O contributo das aplicações interativas na abordagem de conceitos geométricos : um estudo com crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Rita Pacheco da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1715
Resumo: A Geometria é um tema importante na aprendizagem da criança, no entanto é por vezes relegado para segundo plano. É a partir dos conteúdos da geometria que nos primeiros anos, e informalmente, a criança aprende a situar-se no espaço, a ter a perceção do mesmo e de tudo o que a rodeia. Além de tudo isto, a Geometria apela ao campo visual dos indivíduos, algo que naturalmente atrai as crianças, e que o recurso ao computador otimiza, contribuindo para uma melhor aprendizagem ou qualquer faixa etária. No presente estudo, procurou-se compreender qual o contributo das aplicações interativas enquanto mediadoras na aprendizagem de conceitos geométricos por crianças em idade pré-escolar. Para orientar e dar resposta a este problema, foram formuladas algumas questões de investigação, sendo elas: (1) Que dificuldades, ao nível da Geometria, são identificadas antes da utilização de aplicações interativas?; (2) Que dificuldades, ao nível da Geometria, são identificadas durante a utilização de aplicações interativas?; (3) Que dificuldades, ao nível da Geometria, se mantêm após a utilização de aplicações interativas?; (4) Que aprendizagens, ao nível da Geometria, são facilitadas pela utilização de aplicações interativas?. Para concretizar este estudo foi definido um conjunto de tarefas divididas em três momentos. Começou-se por efetuar a pré-avaliação, com a finalidade de analisar os conhecimentos que as crianças já possuíam ao nível da Geometria. A este conjunto de tarefas seguiu-se a intervenção didática, estruturada em etapas de acordo com as fases de aprendizagem de van Hiele, centrada na utilização do computador. No final da intervenção didática, realizou-se a pós-avaliação, com tarefas idênticas às da pré-avaliação, de forma a verificar a evolução e as aprendizagens das crianças. Optou-se por uma metodologia qualitativa seguindo um design de estudo de caso, tendo-se acompanhado de forma aprofundada o percurso de duas crianças. Com a análise de dados foi possível verificar a evolução quer do grupo, quer das crianças de caso, demostrando aprendizagens realizadas, através da intervenção didática, em grande parte dos conteúdos abordados. No entanto, mantiveram-se algumas dificuldades essencialmente ao nível da representação e na utilização de vocabulários em contextos geométricos.
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Para orientar e dar resposta a este problema, foram formuladas algumas questões de investigação, sendo elas: (1) Que dificuldades, ao nível da Geometria, são identificadas antes da utilização de aplicações interativas?; (2) Que dificuldades, ao nível da Geometria, são identificadas durante a utilização de aplicações interativas?; (3) Que dificuldades, ao nível da Geometria, se mantêm após a utilização de aplicações interativas?; (4) Que aprendizagens, ao nível da Geometria, são facilitadas pela utilização de aplicações interativas?. Para concretizar este estudo foi definido um conjunto de tarefas divididas em três momentos. Começou-se por efetuar a pré-avaliação, com a finalidade de analisar os conhecimentos que as crianças já possuíam ao nível da Geometria. A este conjunto de tarefas seguiu-se a intervenção didática, estruturada em etapas de acordo com as fases de aprendizagem de van Hiele, centrada na utilização do computador. No final da intervenção didática, realizou-se a pós-avaliação, com tarefas idênticas às da pré-avaliação, de forma a verificar a evolução e as aprendizagens das crianças. Optou-se por uma metodologia qualitativa seguindo um design de estudo de caso, tendo-se acompanhado de forma aprofundada o percurso de duas crianças. Com a análise de dados foi possível verificar a evolução quer do grupo, quer das crianças de caso, demostrando aprendizagens realizadas, através da intervenção didática, em grande parte dos conteúdos abordados. No entanto, mantiveram-se algumas dificuldades essencialmente ao nível da representação e na utilização de vocabulários em contextos geométricos.Geometry is an important theme in children's learning, however it is sometimes overlooked by education. It’s from geometric concepts that in the early years, and informally, the child learn, to locate herself in space, has the perception of it and of all that surrounds her. Besides all this, Geometry appeals to the visual field, something that naturally attracts children, and is optimized the use of the computer, helping to improve learning in all ages. In this study, it was decided to try to understand what is the contribution of interactive applications as mediators in the learning of geometric concepts for pre-school children. To guide and to address this problem, some research questions were formulated, namely: (1) Which difficulties, in Geometry, are identified prior to use of interactive applications?; (2) Which difficulties, in Geometry, are identified during the use of interactive applications?; (3) Which difficulties, in Geometry, remain after the use of interactive applications?; (4) Which learning goals, in Geometry, are facilitated by the use of interactive applications?. To accomplish this study a set of tasks were defined, divided into three moments. It began with the pre-assessment, which aimed to analyse what knowledge children already had regardins Geometry. Following this set of tasks was the implementations of the didactic intervention, structured in stages according to the phases of van Hiele, centered on the use of the computer. At the end of the didactic intervention, the post assessment was made, with similar tasks to the pre-assessment, in order to verify the evolution and children’s learning. We chose a qualitative methodology following a case study design, centered in the work of two children. With the data analysis we observed the evolution from the group and the case studies, demonstrating learning, through the didactic intervention, in many of the contents addressed. However some difficulties were hard to overcome like representation and the use of adequate vocabulary in geometric contexts.2016-12-30T13:16:45Z2015-01-05T00:00:00Z2015-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1715TID:201508494porRocha, Ana Rita Pacheco da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:53Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:54.649177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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