico (OC) o Professor Doutor Eliseu Silva e como orientadora pedagógica cooperante (OPC) a professora Marilyn Brito, titular da disciplina onde foi implementado o PIP. O objetivo do PIP foi a criação de desafios onde, de forma lúdica, os participantes pudessem aprender técnicas violinísticas avançadas. Foi implementado entre fevereiro e junho de 2021, em 32 aulas, com quatro alunas de iniciação, do 2º, 3º e 4º ano, com idades compreeendidas entre os 7 e os 9 anos, que frequentam a disciplina de Violino e de MiniOrquestra na EMNSC em regime de Iniciação. A recolha de dados deste estudo foi realizada através de um questionário, de tabelas de observação direta e de uma entrevista com a orientadora pedagógica cooperante. Os resultados obtidos revelam que a aprendizagem de técnicas violinísticas avançadas na iniciação do violino e que os “Desafios para Violinistas Corajosos” assumiram um papel motivador, cativante e desafiante para as quatro participantes.
id RCAP_3b1cae40dc9a1e347ab7882a821ceb91
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdicaTécnicas violinísticas avançadasEducação lúdicaIniciação de violinoClasse de conjuntoAdvanced violin techniquesLudic educationViolin initiationEnsemble classDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes“Paul Rolland na iniciação do violino - uma aprendizagem lúdica”, é o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) e foi realizado no Mestrado em Ensino de Música, da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório que aqui se apresenta é composto pela Prática Profissional (PP) nas áreas de especialização de Violino e Classe de Conjunto e pelo Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A Prática Profissional foi realizada no ano letivo de 20/21 na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, teve como orientador científico (OC) o Professor Doutor Eliseu Silva e como orientadora pedagógica cooperante (OPC) a professora Marilyn Brito, titular da disciplina onde foi implementado o PIP. O objetivo do PIP foi a criação de desafios onde, de forma lúdica, os participantes pudessem aprender técnicas violinísticas avançadas. Foi implementado entre fevereiro e junho de 2021, em 32 aulas, com quatro alunas de iniciação, do 2º, 3º e 4º ano, com idades compreeendidas entre os 7 e os 9 anos, que frequentam a disciplina de Violino e de MiniOrquestra na EMNSC em regime de Iniciação. A recolha de dados deste estudo foi realizada através de um questionário, de tabelas de observação direta e de uma entrevista com a orientadora pedagógica cooperante. Os resultados obtidos revelam que a aprendizagem de técnicas violinísticas avançadas na iniciação do violino e que os “Desafios para Violinistas Corajosos” assumiram um papel motivador, cativante e desafiante para as quatro participantes.“Paul Rolland in the initiation of the violin - a playful learning", is the Pedagogical Intervention Project (PIP) and was carried out in the Master’s in Music Teaching, of the Universidade Católica Portuguesa - Porto, under the guidance of PhD Eliseu Silva. The report that is presented here is composed of the Professional Practice (PP) in the specialization areas of Violin and Ensemble Class and the Pedagogical Intervention Project (PIP). The Professional Practice took place in the year 20/21 at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo in Linda-a-Velha and had as scientific advisor PhD Eliseu Silva and as cooperating pedagogical advisor Professor Marilyn Brito, holder of the subject where the PIP was implemented. The goal of the PIP was to create challenges where, in a ludic way, the participants could learn advanced violin techniques. It was implemented between February and June 2021, in 32 classes, with four beginner students, from 2nd, 3rd and 4th grades, aged between 7 and 9 years old, who attend the Violin and MiniOrchestra subject at EMNSC on a beginner basis. The data collection for this study was carried out through a questionnaire, direct observation tables and an interview with the cooperating pedagogical supervisor. The results obtained have revealed possible the learning of advanced violinistic techniques in early years and that the "Challenges for Brave Violinists" assumed a motivating, captivating and challenging role for the four participants.Silva, Eliseu Antunes Pereira Gomes daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerrer, Maria de Almeida2023-02-152022-092024-05-01T00:00:00Z2023-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43050TID:203354885porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:37:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:29.240014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica
title Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica
spellingShingle Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica
Ferrer, Maria de Almeida
Técnicas violinísticas avançadas
Educação lúdica
Iniciação de violino
Classe de conjunto
Advanced violin techniques
Ludic education
Violin initiation
Ensemble class
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica
title_full Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica
title_fullStr Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica
title_full_unstemmed Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica
title_sort Paul Rolland na iniciação ao violino : uma aprendizagem lúdica
author Ferrer, Maria de Almeida
author_facet Ferrer, Maria de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eliseu Antunes Pereira Gomes da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrer, Maria de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas violinísticas avançadas
Educação lúdica
Iniciação de violino
Classe de conjunto
Advanced violin techniques
Ludic education
Violin initiation
Ensemble class
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Técnicas violinísticas avançadas
Educação lúdica
Iniciação de violino
Classe de conjunto
Advanced violin techniques
Ludic education
Violin initiation
Ensemble class
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description “Paul Rolland na iniciação do violino - uma aprendizagem lúdica”, é o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) e foi realizado no Mestrado em Ensino de Música, da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório que aqui se apresenta é composto pela Prática Profissional (PP) nas áreas de especialização de Violino e Classe de Conjunto e pelo Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A Prática Profissional foi realizada no ano letivo de 20/21 na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, teve como orientador científico (OC) o Professor Doutor Eliseu Silva e como orientadora pedagógica cooperante (OPC) a professora Marilyn Brito, titular da disciplina onde foi implementado o PIP. O objetivo do PIP foi a criação de desafios onde, de forma lúdica, os participantes pudessem aprender técnicas violinísticas avançadas. Foi implementado entre fevereiro e junho de 2021, em 32 aulas, com quatro alunas de iniciação, do 2º, 3º e 4º ano, com idades compreeendidas entre os 7 e os 9 anos, que frequentam a disciplina de Violino e de MiniOrquestra na EMNSC em regime de Iniciação. A recolha de dados deste estudo foi realizada através de um questionário, de tabelas de observação direta e de uma entrevista com a orientadora pedagógica cooperante. Os resultados obtidos revelam que a aprendizagem de técnicas violinísticas avançadas na iniciação do violino e que os “Desafios para Violinistas Corajosos” assumiram um papel motivador, cativante e desafiante para as quatro participantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2023-02-15
2023-02-15T00:00:00Z
2024-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43050
TID:203354885
url http://hdl.handle.net/10400.14/43050
identifier_str_mv TID:203354885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134989881704448