Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29169 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado de Ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo 2019/2020. Na primeira parte do trabalho é realizada uma descrição e análise da Prática de Ensino Supervisionada (PES), assim como uma contextualização, tanto da cidade como do estabelecimento acolhedor, o Conservatório Regional de Castelo Branco. É também facultada uma caracterização dos alunos acompanhados no decorrer do estágio, bem como uma breve abordagem sobre a professora cooperante. Ainda nesta primeira secção é realizada uma pesquisa relativamente às ofertas educativas e aos docentes e não docentes integrantes do CRCB. A segunda parte aborda os métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino, quais os mais utilizados e quais os mais eficazes. A presente investigação tem também como objetivo encorajar a reflexão sobre o uso dos diferentes métodos que podem ou não influenciar a aprendizagem dos alunos que se iniciam nesta arte, assim como, o papel do professor na utilização e adaptação dos mesmos. É um trabalho destinado aos professores e aos que exercem uma atividade violinística performativa; Report on Supervised Teaching Practice held at Conservatório Regional de Castelo Branco: Methods of teaching to initiate the learning of violin Abstract: This work is part of the supervised teaching practice unit of the Music Teaching Master's Degree of the University of Évora, for the academic year 2019/2020. In the first part of the work a description and analysis of the Supervised Teaching Practice (PES) is performed, as well as a contextualization, both of the city and the welcoming establishment, the Conservatório Regional de Castelo Branco. A characterization of the students accompanied during the internship is also provided, as well as a brief approach about the cooperating teacher. Also in this first section a survey is carried out regarding the educational offers and the teachers and non-teaching staff members of the CRCB. The second part deals with teaching methods in the initiation of violin learning, which are the most used and which are the most effective. This research also aims to encourage reflection on the use of different methods that may or may not influence the learning of students who initiate in this art, as well as the role of the teacher in their use and adaptation. It is a work intended for teachers and for those who carry out a performing violinistic activity. |
id |
RCAP_029dc3e57eae6284b73c4a0a94642e43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29169 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violinoMétodosIniciaçãoViolinoAprendizagemEnsinoMethodsInitiationViolinLearningTeachingO presente trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado de Ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo 2019/2020. Na primeira parte do trabalho é realizada uma descrição e análise da Prática de Ensino Supervisionada (PES), assim como uma contextualização, tanto da cidade como do estabelecimento acolhedor, o Conservatório Regional de Castelo Branco. É também facultada uma caracterização dos alunos acompanhados no decorrer do estágio, bem como uma breve abordagem sobre a professora cooperante. Ainda nesta primeira secção é realizada uma pesquisa relativamente às ofertas educativas e aos docentes e não docentes integrantes do CRCB. A segunda parte aborda os métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino, quais os mais utilizados e quais os mais eficazes. A presente investigação tem também como objetivo encorajar a reflexão sobre o uso dos diferentes métodos que podem ou não influenciar a aprendizagem dos alunos que se iniciam nesta arte, assim como, o papel do professor na utilização e adaptação dos mesmos. É um trabalho destinado aos professores e aos que exercem uma atividade violinística performativa; Report on Supervised Teaching Practice held at Conservatório Regional de Castelo Branco: Methods of teaching to initiate the learning of violin Abstract: This work is part of the supervised teaching practice unit of the Music Teaching Master's Degree of the University of Évora, for the academic year 2019/2020. In the first part of the work a description and analysis of the Supervised Teaching Practice (PES) is performed, as well as a contextualization, both of the city and the welcoming establishment, the Conservatório Regional de Castelo Branco. A characterization of the students accompanied during the internship is also provided, as well as a brief approach about the cooperating teacher. Also in this first section a survey is carried out regarding the educational offers and the teachers and non-teaching staff members of the CRCB. The second part deals with teaching methods in the initiation of violin learning, which are the most used and which are the most effective. This research also aims to encourage reflection on the use of different methods that may or may not influence the learning of students who initiate in this art, as well as the role of the teacher in their use and adaptation. It is a work intended for teachers and for those who carry out a performing violinistic activity.Universidade de Évora2021-02-18T18:26:21Z2021-02-182021-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29169http://hdl.handle.net/10174/29169TID:202641694porDepartamento de Músicabarbaraocordeiro@hotmail.com203Cordeiro, Bárbara Osórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:57.509407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino Cordeiro, Bárbara Osório Métodos Iniciação Violino Aprendizagem Ensino Methods Initiation Violin Learning Teaching |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco: métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino |
author |
Cordeiro, Bárbara Osório |
author_facet |
Cordeiro, Bárbara Osório |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Bárbara Osório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos Iniciação Violino Aprendizagem Ensino Methods Initiation Violin Learning Teaching |
topic |
Métodos Iniciação Violino Aprendizagem Ensino Methods Initiation Violin Learning Teaching |
description |
O presente trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado de Ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo 2019/2020. Na primeira parte do trabalho é realizada uma descrição e análise da Prática de Ensino Supervisionada (PES), assim como uma contextualização, tanto da cidade como do estabelecimento acolhedor, o Conservatório Regional de Castelo Branco. É também facultada uma caracterização dos alunos acompanhados no decorrer do estágio, bem como uma breve abordagem sobre a professora cooperante. Ainda nesta primeira secção é realizada uma pesquisa relativamente às ofertas educativas e aos docentes e não docentes integrantes do CRCB. A segunda parte aborda os métodos de ensino na iniciação à aprendizagem do violino, quais os mais utilizados e quais os mais eficazes. A presente investigação tem também como objetivo encorajar a reflexão sobre o uso dos diferentes métodos que podem ou não influenciar a aprendizagem dos alunos que se iniciam nesta arte, assim como, o papel do professor na utilização e adaptação dos mesmos. É um trabalho destinado aos professores e aos que exercem uma atividade violinística performativa; Report on Supervised Teaching Practice held at Conservatório Regional de Castelo Branco: Methods of teaching to initiate the learning of violin Abstract: This work is part of the supervised teaching practice unit of the Music Teaching Master's Degree of the University of Évora, for the academic year 2019/2020. In the first part of the work a description and analysis of the Supervised Teaching Practice (PES) is performed, as well as a contextualization, both of the city and the welcoming establishment, the Conservatório Regional de Castelo Branco. A characterization of the students accompanied during the internship is also provided, as well as a brief approach about the cooperating teacher. Also in this first section a survey is carried out regarding the educational offers and the teachers and non-teaching staff members of the CRCB. The second part deals with teaching methods in the initiation of violin learning, which are the most used and which are the most effective. This research also aims to encourage reflection on the use of different methods that may or may not influence the learning of students who initiate in this art, as well as the role of the teacher in their use and adaptation. It is a work intended for teachers and for those who carry out a performing violinistic activity. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-18T18:26:21Z 2021-02-18 2021-01-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29169 http://hdl.handle.net/10174/29169 TID:202641694 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29169 |
identifier_str_mv |
TID:202641694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música barbaraocordeiro@hotmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553698594750464 |